segunda-feira, junho 14, 2021

AJOELHAR OU NÃO AJOELHAR JÁ É CONVERSA «MAINSTREAM» NO FUTEBOL EUROPEU...

Com o EURO 2020 em andamento, uma nova característica do torneio parece ser a das diferentes posições que as equipas assumem contra o racismo.
A Inglaterra foi apanhada em grande fila quando os fãs vaiaram os jogadores por ajoelharem contra a Áustria e a Roménia. O técnico Gareth Southgate mostrou-se desiludido por esta reacção do público e disse: «A Inglaterra continuará ajoelhada durante a Euro 2020, como tem feito desde o assassinato de George Floyd no ano passado.» A equipa afirma acreditar que os gestos não são políticos, mas apenas destinados a mostrar apoio à igualdade racial. Gareth Southgate disse: “Não é por isso que os jogadores estão a fazer isto. Apoiamo-nos uns aos outros.”
A do País de Gales está ajoelhada há um ano e continuará a ajoelhar-se. O gerente interino Rob Page disse: “Esta é a mensagem que enviamos. Estávamos todos juntos e não havia problema.”
A da Bélgica é a única equipa não britânica a anunciar que se ajoelhará. Romelu Lukaku descreveu a reacção negativa da seguinte maneira: "Eu luto pela diversidade. Pelas mulheres, não apenas pela a comunidade negra. Cor, sexualidade, fé, não importa. Todos devem ser respeitados.”
A da Suíça ajoelhou-se no primeiro jogo da Euro 2020 com o País de Gales. Não está claro se vai fazê-lo no resto do jogo.
Hungria aponta para o distintivo de Respeito da UEFA enquanto a Irlanda se ajoelha. A federação húngara é a primeira federação a confirmar que não se ajoelhará no EURO 2020. Declarou em nota que viram no ajoelhar-se um gesto político que violou as regras da Uefa e da Fifa. “Os valores básicos do desporto são oportunidades iguais, respeito pelos companheiros e adversários. “O futebol é propriedade de todos, portanto pode ser o desporto mais popular do mundo." “A selecção húngara não só segue as regras e normas internacionais em todos os casos, mas também homenageia o adversário, a claque e todos os demais.“ A MLSZ tem lutado contra todas as formas de ódio por anos como parte de sua campanha “o ódio não é um camião de propaganda”. “As regras da UEFA e da FIFA também não permitem a politização no campo e no estádio. MLSZ não apenas aceita, mas concorda. “A selecção nacional não se ajoelha antes da partida e culpa qualquer forma de ódio.” Durante um jogo de aquecimento com a Irlanda, a Hungria apontou para o logotipo UEFA Respect na manga da camisa, e a equipa irlandesa ajoelhou-se e foi vaiada por uma parte significativa da multidão de 15.000 pessoas.
O primeiro adversário da Inglaterra no EURO 2020, a Croácia, não se vai ajoelhar. O comunicado oficial afirma: “A CFF e os jogadores se opõem a qualquer forma de discriminação. Mas o acto em si não faz parte da cultura e herança croata, então a FA dá aos jogadores o direito de escolher. Os jogadores optaram por não se ajoelharem antes do jogo com a da Bélgica, mas prestam uma homenagem aos gestos dos seus colegas belgas.”
A de Itália não se ajoelhou no jogo de abertura com a da Turquia. Não se sabe se vai fazê-lo no jogo contra a de Gales.
A da Turquia não se ajoelhou no jogo de abertura com a da Itália. Não se sabe se vai fazê-lo no jogo contra a de Gales.
A da Dinamarca não se ajoelhou na partida de abertura do Euro 2020 com a da Finlândia. Não está claro se o fará quando jogar contra a da Bélgica.
A da Finlândia não se ajoelhou na partida de abertura do Euro 2020 com a Dinamarca. Não está claro se o fará quando jogar com a da Bélgica.
A Rússia não se ajoelhou na partida de abertura contra a Bélgica. A claque de São Petersburgo também foi ouvida a vaiar uma equipa belga que decidiu ajoelhar-se.
A Escócia tomou uma decisão antes da primeira rodada contra a República Checa. As estrelas escocesas inicialmente disseram que isso não aconteceria. A escocesa confirmou que continuaria a promover uma mensagem anti-racista antes do jogo. Mas apenas um dia depois, disse que iria jogar uma partida contra a Inglaterra. O capitão escocês Andy Robertson disse: “É importante continuar a abordar a questão do racismo e aumentar a conscientização sobre a necessidade de mudar não apenas o pensamento das pessoas, mas também o seu comportamento. Antes das eliminatórias do Campeonato do Mundo em Março, conversámos em grupo e sentimos que ficar de pé era a melhor maneira de mostrar solidariedade e fortalecer a necessidade de mudanças significativas na sociedade.”
