domingo, fevereiro 16, 2020

PETIÇÃO CONTRA A CAÇA À RAPOSA E AO SACA-RABOS EM QUIAIOS

Para: Sr. Carlos Ângelo Ferreira Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz , Exma. Sra. Maria Fernanda Marques Lorigo, Presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Exmo. Sr. Nuno Banza, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas , Associação de Desenvolvimento da Murtinheira , Foz Gráfica,
Tomámos conhecimento do evento “Batida Raposa & Saca-Rabos”, que terá lugar em Quiaios, a 23 de fevereiro, e que é organizado / apoiado – ou não contestado – por V/Exas. 

A caça à raposa e saca-rabos é uma prática hedionda de crueldade animal, mascarada pelas palavras “desporto”, “tradição”, “conservação” e “controlo populacional”. 
De acordo com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Concelho da Figueira da Foz, “as alterações climáticas são um dos principais desafios que o município terá de enfrentar durante o século XXI, nomeadamente por causa do aumento da temperatura média, a precipitação excessiva em períodos curtos e a subida do nível médio do mar. No processo de adaptação a estas alterações destaca-se a importância do envolvimento e participação do município, juntas de freguesia, comunidade e instituições locais para minimizar os efeitos que as alterações climáticas terão na vida de todos nós”. 
São essas mesmas alterações climáticas que agravam a colocação em risco das populações de animais de Portugal, incluindo raposas e saca-rabos. As mesmas diminuíram consideravelmente com os incêndios que têm arrasado o nosso país. 
Tomando como exemplo o saca-rabos (um dos mamíferos de distribuição mais invulgar na Europa, estando restrito ao sudoeste da Península Ibérica) e a raposa-vermelha (um dos canídeos selvagens do nosso país), a caça desestabiliza o seu desenvolvimento natural, tendo em conta que são alvos preferenciais dos praticantes desta actividade de entretenimento, animais de grande porte, saudáveis e mais fortes. De acordo com a Ciência, seriam estes animais que dariam continuidade à espécie. São ainda deixadas órfãs e em risco de vida centenas de crias, que acabam por morrer – não sendo por ferimentos – por falta de acompanhamento dos progenitores. A diminuição da população destes animais coloca ainda em risco todo o ecossistema local: aumentarão as populações de outras espécies, tão ou mais perigosas para o ser humano e, por exemplo, para a indústria agropecuária. 
Sabe-se também que a acessibilidade e “simpatia” da raposa-vermelha é um dos motores do turismo em Quiaios. 
Numa sociedade que se idealiza íntegra e moderna, e que aspira acompanhar o desenvolvimento as grandes potências europeias, é inconcebível entidades públicas associarem-se a eventos como este: de abuso, maus tratos e morte agonizante de animais. 
Vimos por este meio apelar à Câmara Municipal da Figueira da Foz, à Junta de Freguesia de Quiaios e à Associação de Desenvolvimento da Murtinheira, o cancelamento deste evento bárbaro, evitando assim que a Figueira da Foz e Quiaios associem o seu bom nome, de forma gratuita e desnecessária, a sofrimento animal – o oposto de conservação da natureza, preocupação ambiental, protecção da vida e da biodiversidade e defesa do bem-estar animal. 
Sabendo que cada vez mais os Portugueses se identificam com estes princípios fundamentais, assistindo igualmente à mobilização contra este evento por parte dos cidadãos da Figueira da Foz, em particular da população de Quiaios, e na certeza de que V/ Exas. irão reflectir sabiamente sobre a importância de proteger e defender os seres vivos.

Para assinar, aceder a esta página: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT96011&fbclid=IwAR2CilHCqENHJExcmJeJt8-xwezxvX_IxccjDNGSF9_R7fVxfmQEtQZPhdI

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

https://observador.pt/2020/02/15/fartei-me-de-gritar-ninguem-se-aproximou-ninguem-me-acudiu-jornalista-conceicao-queiroz-assaltada-em-lisboa/

16 de fevereiro de 2020 às 23:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,lembra disto? Era "jovem" mesmo! Como sempre a " juventude" e suas "travessuras"

https://m.youtube.com/watch?v=xv8knz8bjrQ



Ass:Brasileiro não praticante

17 de fevereiro de 2020 às 17:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O sistema está a prometer "cadeia" a quem insultou o tal preto num jogo de futebol. Eventualmente podem acabar por não ir para a cadeia (ou se calhar vao mesmo) mas de uma multa e de interdição aos estádios não se safam. Ainda estamos na mera especulação mas quais achas que serão as consequências do endurecimento da posição do sistema face ás lacharadas "racistas" do Zé povinho? O Zé Povinho vai amansar e começar a tratar os pretos como se fossem realeza ou divindades, ou vai ficar ainda mais frustrado e apoiar as poucas e más alternativas que há tipo Chega e PNR?

18 de fevereiro de 2020 às 23:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

https://twitter.com/gzibordi/status/1229913124981149698

18 de fevereiro de 2020 às 23:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

«https://m.youtube.com/watch?v=xv8knz8bjrQ»

Esta «juventude» está perdida, onde é que nós vamos parar com tanta violência, isto é influência da televisão e dos jogos e tal... ou se calhar há aqui qualquer coincidênciazita com a questão racial, «sabe-se» lá...

19 de fevereiro de 2020 às 00:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

«https://observador.pt/2020/02/15/fartei-me-de-gritar-ninguem-se-aproximou-ninguem-me-acudiu-jornalista-conceicao-queiroz-assaltada-em-lisboa/»

Mais uma que fica a saber que Portugal não é tão seguro com os seus colegas mediáticos tentam tantas vezes fazer crer.

27 de fevereiro de 2020 às 01:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ela própria parece ser uma apologista do multiculturalismo...

27 de fevereiro de 2020 às 14:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

...e portanto isto tresanda a justiça poética.

1 de março de 2020 às 23:26:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home