segunda-feira, junho 13, 2022

UCRÂNIA - MERCENÁRIO DE FUÇA ASIÁTICA AO SERVIÇO DA RÚSSIA ABATIDO A TIRO

Um mercenário russo conhecido como 'O Executor', Vladimir Andonov, de 44 anos, alegado membro do temido Grupo Wagner - exército paramilitar que mantém laços estreitos com Putin - foi morto por um 'sniper' (atirador furtivo) em Kharkiv, na Ucrânia, avançam os meios de comunicação russos.

“Ele foi morto ao amanhecer durante um trabalho de reconhecimento na área [de Kharkiv], junto com um camarada, presumivelmente às mãos de um atirador furtivo”, informou ainda o canal Peleng 03 Telegram.
Andonov serviu no exército regular russo de 1997 a 2005, tendo depois mudado-se para a cidade de Ulan-Ude, onde estudou. Deixou os seus estudos inacabados e voluntariou-se para ir lutar para a Ucrânia em 2014.
Foi recrutado para a companhia de forças especiais Olkhon que lutava no Donbass, e participou na batalha de Debaltseve no início de 2015.
Segundo o The New York Post, trabalhou, também, como atirador furtivo na Líbia e na Síria e foi premiado com duas medalhas pelas acções com o Grupo Wagner. Seria um dos elementos mais fortes do exército de Putin. 

*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2012842/sniper-ucraniano-mata-mercenario-de-putin-conhecido-como-o-executor?fbclid=IwAR2LuMZi30NFmjGBMnb1fTaU6FfIfVw_EPJTwYY_d9bS9g8JL1T_T6DTiWs   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Mais um invasor oriental que estica o pernil em solo europeu. Podia ser pior.