sábado, julho 23, 2016

VANDALISMO E VIOLÊNCIA CONTRA A POLÍCIA EM FRANÇA POR PARTE DE ALÓGENOS

A violência deflagrou nos arredores de Paris esta madrugada [dia 21] pela segunda noite consecutiva, com 15 carros incendiados por residentes em fúria com a morte de um jovem sob custódia da polícia, anunciaram fontes oficiais. 
Os distúrbios começaram na noite de terça-feira, depois de a população saber que Adoma Traoré, 24 anos, tinha morrido pouco tempo depois de ter sido detido em Beaumond-sur-Oise, arredores de Paris, pela polícia. O jovem tinha tentado interferir na detenção de um irmão, suspeito de envolvimento num caso de extorsão, de acordo com fontes policiais não identificadas à agência France Presse. 
Na explicação de um procurador local, Yves Jannier, citado pela AFP, Adoma "desmaiou enquanto era transportado" para a esquadra e os paramédicos foram chamados de imediato, mas não conseguiram reanimá-lo. 
Na noite de terça-feira, cinco membros das forças para-militares ficaram feridos em confrontos, nove carros foram incendiados e vários edifícios públicos vandalizados. Uma pessoa foi detida. Os distúrbios voltaram a eclodir na madrugada passada numa série de povoações contíguas no Vale do Oise, uma faixa de 30 quilómetros de subúrbios a norte de Paris, resultando num balanço de mais 15 carros incendiados, tentativas de incêndio de uma escola e do edifício de uma autarquia. "Oito pessoas foram detidas. Algumas por atirarem 'cocktails molotov' contra as forças de segurança, outras por tentativa de incêndio de um edifício público", anunciou Jean-Simon Mérandat, director da prefeitura (delegação do Governo) local, citado pela AFP. 
Mérandat explicou ainda que 180 polícias e efectivos das forças paramilitares foram mobilizados para fazer frente a "200 indivíduos hostis". Os participantes nos distúrbios queimaram 15 veículos e provocaram 35 incêndios na rua, de acordo com a mesma fonte. Um grupo de amigos de Adoma Traoré exigiram ver o cadáver, que deverá ser hoje submetido a autópsia, depois de alguns deles terem contado ter visto como foi golpeado pelos para-militares na noite de terça-feira. Esta onda de violência ocorre num contexto em que as forças de segurança francesas se encontram sob pressão significativa, depois de meses de alerta máximo de prevenção contra ataques terroristas e de protestos contra o Governo, em que as próprias forças de segurança se tornaram alvo da fúria dos manifestantes. Em 2005, quando dois jovens adolescentes morreram electrocutados numa estação de electricidade onde se esconderam para fugir a uma perseguição da polícia, os subúrbios franceses foram o palco de semanas de violência, vista como uma revolta contra o sistema de guetos em França, onde se concentram altos níveis de pobreza e desemprego e onde vive maioritariamente uma população de primeira e segunda geração de imigrantes que se sentem excluídos e marginalizados pela sociedade.
*
Fonte: Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/violencia_deflagra_a_norte_de_paris.html

* * *

Os mesmos do costume, com os quais não é possível haver paz por muito tempo, porque a agressividade daquela gente é como que peganhenta, umas juntam-se às outras e parece que nunca mais acabam os pretextos para mais e mais agressão... e assim contribuem para com o seu calor humano, feito de uma imensa emotividade e expansividade, darem outro colorido e outra animação ao quotidiano europeu...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2016/07/24/alemanha-recorda-jovens-de-origem-estrangeira-abatidos-em-munique

24 de julho de 2016 às 10:55:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home