quarta-feira, maio 20, 2020

ÍNDIA ENVIA CENTENAS DE SOLDADOS PARA FRONTEIRA COM A CHINA

A 5 de Maio, mais de 250 soldados da Índia e China envolveram-se num impasse na região do Vale Galwan durante um patrulhamento na fronteira entre os dois gigantes asiáticos.
Desde então, os dois lados começaram a enviar tropas adicionais de forma agressiva para reivindicar a área, que tem gerado atrito desde 1962.
Citando diferentes fontes, o jornal Economic Times relatou que os soldados são enviados de outras regiões dos países.
O Exército de Libertação Popular da China afirmou ter estabelecido novamente com sucesso o status quo na região, informou o jornal Global Times na Lues (18).
Tropas de defesa das fronteiras "aumentaram medidas de controle fronteiriço e tomaram as acções necessárias em resposta às construções ilegais de instalações de defesa da Índia, atravessando a fronteira em território chinês na região do Vale do Galwan".
Contudo, a Índia considera ter autoridade sobre o território actualmente sob controle chinês. Em Novembro de 2019, a Índia divulgou um mapa com os detalhes da fronteira com o país vizinho, retratando o território como sendo indiano.
Os últimos atritos ocorreram no fim de Abril, quando soldados indianos e chineses se envolveram em conflito durante o patrulhamento da fronteira. A situação escalou desde então com choques físicos entre as tropas de ambos os países.
A actual disputa entre os dois países é a maior desde 2017. Os gigantes asiáticos compartilham uma fronteira de mais de quatro mil quilómetros, que continua a ser um ponto polémico nas relações diplomáticas dos dois países.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/defesa/2020051915595954-india-envia-mais-soldados-para-territorio-reivindicado-pela-china/

* * *

Salienta-se a oportunidade, e necessidade, de aliança do Ocidente com a Índia diante da China, para salvaguarda do poderio europeu e da Democracia a nível mundial.