quarta-feira, julho 12, 2017

MEMÓRIA DE VITÓRIA DA VERDADEIRA EUROPA SOBRE UMA INVASÃO DE TEOR MUNDIALISTA - BATALHA DE DURBE



A Batalha de Durbe travou-se a 13 de Julho de 1260 entre os Cavaleiros Teutónicos ao serviço da Cristandade e os Samogícios, autóctones pagãos antepassados dos Letões e dos Lituanos. O confronto deu-se no contexto da Crusada Livoniana, parte da Cruzada do Norte, também conhecida como Cruzada do Báltico. A vitória dos indígenas não deixou margem a dúvidas: os Samogitianos bateram por completo as forças da Ordem Teutónica e da Ordem Livoniana juntas, matando cento e cinquenta cavaleiros, incluindo o Mestre Burchard von Hornhausen e o Marechal Henrik Botel, da Prússia. Morreram também centenas de outros cavaleiros, laicos, e soldados de baixa patente. Esta foi a maior derrota desta ordem de cavalaria no século XIII.
O resultado da batalha levou à Grande Insurreição Prussiana (terminada em 1274) e à rebelião dos Semigálios, dos Couronianos e dos Oeselianos. Fez regredir duas décadas de conquistas da Ordem Livoniana, ramo autónomo da Ordem Teutónica, que precisou de trinta anos para restaurar o controlo dessa região.
A 25 de Janeiro esta ordem de cavalaria tinha conseguido uma bula papal do papa Alexandre IV abençoando a cruzada. Preparava-se para reforçar a fortaleza sitiada de Georgenburg, sob ataque dos Samogícios, mas preferiu enfrentá-los na Courlândia, onde esta resistência autóctone reinava. O recontro deu-se na costa meridional do Lago Durbe.
À batalha seguiram-se insurreições pagãs e mais uma vez os gentios bateram os cavaleiros teutónicos, em Lielvarde, a 3 de Fevereiro de 1261.
Conta-se que na sequência desta vitória indígena o famoso duque Treniota, líder lituano, convenceu o seu tio Mindaugas, rei da Lituânia, a renunciar ao Cristianismo e a romper a paz com a Ordem Teutónica, vindo depois a abatê-lo, em 1263, apoderando-se do trono e fazendo a nação retornar ao Paganismo, isto é, à religião étnica do Povo.
*
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Durbe

* * *


Mais tarde as hordas da multinacional religiosa que era a Cristandade acabaram por impor o seu credo em todo o Báltico. Mas este episódio mostrou que não eram invencíveis, permitiu aos autóctones ganharem tempo e deixarem mais testemunhos da sua herança religiosa ancestral, que hoje dá corpo a uma das restaurações religiosas identitárias mais sólidas da Europa.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo não sei se viste, mas os nossos desgovernantes aí estão a passar mais umas leis contra os portugueses.
Aliás, sempre que o governo PS teve no poder mais leis desse estilo foram aprovadas, contra a liberdade de expressão, sob titulo de "incitamentoa-odio"
Já assim tinha sido em 2005.

13 de julho de 2017 às 23:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home