segunda-feira, abril 10, 2017

FMI DENUNCIA REDUÇÃO PROGRESSIVA DOS SALÁRIOS MAIS BAIXOS

A globalização e a tecnologia conduziram-nos a uma redução progressiva dos salários que se encontram em mínimos de cinquenta anos, de acordo com um estudo do FMI. Diminuir a desigualdade é fundamental, defende a instituição liderada por Lagarde.
A instituição dirigida por Christine Lagarde afirma, no capítulo III do relatório Perspectivas Económicas Mundiais, que os salários actuais estão 4% abaixo do nível alcançado em 1970, depois de registados mínimos de cinquenta anos nos prolongamentos da crise financeira.
“Constatámos que, apesar dos avanços tecnológicos e da integração económica mundial terem sido factores chave na prosperidade internacional, os seus efeitos sobre a proporção do trabalho – sobre a rentabilidade nacional – supõem que os legisladores tenham como fim encontrar a melhor maneira de distribuir os benefícios de forma mais ampla”, assinalam os autores da publicação numa declaração anexada ao trabalho de análise, e divulgada pelo Expánsion.
*
Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ha-50-anos-que-os-salarios-nao-eram-tao-baixos-e-o-fmi-sabe-de-quem-e-a-culpa-145089

* * *

Nenhuma economia corrige as injustiças e as desigualdades se não houver um poder político e cívico vigilante e interventivo.