quarta-feira, maio 31, 2017

NO DIA MUNDIAL SEM TABACO FUNDAÇÃO PORTUGUESA DO PULMÃO QUER QUE HAJA MULTAS PARA FUMADORES E AUMENTO DO PREÇO DO TABACO

Proibir fumar nicotina em todos os locais fechados, multar o "prevaricador" que fume em sítios proibidos, aumentar "exponencialmente" o preço do tabaco e comparticipar as drogas para desabituação tabágica são medidas hoje defendidas pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP).
Em entrevista à Lusa, no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que é hoje celebrado, o presidente da FPP, José Alves, destacou quatro políticas "fundamentais" anti-tabágicas, começando por enumerar a proibição de fumar nicotina, seja tabaco aquecido, seja tabaco normal, seja nicotina electrónica, em todos os lugares fechados.
Penalizar o "prevaricador" que fume em locais proibidos é a segunda medida que o presidente da FPP destaca.
"Nunca ninguém apanhou multas por estar a fumar em sítios proibidos", defende aquele responsável, referindo: "quando na auto-estrada vamos a 160 quilómetros por hora apanhamos uma multa".
Outra medida "urgente" é, para o responsável, aumentar de forma exponencial o preço do tabaco.
"Actualmente, um maço de tabaco custa cinco euros (...), há dez anos, na Irlanda, um maço de tabaco, com 20 cigarros, custava 20 euros", alerta José Alves, sublinhando que o valor dos maços de tabaco tem de aumentar.
O quarto ponto fundamental para combater o vício do tabaco é, para o presidente da FPP, o Estado comparticipar as drogas para a desabituação tabágica quando "clinicamente se justifique".
"Clinicamente", porque, explicou o clínico, há fumadores que decidem deixar de fumar num dia, "compram a droga comparticipada pelo Estado e param de a tomar" nos dias seguintes, lamentou, declarando que o Estado não deve ser penalizado por "tíbias tentativas de deixar de fumar".
Reverter os proveitos dos impostos para realizar campanhas anti-antibágicas ou proibir fumar os ocupantes de todos os veículos motorizados são outras das medidas defendidas pela FPP.
Em Portugal, e no mundo ocidental, as principais causas de morte são o acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares, cancro e doença pulmonar obstrutiva crónica. "Todas elas ligadas com o tabaco", enumerou o especialista e presidente da FPP desde Agosto passado.
O hábito de fumar mata em Portugal 12 mil pessoas por ano, ou seja 32 mortes por dia.
No mundo mata sete milhões de pessoas, indicam dados da Organização Mundial da Saúde, conhecidos na véspera do Dia Mundial Sem Tabaco -, no qual é avaliado o impacto do tabaco na saúde e na economia, mas também, e pela primeira vez, no ambiente.
*
Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/pais/fundacao-do-pulmao-defende-aumento-de-preco-do-tabaco-e-multas-para-prevaricadores_n1005125

* * *

Perfeitamente justo, sem dúvida. Lamento pelos fumadores viciados que tentam sinceramente deixar de fumar e não o conseguem fazer, enfim, deixaram-se vitimar pelas influências e pela moda e começaram um dia a praticar tal vício. Sucede, todavia, que essa condição vitimada não lhes dá o direito de prejudicar os não fumadores. Se estão num local fechado e precisam urgentemente de fumar, nada os pode impedir de irem à porta do estabelecimento e consumirem o seu cigarrito ao ar livre; se isso não lhes dá jeito, pois bem, pura e simplesmente não frequentam estabelecimentos fechados e acabou. Ainda que tal limitação pareça injusto, é seguramente mais injusto que quem nesses estabelecimentos não fuma seja prejudicado por quem aí resolva fumar. 

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estação de noticias de pais Ocidental,membro da União Europeia e da NATO,com uma das maiores dividas em percentagem do PIB do planeta,onde mais de 25%% da sua população vive com menos de quinhentos Euros por mês,uma das menores taxas de crescimento económico da Europa e onde seus banqueiros e politicos comportam-se como autênticos donos disto tudo e com total cumplicidade dos midia ,faz grande reportagem sobre os "males" da Rússia

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic/2015-12-04-A-Russia-de-Putin

31 de maio de 2017 às 12:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A mudança da Geopolitica mundial começa a se mostrar ao mundo,por enquanto só os mais atentos é que percebem o que está acontecer.A mudança já está acontecer

http://www.aquelamaquina.pt/noticias/actualidade/detalhe/os-volvo-ja-vem-da-china-de-comboio.html

31 de maio de 2017 às 12:11:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home