quarta-feira, julho 12, 2017

PRESIDENTE DE FRANÇA «ESCANDALIZA O MUNDO» AO DIZER VERDADES SOBRE ÁFRICA

O presidente francês Emmanuel Macron causou revolta e indignação nesta semana após afirmar que o principal problema da África é o facto de as mulheres terem muitos filhos. Tal avaliação gerou uma enxurrada de críticas nas redes sociais.
O polémico discurso do francês aconteceu durante o G20, o encontro das 20 maiores economias do planeta, realizado entre os dias 7 e 8 de Julho em Hamburgo, na Alemanha. O vídeo só foi divulgado nesta Lues.
“Quando os países ainda têm sete a oito filhos por mulher, você pode decidir gastar biliões de euros, mas não vai estabilizar nada”, alegou Macron.
Nas redes sociais, os principais comentários acusaram o presidente da França de culpar crianças inocentes, ao invés de responsabilizar as companhias estrangeiras que “os roubam”.
“Aparentemente, o saque de recursos pelas empresas ocidentais não faz parte dos problemas [da África]. É culpa de 7-8 crianças [por mulher]”, um internauta escreveu sarcasticamente no Twitter, acrescentando que o problema demográfico é o resultado do subdesenvolvimento, não a causa.
“Ele esqueceu os países que estão a saquear recursos naturais de África”, escreveu outro.
Algumas pessoas citaram o discurso de Macron como um exemplo de “racismo quotidiano”.
“Sete e oito crianças por mulher não são um problema de civilização”, disse uma pessoa, enquanto outra acrescentou: “É 2017 e a França ainda compartilha opiniões colonialistas e racistas em relação à África. Algumas coisas nunca mudam”.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201707118845394-macron-problema-africa-7-8-criancas-por-mulher/

* * *

Não sendo até ver um nacionalista, Macron limitou-se a referir um facto que, de resto, já os Nacionalistas divulgam há anos, nomeadamente o britânico BNP, por exemplo, que certa vez apresentou no seu site um excelso artigo sobre a explosão demográfica em África e de como isso determina o seu atraso, e de como nem uma Inglaterra ou uma Alemanha poderiam ter prosperado com tão descontrolada taxa de natalidade. «Contra-argumentar» que Macron está a culpar «as crianças» é, ou uma crassa imbecilidade ou uma particularmente despudorada desonestidade. Tentar desviar a conversa para «os países que saqueiam África!» é uma forma ligeiramente mais subtil mas não menos moralmente bombástica de se ser desonesto. Em África o que não falta é riqueza nas mãos de africanos - das elite cleptocráticas africanas, que vivem num luxo obsceno enquanto os respectivos povos se afundam na miséria mais caótica, miséria caótica esta que facilmente pode alastrar à Europa por via da imigração.