A selecção holandesa tem muitos jogadores que expressaram o seu apoio ao Black Lives Matter. No entanto, ao jogar contra a Escócia e a Geórgia nos últimos jogos de aquecimento, ambas as equipas optaram por não se ajoelharem. A Holanda, juntamente com a Noruega, Dinamarca e Alemanha, também expressou apoio ao melhoramento das condições para trabalhadores imigrantes no Catar. Não comentaram sobre se se ajoelhariam no EURO 2020.
A da Áustria optou por se juntar à Inglaterra para se ajoelhar em jogo amistoso recente em Middlesbrough. Não está claro se o fará nos jogos do Euro2020.
A Macedónia do Norte não declarou a sua posição de se ajoelhar.
A Ucrânia não anunciou uma posição ajoelhada.
A República Checa recusou-se a ajoelhar-se contra o País de Gales em Março e é improvável que se ajoelhe no EURO 2020.
Os checos decidiram então apontar para o logotipo da UEFA Respect nas suas mangas com "gesto neutro e apolítico".
Os jogadores discutem os gestos novamente antes do euro.
No entanto, depois de ser descoberto o racista contra Glen Kamara do Rangers, ficou irritado com a suspensão de 10 jogos assumidos pelo defesa Ondrey Coudela, tinha menos probabilidade de se ajoelhar. Está a ser considerado.
Alguns jogadores da Liga mostraram solidariedade para com o movimento Black Lives Matter, mas a selecção espanhola nunca se ajoelharam e os clubes tendem a ajoelhar-se. O Real Madrid não se ajoelhou ante o Chelsea, Liverpool e Manchester City, enquanto o Villarreal não se ajoelhou ante o Manchester United nas finais da Liga Europa. Quando o Granada jogou contra o Manchester United, apenas o ala brasileiro Kennedy se ajoelhou. A Espanha não emitiu nenhuma declaração sobre ajoelhar-se no EURO 2020.
A Suécia não disse nada sobre ajoelhar-se nos amistosos recentes ou ajoelhar-se durante os torneios.
A Polónia aponta para o seu distintivo de Respeito da UEFA enquanto a Inglaterra se ajoelha. É quase certo que a Polónia não se ajoelhará na Euro 2020 com um gesto criticado tanto pelo presidente da FA quanto pelo seu departamento de apoio. Os polacos recusaram-se a ajoelhar-se contra a Inglaterra e, em vez disso, apontaram para o logotipo do Respeito da UEFA nas suas mangas. O presidente da federação polaca, Zbigniew Boniek, rotulou o gesto de "nenhuma conquista" com "populismo" e disse: “Os jogadores de futebol podem-se ajoelhar. Quando questionados se vão ajoelhar-se, não sabem.”
A Eslováquia ajoelhou-se na Irlanda e na Escócia em Outubro passado e foi criticada pelo parlamento eslovaco. Depois disso, a federação do país disse que o jogador só se ajoelhou porque a UEFA os instruiu a fazê-lo e acreditou que eles não mais fariam tais gestos.
Portugal não se ajoelhou em amizades de aquecimento, mas muitos jogadores de clubes europeus ajoelharam-se na liga nacional. Não dizem nada sobre a realização de tais gestos no euro.
A França ajoelhou-se no primeiro aquecimento com o País de Gales, mas não no segundo aquecimento com a Bulgária. Isto sugeriria que se ajoelharia durante o Euro 2020 apenas se a oposição o fizesse. Não diz nada sobre o que está a tentar fazer durante o torneio.
Os jogadores da Bundesliga ajoelharam-se após o assassinato de George Floyd na temporada passada. No entanto, a selecção nacional não se ajoelhou em 2021. A equipa alemã expressou apoio aos direitos humanos dos trabalhadores imigrantes do Catar.

*
Fonte: https://eminetra.co.uk/which-euro2020-team-will-kneel-down/525721/?fbclid=IwAR2VqGc30MqE-I4vSiNv0PmBqYcAQnzgXPb9beEXaE7PTpPA-FluVH3Q6e8

* * *

Chega-se ao ponto em que já se comenta se uma equipa ajoelha ou não, como se se discutisse com isso o seu desempenho desportivo... a tal ponto chegou a degradação ética da «religião» anti-racista.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pior que isso tudo é as selecções europeias à semelhança dos nossos países estarem a ser colonizados por populações alógenas.

20 de junho de 2021 às 02:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home