quarta-feira, julho 26, 2017

NACIONALISTA DA CASTA DOS INTOCÁVEIS É AGORA PRESIDENTE DA ÍNDIA

As eleições presidenciais na Índia vieram a tornar-se numa festa para 200 milhões de pessoas, conhecidas como "intocáveis": o 14º presidente do país, Ram Nath Kovind, é um pária, ou seja, indiano sem casta, o que também agrada ao governo de Narenda Modi.
A posse de Ram Nath Kovind, do partido governante Bharatiya Janata (Partido Popular), está prevista para 25 de Julho. O político de 71 anos encabeçará o Estado por cinco anos.
Esta é uma grande vitória para os párias (consideradas as pessoas mais inferiores), também considerados "intocáveis" na Índia. Apesar de o primeiro presidente pária ter sido K. R. Narayanan, quem ocupou o cargo de 1997 a 2002, nas eleições presidenciais deste ano os párias consolidaram êxito.
O sistema de castas na Índia desapareceu oficialmente em 1950, sendo a igualdade de todos os cidadãos consagrada na Constituição. No entanto, esta tradição mantém-se viva em muitos sectores.
Neste sentido, a vitória de Ram Nath Kovind ajuda ao primeiro-ministro do país, Narenda Modi, seu companheiro de partido. Ainda por cima, o facto de o novo presidente ser "intocável", atribui um ar mais democrático ao partido de Modi.
"Indicar um pária como candidato e conseguir a vitória é um grande êxito. Isto terá uma influência positiva na imagem do partido", explicou ao jornal russo Gazeta.ru Tatiana Shaumyan, chefe do centro de Estudos da Índia da Academia de Ciências da Rússia.
De acordo com ela, a participação dos "intocáveis" na vida política do país ajudará a reduzir a desigualdade social.
A luta da pobreza foi o ponto principal da campanha eleitoral de Modi. Para combater a discriminação foi introduzido um sistema de cotas, o que concedeu a castas inferiores vagas em escolas, universidades e no serviço público.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201707248940552-india-novo-presidente-intocaveis/

* * *

Uma dupla vitória para os Nacionalistas, primeiro porque agora as duas figuras cimeiras do Estado são do partido nacionalista, segundo porque mostra assim que o Nacionalismo não é incompatível com a igualdade social.