segunda-feira, agosto 29, 2016

INDIVÍDUO GRITOU «ALÁ ACBAR!» ENQUANTO ESFAQUEAVA RABI EM FRANÇA

Um homem judeu foi esfaqueado na manhã de sexta-feira, em Estrasburgo, por um homem que foi ouvido a gritar “Allahu Akbar”. O atacante foi detido, mas a polícia ainda não determinou os motivos do ataque. Alguns jornais, como o Express, dizem que o homem era um rabino, mas a informação não está confirmada.
A vítima, Chalom Levy, foi transportada para o hospital depois do ataque e está em condição estável. O homem de 62 anos foi esfaqueado uma vez no abdómen, mas não foi atingido em nenhum órgão vital.
O rabino local e amigo de Levy, Mendel Samama, contou ao Independent que o atacante fugiu depois de ter atacado e que Chalom conseguiu correr até a um bar. Os funcionários do bar barricaram-se no estabelecimento, chamaram uma ambulância e prestaram-lhe auxílio. Samama acredita que foi por isso que o seu amigo sobreviveu. Levy está em estado de choque e acredita que está vivo por “milagre”.
O incidente aconteceu esta sexta-feira de manhã numa esquina junto à casa do judeu, que voltava das compras. O homem pertencia a um ramo ultraortodoxo da religião judaica e usava um quipá.
O suspeito seria conhecido pela polícia por já ter atacado outro judeu em 2010. Tem problemas mentais e chegou mesmo a estar internado num hospital psiquiátrico, contou Samama.
René Gutman, o rabino principal de Estrasburgo, garantiu ao Express que este ataque não reflecte um clima de tensão geral na cidade, mas pede que sejam tomadas medidas para garantir a segurança na cidade. Acrescenta ainda que é “um problema” quando uma pessoa ataca tão facilmente alguém que veste roupas tradicionais judaicas.
A polícia está a investigar o motivo do incidente. Até agora, não foram encontradas quaisquer ligações a grupos terroristas.
*
Fonte: http://observador.pt/2016/08/19/judeu-esfaqueado-em-estrasburgo-por-homem-que-gritou-allahu-akbar/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

É sintomático como um fulano que tem um comportamento potencialmente homicida por motivos de índole alegadamente psíquica, acaba por ficar em liberdade para cinco anos depois voltar a fazer o mesmo... e se calhar, daqui a outro lustro, outro tanto volta a fazer, talvez até acertar e mesmo para além disso.
Enfim, é mais um dos milhares de casos isolados de alguém que em solo europeu agride com gravidade enquanto grita «Alá acbar!» mas fá-lo só porque é maluquinho, parece que de repente os hospícios deixaram de ser suficientes para conter tanto maluquinho apreciador do Islão... e, ao que tudo indica, nenhum destes fulanos é sequer expulso do país das vezes em que o apanham...