terça-feira, outubro 17, 2017

QUEM GANHA DINHEIRO COM OS INCÊNDIOS EM PORTUGAL?

O jornal ‘El Mundo’ publicou um artigo sobre os concursos para meios de combate ao fogo em Portugal, tendo como pano de fundo os incêndios que assolaram o país durante o verão, nomeadamente a tragédia de Pedrógão Grande, e questionando: “Quem ganha dinheiro quando arde Portugal?”
O jornal espanhol sinaliza as ligações entre o país e o chamado Cartel do Fogo, dizendo que “Portugal recorre ao sector privado para ter apoio aéreo no combate [aos fogos]”, mas que o problema se verifica quando as empresas “manipulam os concursos públicos”.
Aponta o “delito que a Polícia Judiciária portuguesa acredita ser cometido por um ramo português do conhecido Cartel do Fogo espanhol” e diz que a manipulação de concursos pode rondar os 821 milhões de euros, nos últimos 12 anos.
Esta não é a primeira vez que os meios de comunicação social espanhóis escrevem sobre a alegada interferência do “cartel do fogo” em Portugal. No início de Setembro, o El Español’ contava que seis das principais empresas espanholas de combate aos fogos manipulam (pelo menos) desde 2006 os contratos públicos com Portugal, com ofertas falsas, para garantir que conseguem ganhar todas as licitações.
Segundo os cálculos das autoridades, juntas, as empresas lucraram cerca de 100 milhões de euros, em operações realizadas em Espanha e Portugal.
Estas entidades estão a ser investigadas desde 2015, sob o nome de ‘Operação Concentração’ e envolve as empresas ‘Avialsa’, ‘Espejo’, ‘Martínez Ridao’, ‘Cegisa’ e a ‘Faasa’, cujos representantes juntam-se várias vezes por ano num hotel chamado ‘El Curce’, localizado na cidade de Manzanares (Ciudade Real). Ali, naquele hotel e entre “ragu e ensopado de borrego”, as concessões públicas de Baleares, Estremadura, Andaluzia e Portugal eram definidas.
*
Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/quem-ganha-dinheiro-quando-arde-portugal-pergunta-o-el-mundo-209718

* * *

Novamente, interesses privados, cada vez mais chorudos, envolvidos num País a arder...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isso tudo e muitas coisas mais, os incendiários por vezes até são libertados, existe falta de civismo também em muitos aspectos, cigarros para o chão, falta de planeamento.

18 de outubro de 2017 às 01:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«CAUSAS DA MAIOR DESGRAÇA NACIONAL DOS ÚLTIMOS 40 ANOS
1 - António Costa acabou com a Guarda Florestal quando foi Ministro da Administração Interna do Governo Sócrates..
2 - Encerrou 236 postos de vigia sabendo das previsões meteorológicas.
3 - Impediu a Força Aérea de auxiliar no combate aos incêndios.
4 - Cortou nos fundos atribuídos por Passos Coelho ao combate a incêndios.
5 - Cortou fundos aos Bombeiros.
6 - Recusou a compra dos aviões kanadair subsidiada por fundos comunitários porque tinham sido negociados por Passos Coelho.
7 - Substituiu as chefias da Protecção Civil, com gente competente e que percebia do assunto, por «amigalhaços» com cursos de marketing e licenciaturas duvidosas.
8 - Foi responsável pelo programa SIRESP que adjudicou por 5 vezes o valor real.
9 - Apesar dos avisos repetidos do perigo, mesmo após Pedrógão, não mandou limpar o Pinhal de Leiria.
10 - Montou uma equipa de ministros à sua imagem e semelhança.
Cadeia para este Primeiro Ministro sem escrúpulos RESPONSÁVEL PELA MORTE DE CEM PORTUGUESES!»

18 de outubro de 2017 às 10:40:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home