quarta-feira, outubro 06, 2021

ITÁLIA - EX-AUTARCA CONDENADO A PENA DE PRISÃO POR CONIVÊNCIA EM IMIGRAÇÃO ILEGAL

Domenico "Mimmo" Lucano, ex-autarca de 63 anos do vilarejo de Riace, na Calábria, Itália, foi condenado a 13 anos e dois meses de prisão na Joves por crimes como conspiração, abuso de poder, fraude, extorsão, peculato e encorajamento a imigração ilegal.
Lucano, um activista de direitos humanos, serviu como autarca de Riace de 2004 a 2018. Durante a chamada crise de imigração europeia, foi saudado globalmente pelo seu trabalho integrando centenas de refugiados na aldeia cada vez menor de 1.800 residentes. Frequentemente, eles recebiam empregos como funcionários municipais.
A abordagem atraiu elogios de nomes como a revista Fortune, que o nomeou um dos líderes políticos mais influentes do mundo em 2016, e da cidade alemã de Dresden, que lhe concedeu o seu prémio internacional da paz em 2017.
Apesar de os promotores terem pedido ao tribunal que sentenciasse Lucano a sete anos e 11 meses, o tribunal, que o considerou culpado em todas as acusações, condenou-o a quase o dobro disso. Os seus advogados, que afirmaram que o caso não tinha motivação política, consideraram a sentença "exorbitante ... totalmente incompreensível e injustificada".
A equipa de defesa disse aos repórteres que o seu cliente "sempre esteve comprometido com a sua comunidade e com o acolhimento e integração de crianças, mulheres e homens que fogem da guerra, da tortura e da fome".
Lucano negou qualquer irregularidade e prometeu apelar do veredicto e da sentença, dizendo "Serei manchado pelo resto da vida pelos erros que não cometi". Lamentou o facto de os criminosos da máfia receberem sentenças mais leves do que ele, que diz ter passado a sua «vida a perseguir ideais anti-máfia. Tornei-me autarca, fiquei do lado dos menos afortunados, dos refugiados".
A sua abordagem de integração, financiada com fundos italianos e europeus e que ficou conhecida como o "modelo Riace", tem o crédito de revitalizar a aldeia, que atraiu turistas ao renovar casas e instalar oficinas de artesanato em estruturas outrora abandonadas.  
O autarca foi alvo de investigação policial em 2016, por supostas irregularidades relacionadas a vistos de imigrantes. Foi então colocado em prisão domiciliar em Outubro de 2018 por organizar "casamentos de conveniência" entre homens italianos e mulheres imigrantes como uma forma de garantir a residência permanente das mulheres na UE.
Na sua sentença na Joves, na cidade calabresa de Locri, Lucano também foi condenado a reembolsar cerca de € 500.000 (US $ 579.000) em fundos da UE, de acordo com os média italianos.
Grupos de direitos humanos consideraram o veredicto "vergonhoso" e "o mais grave ataque à cultura e à prática da solidariedade no nosso país". O grupo de resgate de refugiados Sea Watch Itália afirmou: “O ex-autarca de Riace deu vida e futuro à sua cidade com o acolhimento e a solidariedade. Estamos ao lado de Mimmo Lucano e de quem pratica a solidariedade todos os dias”.
Lucano permanecerá em prisão domiciliar enquanto aguarda o veredicto do seu recurso.

*
Fonte: https://www.dw.com/en/migrant-friendly-italian-ex-mayor-sentenced-to-13-years-in-prison/a-59369784?fbclid=IwAR1YsiYkcaoOYWTG1Xm1qcsEViraQ9DTy_-PG7au2Cl5_nQLshI6ABBzu5E

* * *

A pena lhe pese dura nos cornos, que a cumpra na íntegra, que contacte de perto com a escumalha alógena criminosa que eventualmente ajudou a estabelecer em solo europeu e que seja o primeiro de muitos representantes da elite a pagar caro pelo crime de apoio à iminvasão.