quarta-feira, maio 19, 2021

ESLOVÁQUIA - PROIBIÇÃO DA CAÇA AOS LOBOS

A caça de lobos será ilegal na Eslováquia a partir de 1º de Junho, depois que o país finalmente adotou novas regras que a alinham às directrizes da União Europeia.
Um processo de infracção da Comissão Europeia foi lançado contra a Eslováquia em 2013 por violação de uma directiva sobre a conservação de habitats naturais e da fauna e da flora selvagens. Embora isto tenha resultado na proibição da caça de lobos em sites Natura 2000, os lobos em outras áreas não foram protegidos: os caçadores na Eslováquia mataram legalmente quase 1.800 lobos desde 2000.
Além da caça legal, os lobos também são ameaçados por caçadores furtivos.
“Os lobos, como principais predadores, desempenham um papel vital em manter a natureza em equilíbrio”, disse Jerguš Tesák, grande especialista em carnívoros do Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF) Eslováquia, uma das muitas ONGs ambientais que há muito faz campanha pela proibição.
“Se realmente queremos proteger os lobos, devemos protegê-los juntamente com os seus habitats e rotas de movimento. Temos um número recorde de cervos ou caça selvagem no momento, mas uma população de lobos saudáveis ​​também tem um impacto positivo na paisagem. Reduz a população de veados, evita danos às árvores jovens e apoia a restauração de florestas naturais. Não há razão para a caça de lobos no nosso país."
A região do Danúbio-Cárpatos - também conhecida como o Coração Verde da Europa - é o lar de cerca de dois terços das populações de grandes carnívoros da Europa, incluindo ursos pardos, lobos e linces. Existem agora cerca de 12.000 lobos na Europa (excluindo a Rússia), dos quais 1.000-1.800 são encontrados na Eslováquia. Para a temporada de caça de 2020-21, o Ministério da Agricultura da Eslováquia aprovou a caça de 50 lobos.
Na semana passada, um dos maiores ursos da Europa foi morto - possivelmente de modo ilegal - por caçadores na Roménia.
Esses mamíferos ecologicamente críticos, estritamente protegidos e culturalmente significativos são ameaçados não apenas pela caça legal e ilegal, mas também pela crescente fragmentação e redução dos seus habitats, ocasionada pela construção de estradas e outras infra-estruturas.
No entanto, apesar de tais desafios ferozes, nos últimos anos, grandes populações de carnívoros, particularmente lobos, expandiram-se tanto na Europa Central e Oriental e em outras partes do continente - muitas vezes colocando-os em maior proximidade com os humanos e levando a novos desafios.
“Devemos deter e reverter a biodiversidade e a perda de habitat até 2030”, acrescenta Miroslava Plassmann, CEO do WWF-Eslováquia. “Dentro dessa estrutura, concentramo-nos em proteger os habitats naturais de grandes carnívoros, incluindo os seus corredores ecológicos, evitando práticas de manejo insustentáveis, melhorando a conectividade no nível da paisagem, reduzindo a matança ilegal, melhorando a coexistência de grandes carnívoros e humanos, reduzindo conflitos e promovendo uso sustentável dos recursos naturais."
A Eslováquia já oferece indemnizações aos agricultores por perdas com ataques de lobos. A nova legislação está agora a ser discutida e revisada pela comunidade agrícola, que atenderá ao seu apelo por procedimentos de compensação mais eficazes e simplificados.

*
Fonte: https://emerging-europe.com/news/slovakia-finally-bans-wolf-hunting/?fbclid=IwAR1P7tD9aA5HCCxsfMXAsyixmXHTjlKC2Q6Iqd1GVKCjcWBYDTj29aOQ0Qo