quarta-feira, dezembro 06, 2017

UBER DECLARADA ILEGAL EM PORTUGAL

A actividade da Uber em Portugal é ilegal. A associação de taxistas ANTRAL, que avançou para tribunal contra a plataforma, reclama uma indemnização de, pelo menos, 25 milhões de euros.
A sentença da Relação de Lisboa, divulgada na tarde desta Martes, data de 24 de Novembro e confirma decisões judiciais anteriores, que declaram que a actividade da plataforma Uber viola a lei nacional.
A primeira decisão de um tribunal é de Abril de 2015 e previa que a empresa pagasse dez mil euros por dia, até que a decisão do juiz fosse cumprida. Em vez disso, a empresa norte-americana recorreu para a Relação, que acabou de confirmar a primeira sentença.
Além da paragem imediata da actividade da Uber e do pagamento de dez mil euros por dia desde 2015, que já ascende a dez milhões de euros, a ANTRAL soma o pedido de uma compensação por danos causados de, no mínimo, 15 milhões de euros, adiantou ao JN o advogado da associação, Abel Marques.
Ainda corre em tribunal uma acção contra o Estado, na qual é pedida a execução das decisões judiciais e o pagamento de uma indemnização de, pelo menos, oito milhões de euros.
O JN aguarda uma reação da Uber e esclarecimentos da parte do Ministério do Ambiente.
*
Fonte: https://www.jn.pt/nacional/interior/tribunal-declara-ilegal-atividade-da-uber-8965218.html

* * *

Vá lá, fez-se justiça, até ver...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porque? Acho que a Uber nao devia ser ilegal. Nao vejo nada de mal e é mais barata

6 de dezembro de 2017 às 14:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não faz uma concorrência justa, uma vez que os seus trabalhadores não cumprem os mesmos requisitos que os outros taxistas.

6 de dezembro de 2017 às 15:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Não faz uma concorrência justa, uma vez que os seus trabalhadores não cumprem os mesmos requisitos que os outros taxistas."

Puta que pariu! Pensamento atrasado é igualzinho em qualquer lugar, seja no Brasil, Portugal, Estados Unidos,...

6 de dezembro de 2017 às 16:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

De facto é mesmo nos países de pensamento mais atrasado que a Uber está mais à vontade. Nos países mais desenvolvidos, pelo contrário, há mais travões ao seu estabelecimento:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/taxis_uber_um_sucesso_mundial_e_um_campo_de_batalha_na_europa

«Se muitos países são uma ‘via verde’ para a Uber, a Europa é o local onde as plataformas tecnológicas norte-americanas que permitem pedir carros de transporte de passageiros descaracterizados, com uma aplicação para ‘smartphones’, encontram tradicionalmente maior oposição.
(...)
O que aconteceu na Hungria em Julho foi ainda mais radical. A Uber anunciou então a primeira saída de um país da União Europeia, depois da promulgação pelo Governo húngaro de uma lei que tornou "impossível" o seu funcionamento e pondo fim a um braço-de-ferro que durava há dois anos. O gigante norte-americano levou o caso para o Tribunal Europeu.

Em declarações reproduzidas pela edição do Financial Times em 6 de Junho, Dieter Schlenker, líder do sindicato do Taxi Deutschland, um sindicato de taxistas alemão, considerou que o desfecho do julgamento da Uber em Frankfurt – que obrigou a empresa a utilizar apenas motoristas credenciados e esteve na origem da saída da Uber dessa cidade, mas também de Hamburgo e Düsseldorf – "beneficia todos os que têm dificuldade de se defender contra os interesses das grandes corporações".
(...)

Enfim, é uma questão de civilização europeia - defender os mais vulneráveis contra os mais poderosos, uma tendência que outras culturas ignoram por completo, incluindo zonas africanizadas como o Brasil, onde se calhar reina a lei da selva.

6 de dezembro de 2017 às 22:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O gajo deste blogue é um fracassado na vida.Como nunca passou da cepa torta odeia o empreendedorismo!

7 de dezembro de 2017 às 17:21:00 WET  
Blogger Caturo said...

O gajo que fez esse comentário apoia a exploração do povo, por isso sente-se picado de cada vez que os seus donos são criticados. É merda desta que puxa o país para o terceiro-mundo.

8 de dezembro de 2017 às 01:05:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home