quarta-feira, julho 10, 2019

CANÇONETISTA NORTE-AMERICANA CANCELA CONCERTO NA ARÁBIA SAUDITA POR SOLIDARIEDADE PARA COM MULHERES E HOMOSSEXUAIS VÍTIMAS DA CHARIA

Nicki Minaj cancelou a participação num festival na Arábia Saudita, agendado para a próxima semana. A rapper norte-americana justificou a decisão com a necessidade de defender os direitos das mulheres e a comunidade LGBTQ.
A participação no festival saudita Jeddah World Fest tinha originado críticas de fãs preocupados, que alertaram a rapper para a situação dos Direitos Humanos no reino.
Muitos questionaram como Nicki Minaj, considerada um símbolo de emancipação feminina, poderia cantar as suas canções provocadoras e letras explícitas para mulheres sauditas que, para assistirem a concertos, são obrigadas a usar a abaia, um traje largo que cobre o corpo. 
Questionaram ainda como poderia atuar no festival saudita depois de ter participado em marchas de orgulho gay. 
Mas Nicki Minaj ouviu os fãs.
"Depois de uma reflexão ponderada, decidi não avançar com o meu concerto agendado para o Jeddah World Fest. Embora queira levar o meu espectáculo aos meus fãs na Arábia Saudita, depois de educar-me melhor sobre estes temas, eu acredito que é importante para mim tornar claro o meu apoio aos direitos das mulheres, à comunidade LGBTQ e à liberdade de expressão".
A Fundação para os Direitos Humanos agradeceu a decisão da rapper, dizendo que "milhares de pessoas estão inspiradas pela tua devoção aos Direitos Humanos e à dignidade humana".
Em 2015, a artista nascida em Trindade e Tobago foi criticada por organizações de defesa dos Direitos Humanos por participar num concerto de Natal em Luanda.
*
Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/nicki-minaj-cancela-concerto-em-festival-na-arabia-saudita_n1159505

* * *

Notória e rara coerência da parte de uma típica representante da cultura mediática «mainstream», por assim dizer. Pode ser que contribua para despertar consciências, já não são só os «islamófobos da Extrema-Direita» que reparam na incompatibilidade entre a vivência islâmica e a sociedade democrática ocidental...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho que a gaja é negra ou mestiça

13 de julho de 2019 às 20:52:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home