quarta-feira, dezembro 09, 2020

JESUS: «HOJE, QUALQUER COISA QUE SE DIGA CONTRA UM NEGRO É RACISMO»

O técnico do Benfica, Jorge Jesus, afirmou que "está muito na moda isso de racismo" ao ser questionado sobre a paralisação da partida entre PSG e Istanbul Basaksehir, ontem, após um caso de racismo envolvendo o quarto árbitro, o romeno Sebastien Coltescu. Jesus deu a declaração em entrevista colectiva realizada hoje na véspera do jogo entre Benfica e Standard Liège, pela fase de grupos da Liga Europa.
"Não sei o que aconteceu, o que se falou, o que se disse. Está muito na moda isso do racismo. Como cidadão, tenho o direito de pensar da minha maneira. Só posso ter uma opinião concreta se souber o que se disse naquele momento", disse.
"Hoje, qualquer coisa que se diga contra um negro é sempre sinal de racismo, mas o mesmo a um branco já não é sinal de racismo. Está a implementar-se essa onda no mundo. Mas repito que não sei o que disseram [no jogo PSG x Istanbul Basaksehir]", acrescentou o treinador. 
São consideradas racistas manifestações, declarações ou comentários que atribuam aspectos raciais apenas a indivíduos negros. Isso pressupõe que pessoas brancas são a norma e todos que sejam diferentes devem ter as suas características especificadas. Foi o que ocorreu quando o quarto árbitro chamou um jogador branco "gajo", mas, ao referir-se a um profissional de pele escura, chamou-lhe "gajo negro". (...)
*
Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/12/09/jorge-jesus-sobre-psg-x-istanbul-esta-muito-na-moda-isso-do-racismo.htm?cmpid=copiaecola&fbclid=IwAR0XwveAYzDBliRfi3HXmHpEMuVf_9sSf_uISVPZp0XVeOtWtsskhyRk7M0

* * *

É a primeira vez que oiço Jesus (este ou qualquer outro) a dizer alguma coisa de jeito. Pode ser, todavia, que a ingenuidade, tipicamente popular, lhe custe caro, porque a Inquisição «Anti-Racista» está sempre alerta. Não se pode chamar «negro» a um negro; se ele fosse loiro num país de morenos, não haveria problema em chamar-lhe «loiro» (e se calhar até dava para piadas de loiras, se fosse uma árbitra, e ninguém se ofendia...), mas chamar «negro» a um negro num contexto de brancos, ui, pecado mortal...
Sim, a norma é o branco - sim, em toda a Europa, a norma é o branco, pois que a esmagadora maioria da população é branca (ainda). Só por criminosa desonestidade típica de totalitários a quererem negar que o rei vai nu é que se pode fazer de conta que isto não é verdade.