terça-feira, março 03, 2020

PNR AFIRMA QUE HABITAÇÃO É UM DIREITO, NÃO UM NEGÓCIO


O tema da habitação deve ser objecto da nossa maior atenção e preocupação numa altura em que, mais que nunca, se despejam famílias das suas casas, com um estalar de dedos, em consequência de leis insensíveis que olham aos interesses dos mais fortes e poderosos em detrimento da dignidade da vida e das famílias.
A Constituição da República, pese embora o PNR a rejeite veementemente, não deixa de ser a nossa lei fundamental, goste-se ou não, e ela consagra o direito inalienável à habitação no artigo nº 65. Nisso concordamos!
Só mesmo num país virado ao contrário, com um Estado quase mafioso, onde a corrupção e os interesses imperam, se pode fazer tábua rasa da própria lei fundamental e permitir que, fruto da especulação imobiliária, da pressão do turismo e da usura bancária, se permita que a compra o arrendamento de casas atinja valores surreais, completamente desajustados do poder de compra da esmagadora maioria dos Portugueses. Só neste regime de traidores, que prefere o apoio a imigrantes hostis, a minorias inadaptáveis e a falsos refugiados, se permite o drama vivido pelas inúmeras famílias portuguesas que diariamente ficam sem a sua casa.
Pois no passado dia 28 de Fevereiro, dois projectos-lei que visavam acabar com a monstruosidade cruel de se poder penhorar a habitação própria e permanente, foram chumbados. É verdade que essas iniciativas partiram do PCP e BE, dois partidos nos antípodas do PNR, mas se as causas concretas coincidem com aquilo que sempre defendemos, evidentemente votaríamos também a lei que impedisse os despejos daqueles que, pelo desemprego ou emprego mal pago, já não conseguem pagar o seu direito fundamental à habitação.
Assim, o PNR repudia veementemente o sentido de votação do PS, PSD, CDS, IL e Chega, partidos claramente vendidos aos interesses económicos da lei selva, todos com uma visão liberal, ao contrário da perspectiva social que o PNR advoga.
Connosco, a estabilidade e dignidade das nossas famílias estarão à frente do turismo, dos vistos gold, dos lucros da banca, da especulação e de qualquer outro tipo de interesses económico-financeiros de uns quantos.
O PNR entende que os direitos fundamentais são intocáveis, por isso, sempre defendeu que sobre a habitação própria não pode haver lugar ao imposto do IMI nem a penhoras!
*
Fonte: http://www.pnr.pt/2020/03/habitacao-e-um-direito-nao-um-negocio/

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

https://expresso.pt/sociedade/2020-03-01-Ha-uma-tragedia-humanitaria-iminente-Plataforma-faz-apelo-urgente-ao-Governo-portugues-para-receber-refugiados-travados-pela-Grecia?fbclid=IwAR2OeDYOXXNbQMnH0Zrpadiay-BLzKskU-5uprcftPsVTZbJYq76Z0VX_ik

4 de março de 2020 às 03:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É um direito para quem trabalha. Relativamente ao Chega, a dor de corno é lixada. Partido ridículo.

7 de março de 2020 às 05:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, «é um direito para quem trabalha« e quem esteja desempregado que vá morar para debaixo da ponte ou arranje o melhor banco de jardim que souber...
A habitação é um direito mas só para quem vive num país civilizado. Não é coisa que pessoal com mentalidade terceiro-mundista, ou de lei da selva, possa perceber, depois admira-se quando vê os partidos de Extrema-Esquerda a ganhar votos, «ai que corror que vem aí o PREC!!!!»

Quanto às críticas ao Chega, são para serem feitas quando há consciência para isso, independentemente da falta de argumentos de quem só sabe responder «ai, vocês têm é inveja!!»...

8 de março de 2020 às 02:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

EUA não são terceiro-mundo e lá não existe essa de "habitação é um direito"

Anarcocapitalista radical

8 de março de 2020 às 19:30:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, mas os EUA são do chamado «Novo Mundo», o continente americano, cuja população é em geral menos civilizada que a da Europa, por isso é que lá o argumento da lei do mais forte, ou do salve-se quem puder, tem mais eco, tal como eventualmente há comparativamente menos receptividade para um Estado que protege os direitos e a dignidade a população nacional toda como tal só por ser população nacional.

19 de março de 2020 às 16:36:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home