quarta-feira, outubro 12, 2022

IRLANDA - DESTRUIÇÃO DE ESTÁTUA DE DEUSA PAGÃ

Estátua antes de ser destruída pelo incêndio

Na Irlanda, a Guarda, ou Gardaí na língua goidélica, lançou uma investigação depois de uma grande escultura de madeira apresentada na rota Greenway de Waterford ser destruída num incêndio.  P
ediu ajuda da população depois de os bombeiros não conseguirem salvar a obra de arte.
A estátua foi erguida no início deste ano como projecto de biodiversidade em homenagem a uma Deusa mitológica irlandesa chamada Éiriu.
O centro da escultura – o corpo de Éiriu – é agora um monte de cinzas, restando apenas a mão e os pés estendidos.
O corpo de bombeiros foi chamado ao local em Carriganore, nos arredores da cidade, na manhã de sexta-feira, onde a grande estrutura de madeira estava em chamas.
Enquanto o fogo acabou por ser extinto, a escultura foi “destruída”, segundo a gardaí.
A Gardaí está a tratar o caso como um incidente de dano criminal e está a apelar para que quaisquer testemunhas ou qualquer pessoa com informações se apresentem.
A escultura é de 'Éiriu' e foi esculpida por John Hayes, da Special Branch Carvers, um mestre artesão de madeira que projectou outras obras, incluindo a espada de 23 metros no Triângulo Viking de Waterford.
Foi instalada em Março deste ano como parte de um projecto de biodiversidade, em colaboração com a South East Technological University.
Um porta-voz da Garda disse: “A Estação Waterford Garda está a procurar assistência na investigação dos danos criminosos à escultura de madeira que era uma característica da Greenway em Carriganore, Waterford City. Foi destruída pelo fogo.
“O dano foi descoberto em 30 de Setembro, aproximadamente às 7h30. Gardai e Waterford Fire Service compareceram ao local.”
Gardaí disse que se alguém na área na manhã de sexta-feira notar algo suspeito, pode entrar em contacto com a estação Waterford Garda pelo telefone 051-305300.
*
Fonte: https://www.thejournal.ie/gardai-investigating-after-fire-destroys-pagan-goddess-sculpture-on-waterford-greenway-5883591-Oct2022/?fbclid=IwAR1AGt797Ser_-RwvOh_k4E_fGriCG9gAwYkLHcrY0BwnQQOVbag6ZHnPPA

* * *

Ériu, Eire, Erin, é a personificação divina da Irlanda. As Suas irmãs são Banba e Fodla. Pertencem à família dos Tuatha de Danann, a principal tribo de Deidades irlandesas. Ériu, em particular, teve relações amorosas com várias figuras mitológicas ou semi-mitológicas, incluindo Grian (o Sol). O Seu nome pode estar relacionado com o nome da tribo céltica Iverni, ou talvez do proto-céltico  *Φīwerjon-, que por sua vez viria do proto-indo-europeu *piHwerjon-, que expressa a ideia de «terra fértil» ou «abundância», tendo por sua vez ligação ao adjectivo, igualmente no proto-indo-europeu, de *piHwer-, ou «gordo» (relacionado com o antigo grego «píeira» e com o sânscrito «pīvarī», "gordo, cheio, abundante").Esta forma arcaica irlandesa daria origem ao nome grego da Irlanda, Ierné, e ao latim Hibérnia. 

As três apareceram diante dos Milesianos ou Filhos de Mil (mitologicamente oriundos do noroeste da Ibéria) pedindo que a ilha recebesse o Seu nome; de facto, Fódla e Banba são assim usados na poesia para designar a Irlanda, mas o nome predominante é, de facto, Ériu, daí o nome oficial do país ser Eire. (Fonte: Wikipedia)
Em Português, o termo «eira» designa «terreno liso ou empedrado onde se põem a secar e se trilham ou desgranam legumes ou cereais», ou ainda «terreiro onde se junta o sal que se tira das marinhas». (Fonte: Dicionário Priberam). O vulgo deseja «Sol na eira», tal como, na mitologia irlandesa, também se dá com Eriu e Grian (Sol), coincidência curiosa.

Quanto à possibilidade de o incêndio da estátua de Ériu poder ter origem criminosa, não surpreende - já não é a primeira vez em tempos recentes que se observa vandalismo contra estátuas pagãs na Irlanda, como se viu aqui há tempos no caso do monumento em honra de uma outra Divindade, Manánnan Mac Lir, escultura odiada por cristãos locais, o que foi aqui noticiado.