terça-feira, novembro 04, 2014

IMAGENS DO TRÁFICO DE ESCRAVAS NUM MERCADO DO CALIFADO

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://visao.sapo.pt/video-mostra-militantes-do-estado-islamico-a-comprar-escravas=f800310#ixzz3I26oSqDT
http://videos.sapo.pt/EvkRreUycZ9wWk6uv6sF#embed_bt
*
 As imagens mostram alegadamente elementos do Estado Islâmico a negociar o preço de jovens da etnia Yazidi num mercado na cidade iraquiana de Mosul. As de olhos verdes e azuis valem mais. VEJA O VÍDEO 
"Hoje é dia de mercado de escravos", começa por dizer um dos protagonistas do vídeo. "Dia de distribuição de Deus", acrescenta, antes de começarem as negociações com um homem que oferece a sua escrava a troco de uma arma.
As raparigas são vendidas pelo equivalente a cerca de 80 euros, mas é possível ouvir os compradores comentar que o preço que estão dispostos a pagar depende do aspecto das jovens. As de olhos verdes ou azuis valem mais, mas um refere também que tem de "verificar os dentes": "Se ela não tiver dentes, porque é que eu havia de a querer?"
Segundo a Al Aan TV, um canal por satélite com base no Dubai, que divulgou o vídeo, legendado em inglês, as imagens foram gravadas no mercado de Mosul, a segunda maior cidade iraquiana, controlada desde Junho pelo Estado Islâmico.
* * *
De notar que referem também a possibilidade de uma das jovens traficadas ter quinze anos.
E mais não fazem, ao fim ao cabo, do que reger-se pela lei muçulmana, como diz o primeiro que fala para a câmara, ao citar uma passagem do Alcorão a legitimar a captura de escravas na guerra.
Quanto ao facto de as jovens traficadas serem da etnia Yazidi - talvez por isso se fale tanto, no vídeo, de jovens de olhos azuis ou verdes, o que se pode relacionar com a origem indo-europeia dos Yazidis - também não surpreende: mulheres não muçulmanas são para os muçulmanos quase como gado.