quarta-feira, maio 10, 2023

ALEMANHA - GOVERNO QUER MEGA-LIBERALIZAÇÃO DE IMIGRAÇÃO...

A Alemanha facilitará drasticamente os requisitos de entrada e cidadania para trabalhadores estrangeiros numa tentativa de lidar com a grave escassez da sua força de trabalho, disse o ministro do Trabalho, Hubertus Heil, ao Financial Times (FT) em entrevista publicada na Martes.
Berlim desenvolverá um dos “regimes de imigração mais modernos da Europa”, disse ele, referindo-se à nova legislação de imigração que deve ser aprovada pelos legisladores neste mês.
A lei permitiria que estrangeiros, incluindo aqueles de países não pertencentes à UE, viessem para a Alemanha sem um certificado de qualificação profissional alemão, disse o ministro.
“Basta que tenham um contrato de trabalho, alguma experiência profissional e tenham recebido formação profissional no seu país de origem”, explicou Heil.
Berlim também introduzirá um “cartão de chance”, permitindo que as pessoas ganhem “pontos” com base no cumprimento de certos critérios, incluindo ter menos de 35 anos, ter um bom nível de Alemão falado e ter treinamento e experiência vocacional sob demanda.
“Quando têm pontos suficientes, podem vir [para cá] para procurar emprego”, disse Heil.
Outro projecto de lei facilitaria os requisitos de cidadania alemã para estrangeiros, permitindo que as pessoas solicitem a cidadania após cinco anos de residência, ante oito actualmente.
Aqueles que se tornarem proficientes em Alemão, que fizerem trabalho voluntário ou tiverem bom desempenho na escola, poderão solicitar a cidadania após três anos, de acordo com o FT.
O projecto de lei também suspenderia a proibição de longa data da Alemanha da dupla cidadania para pessoas de países não pertencentes à UE.
Em Fevereiro, Heil disse que a reforma visaria particularmente os trabalhadores africanos. “A Alemanha precisa de migrações qualificadas no futuro devido à nossa estrutura demográfica”, disse o ministro em visita ao Gana, acrescentando que a idade média da população alemã é de 49 anos, contra uma idade média de 19 anos naquele país da África Ocidental. Na entrevista, Heil também disse que as indústrias alemãs precisam “desesperadamente” de pessoal. “A Alemanha carecerá de sete milhões de trabalhadores até 2035 se não fizermos algo”, alertou.
De acordo com um relatório de 2021 do Instituto Alemão de Mercado de Trabalho e Estudos Vocacionais (IAB), apenas uma imigração líquida anual de 400000 pessoas por ano manterá uma oferta de força de trabalho sustentável “no longo prazo”.
Outro estudo do Instituto Alemão de Economia (IW) em Abril alertou que as indústrias alemãs tinham mais de 630000 vagas abertas para trabalhadores qualificados que não puderam preencher em 2022, ante 280000 no ano anterior.
O diário económico da Alemanha, Handelsblatt, informou em Abril, no entanto, que o número de jovens no país que carecem de habilidades profissionais relevantes, incluindo a falta de treinamento vocacional, ultrapassou 2,5 milhões. Até 17% das pessoas com idade entre 20 e 34 anos não são qualificadas, disse o jornal, citando um relatório do governo.
Heil admitiu ainda que cerca de 1,6 milhões de pessoas entre os 20 e os 30 anos não têm qualificação profissional e “muitas vezes” acabam “no desemprego de longa duração”.

*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://www.rt.com/news/575678-germany-liberalize-migration-citizenship-requirements/

* * *

Entretanto, a automatização está a chegar, o que vai deixar milhares de europeus no desemprego, o que será então que os imigrantes africanos e sua extensa prole ficarão a fazer em solo europeu, mas isso não interessa aos imediatistas imigracionistas, depois queixam-se que a Ultra-Direita ganha votos, queriam poder «mundializar» os países europeus à vontade, em nome do desenvolvimento do grande capital e do asqueroso e genocida ideal de mundo sem fronteiras sem que o «povinho» se opusesse...




2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pior que a automação é o uso de IA. A IA tomará não só os empregos braçais mas tb os trabalhos ditos "intelectuais". Entao, cada vez mais a mao de obra humana será dispensável

15 de maio de 2023 às 17:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Melhor ainda... mais ripanço para os Europeus e, muito mais importante que tudo, menos justificações para a imigração.

17 de maio de 2023 às 18:01:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home