sábado, abril 25, 2015

MANIFESTAÇÕES MUNDIAIS... DE ARMÉNIOS... CONTRA NEGACIONISMO TURCO DO GENOCÍDIO

Fonte: http://pt.euronews.com/2015/04/24/demonstraces-mundiais-para-o-reconhecimento-do-genocidio-armenio/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
O massacre dos arménios por forças turcas, há cem anos, foi um genocídio – defende o presidente do Parlamento Alemão. Norbert Lammert defende que o passado do próprio país reforça a importância de falar sobre estas questões: “O que aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial, no Império Otomano, testemunhado pelo mundo foi um genocídio. E não foi o último do século 20”.
Entretanto, em Jerusalém, centenas de arménios protestaram em frente à embaixada turca exigindo que Ankara reconheça o genocídio.
Já no Líbano, milhares de pessoas juntaram-se numa marcha em Beirute, para relembrar as vítimas.
As reacções estendem-se também a Teerão. Centenas de arménios iranianos reuniram-se em frente à embaixada turca, com palavras de ordem e com a mesma vontade que o massacre seja reconhecido como tendo sido um genocídio.

* * *

Sintomático - o título da notícia fala em «demonstrações mundiais», mas os únicos que se manifestam, nos casos referidos pelo artigo, são quase só arménios... o esquerdalhame de rua ocidental e, em geral, do resto do planeta, parece caladinho, pouco incomodado com a atitude turca...