sábado, abril 01, 2017

... COMEÇA ABRIL, MÊS DE VÉNUS...

Estátua de Vénus na Quinta da Regaleira, em Sintra


Abril vem de «Aprire», mês em que a terra «abre» para ser cultivada; um mês cuja padroeira é Vénus, Deusa do Amor e da Fertilidade. «Vénus» em Latim além de ser um teónimo é também um substantivo que significa «Amor sexual». O termo pode derivar da raiz indo-europeia *venes-, que poderia originar o latim «venenus» (veneno), o que poderá significar que a raiz da palavra teria originalmente o sentido de «poção» ou «feitiço».


'Sustentava contra ele Vénus bela,

Afeiçoada à gente lusitana
Por quantas qualidades via nela
Da antiga, tão amada, sua romana,
Nos fortes corações, na grande estrela,
... Que mostraram na terra tingitana,
E na língua, na qual quando imagina,
Com pouca corrupção crê que é a latina.'

'Os Lusíadas', de Luís de Camões, Canto 1,Estrofe 33

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E eu que pensava que Ceres é que é a deusa da agricultura. Estou mesmo por fora disso do paganismo.






acclaim

3 de abril de 2017 às 01:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Há diversas Divindades da Fertilidade. Vénus é uma Delas, além de ser padroeira doutras coisas mais.

3 de abril de 2017 às 20:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Há diversas Divindades da Fertilidade."

Percebo, quando falha uma, utiliza-se outra.lol

"Vénus é uma Delas, além de ser padroeira doutras coisas mais."

Pensava que era da fertilidade humana, afinal também é da fertilidade dos cereais.lol



acclaim

3 de abril de 2017 às 20:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Eu não disse que era dos cereais, andas a ler mal o que escrevo. É padroeira da fertilidade em geral, tanto que é uma das Divindades adoradas na festa da Vinália. No Paganismo é isto que se passa, há politeísmo e algumas das Divindades maiores têm muitas facetas. Adorar uma ou outra prende-se com a tradição local ou com a devoção pessoal. A religiosidade popular é assim. Tanto é assim que perdurou... Acontece o mesmo com o culto católico dos «santos», aliás, há mais de um «santo» padroeiro da Agricultura (será que um deles falha?), e isto apesar de o Catolicismo ser um monoteísmo... ;) «Claro que é um monoteísmo» porque, na doutrina católica, esta diversidade politeísta popular foi interpretada de maneira «adequada» ao monoteísmo: de acordo com a doutrina católica, não é o santo que tem poder só por si, o que acontece é que o santo intercede pelo fiel junto de Jeová, ou seja, é uma política de cunhas em que o Jeová, alegadamente perfeito e omnipotente, dá mais atenção a uns pedidos que a outros, não consoante a justeza dos mesmos, mas sim de acordo com o estatuto de quem os pede... quem diria que um «Deus» omnipotente moralmente perfeito actuaria desta maneira...

4 de abril de 2017 às 23:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Foi só uma expressão que eu inventei, que por acaso não está muito incorrecta já que no Abril pode-se semear trigo. Não sejas tão literal. Ou seja, o paganismo é uma torre de Babel de deuses.lol Os santos são seres humanos, que ninguém é obrigado a ter como padroeiros, e por isso não são equiparáveis aos deuses e semi-deuses. Aprende que eu não duro sempre.






acclaim

4 de abril de 2017 às 23:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Foi só uma expressão que eu inventei, que por acaso não está muito incorrecta já que no Abril pode-se semear trigo. Não sejas tão literal.»

Para evitar confusões mais vale esclarecer tudo... para a próxima atreve-te menos na linguagem, para evitar mal-entendidos.


«Os santos são seres humanos, que ninguém é obrigado a ter como padroeiros,»

Não, jovem, tem paciência, continuas enganado. Os santos fazem parte da religião católica e acabou. A doutrina católica diz mesmo que os santos podem interceder junto do teu Jeová. Ou seja, é aquilo a que chamas «Babel», neste caso de santos, o mais das vezes inventados pela Igreja para absorver cultos pagãos. Claro que ninguém é obrigado a ter os santos como padroeiros, mas também ninguém é obrigado a ter os Deuses como padroeiros. No Paganismo há diversidade reconhecida, enquanto no credo abraâmico se impõe o culto de um só «Deus», o que está em grande medida na raiz do totalitarismo que veio a existir em solo europeu. Até nisso o Cristianismo foi uma desgraça para os Europeus.

7 de abril de 2017 às 22:48:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home