quarta-feira, junho 16, 2021

TURQUIA FAZ LIMPEZA ETNO-RELIGIOSA NO NORTE DA SÍRIA - O OCIDENTE NADA FAZ?

O principal órgão religioso da Turquia, a Directoria de Assuntos Religiosos (Diyanet), construiu mesquitas em aldeias Yazidi para promover a islamização na região de Afrin, no norte da Síria, disse  na Martes [8] a Sociedade para Povos Ameaçados Internacionais (STPI) .
O STPI disse que a Turquia está a promover uma interpretação particularmente radical do Islão sunita, já que Diyanet também dissemina os seus pontos de vista religiosos em escolas locais na Alemanha por meio da União Turco-Islâmica para Assuntos Religiosos (DİTİB), uma das maiores organizações islâmicas da Alemanha.
“Fontes yazidi contam-nos sobre a construção de uma mesquita na aldeia yazidi de Shadere, ao sul de Afrin-City. 45 Yazidi ainda vivem lá, mas eram 450 antes da ocupação turca”, disse Kamal Sido, especialista em Oriente Médio da STPI.
“Depois de a maioria deles ser deslocada, a Turquia estabeleceu ali muçulmanos radicais. Realizam regularmente ataques contra a população indígena curda.”
Diyanet determina o que é pregado nas mesquitas e nas novas escolas do Alcorão de Afrin, de acordo com Sido.
“Mesmo as meninas muitas vezes têm que usar um lenço na cabeça. Durante a última escalada em Gaza, as mesquitas fizeram circular um discurso de ódio contra Israel e os Judeus”, disse ele.
DITIB não é uma associação liberal, propaga um Islão radical, de acordo com o STPI, que disse que durante a ofensiva militar da Turquia em Afrin em 2018, quase todas as mesquitas DITIB na Alemanha oraram pela vitória do exército de ocupação.
Pelo menos 96% da população de Afrin já foi curda. Depois da ocupação turca, a maioria dela foi deslocada, e a população curda caiu para cerca de 25%.
"Isto significa que a Turquia está prestes a atingir um dos seus objectivos mais importantes: tornar Afrin livre dos Curdos", disse Sido.
Os curdos de Afrin são predominantemente muçulmanos sunitas moderados. A certa altura, 20.000 a 30.000 yazidis viviam em Afrin. Actualmente, eles somam apenas alguns milhares.

*
Fontes:
https://www.jihadwatch.org/2021/06/syria-turkey-builds-mosques-in-yazidi-villages-to-promote-islamization-forces-hijab-wearing-preaches-jew-hatred?fbclid=IwAR0gKs4r-Vu8qCsQ0xxyFCn2bjW6HT--s6cnlOtw2UcNTUAgIlycu7ZJlf4
https://ahvalnews.com/yazidis/turkey-promoting-radical-islam-among-yazidis-northern-syria-report

* * *

Quem é que pode querer isto na UE - ou sequer na OTAN?