NEERLÂNDIA - PARTIDO ANTI-IMIGRAÇÃO VENCE AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
A Extrema-Direita venceu as eleições legislativas nos Países Baixos. Uma sondagem à boca das urnas atribui uma clara liderança a Geert Wilders na votação realizada esta Mércores.
O Partido da Liberdade (PVV) de Wilders terá conquistado 35 dos 150 assentos, mais do dobro do que nas anteriores eleições de 2021 — e nove assentos à frente do rival mais próximo, a aliança Trabalhista/Esquerda Verde de Frans Timmermans, de acordo com os resultados da sondagem divulgados pela agência Reuters.
Já o partido conversador do primeiro-ministro cessante, Mark Rutte, o VVD, deverá ficar em terceiro lugar, tendo conquistado 23 lugares no Parlamento. Menos 11 do que nas anteriores eleições.
Face a estes resultados, falta saber se algum partido se juntará a Wilders para formar um governo de coligação, dado que não terá uma maioria no parlamento. Nos últimos dez anos, os principais líderes partidários recusaram-se a fazer acordos governativos com Wilders.
“Os eleitores falaram esta noite e disseram que estão fartos”, disse Wilders, citado pelo Politico, afirmando que os “neerlandeses serão novamente colocados em primeiro lugar” e que o partido quer trabalhar para conter o “tsunami do asilo”. Com uma retórica anti-Islão, o programa do PVV prevê banir as mesquitas e o Alcorão e proibir a utilização da burca em edifícios públicos.
Wilders também é um eurocéptico da linha mais dura do partido, tendo já pedido um referendo ao chamado “Nexit” para votar a saída dos Países Baixos da União Europeia.
*
Fonte: https://eco.sapo.pt/2023/11/22/partido-de-extrema-direita-e-anti-uniao-europeia-vence-eleicoes-nos-paises-baixos/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
* * *
Sim - contra «tudo» e contra «todos» os poderes institucionais, tendo contra si a elite em peso, o Partido da Liberdade mostra que a Democracia é, cada vez mais, aliada natural do Nacionalismo, tão somente porque, como eu sempre disse, e falava para as paredes no Nacionalismo em Portugal, a tendência mais forte no seio do Povo, de todo e qualquer Povo, é a tendência tribal, ou seja, a de dar primazia à sua própria Gente em primeiro lugar, uma tendência que se desenvolverá tanto mais quanto mais liberdade de expressão e de voto existir, e foi isto que sempre assustou «secretamente» a elite reinante, que sempre soube que este potencial «racista» estava dormente no seio das populações autóctones da Europa.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home