GRÉCIA - OS ALIADOS DO PAÍS DEVEM CONDENAR A TURQUIA PELAS SUAS AMEAÇAS
A Grécia pede aos seus aliados que condenem a Turquia por causa da recente retórica agressiva do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que insinuou a possibilidade de um conflito aberto à medida que as tensões entre os dois países aumentam.
Em cartas datadas de Lues e Martes à OTAN, à UE e à ONU que foram relatadas pela Associated Press, o Ministro das Relações Exteriores grego Nikos Dendias pediu que as três instituições repreendessem Ancara por causa dos comentários de Erdogan. Dendias disse que permitir que a Turquia continue a ameaçar a Grécia correria o risco de mais um conflito na Europa, em aparente referência à guerra na Ucrânia.
“Ao não fazê-lo a tempo ou ao subestimar a gravidade do assunto, corremos o risco de testemunhar novamente uma situação semelhante àquela que se desenrola actualmente em alguma outra parte do nosso continente”, disse Dendias. “Isto é algo que nenhum de nós realmente gostaria de ver”.
Em carta ao Secretário Geral da OTAN Jens Stoltenberg, o alto diplomata grego disse: “A atitude turca é um factor desestabilizador para a unidade e coesão da OTAN, enfraquecendo o flanco sul da aliança em momento de crise”, segundo a Associated Press.
Embora ambos os países sejam membros da OTAN, a Turquia e a Grécia têm uma relação historicamente conflituosa e têm uma disputa antiga por ilhas no Mar Egeu – além de discordâncias sobre outras questões, como fronteiras marítimas.
Erdogan durante o fim de semana acusou a Grécia de ocupar ilhas desmilitarizadas no Mar Egeu, advertindo que a Turquia fará “o que for necessário” quando chegar a hora. No que parecia ser uma ameaça velada de invasão ou ataque contra a Grécia, Erdogan advertiu que a Turquia poderia “descer de repente uma noite”.
“Olhem para a história, se forem for mais longe, o preço será pesado”, disse Erdogan.
Durante uma visita a Sarajevo na Martes, o líder turco redobrou esta ameaça. “O que estou a dizer não é um sonho”, disse Erdogan depois de ter sido questionado sobre os seus comentários anteriores em relação à Grécia, informou a Associated Press. “Quando chegar a hora, podemos vir de repente uma noite”.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home