quarta-feira, junho 01, 2016

RÚSSIA E SEUS PARCEIROS CONTINUAM A DEFENDER INTERESSES CURDOS NA REGIÃO

Os parceiros da Rússia admitem a necessidade de inclusão dos Curdos nas negociações sírias, mas ninguém aponta prazos concretos, disse nesta Lues o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Gennady Gatilov.
"Uma questão, para qual chamámos a atenção mais de uma vez, é a ausência dos Curdos nas negociações. Os Curdos são uma força real, política e militar. Controlam uma parte significativa do território, realizam acções contra o Daesh e outros grupos terroristas. Por isso, ignorá-los seria simplesmente errado", disse Gatilov aos jornalistas em Roma. 
Ele destacou que, tanto o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, quanto os parceiros norte-americanos, reconhecem a necessidade de inclusão dos Curdos no processo de negociações. 
"O problema é saber quando serão incluídos. Isso os nossos parceiros não dizem. Dizem que isso deve acontecer na próxima etapa das negociações, mas ninguém cita prazos concretos. No entanto, sem os Curdos, é impossível tomar qualquer decisão política", concluiu o vice-ministro russo.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160530/4833865/Russia-parceiros-admitem-incluir-curdos-negociacoes.html#ixzz4AKO2VAM9

* * *

A Rússia continua pois, aqui, a defender aqueles que são os verdadeiros interesses dos Europeus, uma vez que os Curdos, de origem étnica afim da da maioria das nações ocidentais e de geral tendência democrática, continuam por isso a constituir aliados naturais da Europa no Médio Oriente.