terça-feira, abril 24, 2018

MAIOR CONSULADO NORTE-AMERICANO SERÁ CONSTRUÍDO NO CURDISTÃO IRAQUIANO

O embaixador dos Estados Unidos no Iraque, Douglas Silliman, e o primeiro-ministro curdo, Nechirvan Barzani, comandaram a cerimónia de abertura do maior consulado dos EUA em Erbil, capital do Curdistão iraquiano.
Até agora, os Estados Unidos alugavam prédios de moradores locais e donos de empresas no distrito de Ainkawa em Erbil para abrigar o seu consulado, que abriu em Fevereiro de 2007 e ganhou o estatuto de consulado geral em 2011, de acordo com a agência de notícias Rudaw.
"O novo prédio do consulado demonstra que os Estados Unidos ficarão ao lado do Povo da região do Curdistão iraquiano, enquanto constroem um futuro que será mais brilhante do que o passado", disse Silliman na cerimónia, citada pelos média.
O embaixador também pediu o fortalecimento das relações comerciais entre os EUA e os curdos. Barzani, por sua vez, agradeceu a Silliman e felicitou-o pela decisão de iniciar a construção: "Vemos isto como um passo significativo e valioso e esperamos que seja concluído com sucesso no seu tempo", disse ele.
Barzani também enfatizou que o desenvolvimento das relações entre os Estados Unidos e a região do Curdistão está "no âmbito das relações diplomáticas que mantém com o governo federal iraquiano".
O custo estimado do novo edifício consular dos EUA é de US $ 600 milhões. Será construído em 200.000 metros quadrados na rodovia Erbil-Shaqlawa.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2018042311060302-eua-consulado-curdistao-iraque/

* * *

Mais um bom sinal da (nova) política ianque na zona, que eventualmente pode ser contrariado por uma nova ausência de apoio quando os Curdos mais precisam, como aconteceu recentemente nas áreas curdas atacadas pela Turquia... Os Curdos que contavam com o apoio norte-americano - e israelita - como por exemplo este https://br.sputniknews.com/opiniao/201709289463726-guerra-turquia-curdistao-irao-conflito/ bem ficaram a arder... Pode ser, todavia, que haja uma crescente vontade norte-americana de apoiar o Curdistão, pontualmente contrariada aqui e ali por forças internas contrárias ou por outros interesses, nomeadamente os de não hostilizar de forma demasiado directa o Turcalhame que agora pisca o olho à Rússia, enfim...