terça-feira, janeiro 23, 2024

ALBA - PRIMEIRA VEZ QUE UMA SACERDOTISA PAGÃ PROFERE O TEMPO DE REFLEXÃO NO PARLAMENTO NACIONAL ESCOCÊS




A Reverenda Linda Haggerstone proferiu o Tempo de Reflexão na Martes [da semana passada] – o primeiro discurso pagão nos 25 anos de história do parlamento escocês.
Rev Haggerstone, oficial inter-religioso nacional da Federação Pagã Escocesa, agradeceu à câmara pelo convite.
Ela disse: “Pelo poder da estrela e da pedra, pelo poder da terra dentro e fora, por tudo o que é justo e livre, dou-vos hoje as boas-vindas a este Tempo de Reflexão”.
A reverenda explicou que o Paganismo evoluiu ao longo do tempo de uma “calúnia que ainda persiste no mundo hoje e é frequentemente recebida com discriminação e desprezo” para uma “tapeçaria lindamente confusa de caminhos espirituais”.
Disse também: “O maior benefício do Paganismo moderno, e o seu maior desafio, é a sua diversidade tanto na crença como na prática.
"O meu caminho escolhido é o Druidismo. Mas um pagão pode, por exemplo, identificar-se como wiccano, pagão ou bruxo."
A reverenda explicou que os pagãos podem ter crenças diferentes, como a humanista – a ideia de que as pessoas não precisam de um Deus ou de uma religião para satisfazer as suas necessidades espirituais e emocionais; politeísta - crença ou adoração a mais de um Deus; ou animista - uma crença de que todas as coisas vivas têm alma.
Rev. Haggerstone disse: “Vejo o Paganismo como uma tapeçaria tecida com fios de muitas lentes, texturas e matizes diferentes.
"O que estes diversos fios têm em comum é geralmente quádruplo - o reconhecimento da nossa interligação uns com os outros, com a Terra, e com todas as existências visíveis e invisíveis.
“A crença de que estamos aqui para honrar, respeitar e cuidar conscientemente da Terra – à qual estamos inextricavelmente ligados.
“Celebração de ciclos, por exemplo as estações, cada Solstício e Equinócio, as fases da Lua ou as transições da vida. Valorizando a criatividade, a responsabilidade individual e o equilíbrio das energias masculinas e femininas.”
A reverenda disse que os pagãos estão “a aprender continuamente” a ser mais inclusivos em relação às diferentes habilidades, culturas, etnias, género, sexualidade, idade e outras características.
Terminando com uma oração druida, a Rev. Haggerstone disse: "Concede, ó espírito divino, a Tua protecção. E em protecção, força. E em força, compreensão. E em compreensão, conhecimento. E no conhecimento, o conhecimento da justiça. E no conhecimento da justiça, o amor por ela. E no amor por ela, o amor de todas as existências. E no amor de todas as existências, o amor do espírito divino e de toda a bondade.
“Para concluir, partilho uma oração que faço em círculos inter-religiosos.
"No fundo do centro sereno do meu ser, que eu encontre a paz. Silenciosamente, na tranquilidade do bosque, que eu partilhe a paz. Gentilmente, nos círculos maiores da humanidade, que eu possa irradiar a paz."
*
Fonte: https://news.sky.com/story/amp/historic-day-as-pagan-druid-addresses-msps-during-time-for-reflection-at-holyrood-13049727?fbclid=IwAR2yFqVl4_FHTLbfxDxJ1s6iYqUqF7Qmi--ZE3W751LNVtidMfK0TohZ1I0