terça-feira, março 03, 2020

PROFESSORA AMEAÇADA E INSULTADA CONTINUAMENTE - DIRECÇÃO DA ESCOLA IGNORA

O que vão ler de seguida é um exemplo extremo de bullying sobre uma professora por parte de uma aluna e que continua a decorrer com a conivência da direcção. Segundo a professora, já foram feitas diversas participações disciplinares, sem que tenham sido tomadas medidas firmes e ajustadas à gravidade da situação.
Os professores sabem que não estão livres de passar por situações de violência, mas o mínimo que se espera é que a sua direcção esteja ao seu lado e cumpra com a legislação em vigor. Já nem vou falar na escandalosa violação dos deveres do aluno que por si só já deveriam ter levado à aplicação de medidas concretas, falo sim na cumplicidade da direcção pois ao fingir-se de “morta” está a pactuar com o sucedido e também ela a praticar um crime.
A professora solicitou anonimato pois tem receio de represálias, compreendo, mas é uma pena. O que esta direcção merecia era ver o seu nome escarrapachado em capas de jornais e diferentes blogues, pois infelizmente algumas só acordam quando sentem a vergonha do juízo social.
Entretanto, a professora foi aconselhada a apresentar queixa às autoridades (já o fez) e Inspecção Geral de Educação.
E com esta já são 28 agressões a docentes/não docentes no presente ano lectivo.
Fica a partilha de excertos do email que recebi e de algumas das participações disciplinares para perceberem a gravidade do que se está a passar.
Tenho sido enxovalhada, agredida, perseguida, insultada e filmada por uma aluna. Na sala de aula, no pátio e nas imediações da escola sou chamada de puta, cabra, maluca, demónio. A aluna faz-me gestos obscenos com o dedo e depois filma-me com o telemóvel para registar a minha reacção.  Inventa que eu chamo nomes a alunos da turma. Nestas últimas semanas quando me vê começa a gritar alto “a professora tem coronavírus”. Quando  a encontro no pátio e nas escadas do pavilhão onde dou aulas coloca-se à minha frente e dá-me encontrões com o braço propositadamente. Já me ameaçou diversas vezes que me batia e que me ia riscar o carro. Já tenho esta aluna há  três anos e esta situação começou a meio do ano lectivo do ano passado. Este ano esta  situação  tem vindo a piorar. Já fiz diversas participações mas a escola não tem tomado medidas. Há pouco tempo apresentei queixa na polícia e anexei algumas participações que fiz. Neste momento não estou a conseguir dar aulas a esta turma com normalidade.
(…)
Foi avisada que tinha de tirar o carapuço. A aluna sentou-se e não obedeceu colocando ainda mais o carapuço do casaco sobre a cara. Dei início à aula e algum tempo depois quando olhei para a aluna esta fez-me um gesto obsceno com as mãos. (…) A aluna antes de sair da sala disse virada para mim em tom ameaçador “é hoje que vais apanhar, vais apanhar”.
(…)
A aluna (…)  quando eu estava a sair da sala de professores entrou no pavilhão e deu-me um encontrão com o braço. (…) Passado pouco tempo a aluna, no pátio, junto ao vidro da sala de professores, fez-me um gesto obsceno com as mãos. Quando pouco depois tornei a sair da sala de professores, para me ir embora depois de um dia de trabalho, a aluna apareceu novamente entre a porta da sala de professores e a porta de saída do pavilhão A, chamou-me “puta” em tom provocatório e de seguida apontou o telemóvel na minha direcção. (…) 
*
Fonte: https://www.comregras.com/direcao-ignora-professora-ameacada-insultada-perseguida-e-filmada-por-aluna/?fbclid=IwAR1JdLM56CFhW3WgVl24twIYUCxym828sQNlENabAKWrEPRfJXDZh3KPefc

* * *

Porque será que o texto da notícia não diz onde fica esta escola?...