sexta-feira, agosto 01, 2014

LÍDERES POLÍTICOS MALAIOS EXIGEM PEDIDO DE DESCULPAS POR USO DE CÃES EM CERIMÓNIA DE ABERTURA DE JOGOS DA COMMONWEALTH

http://pamelageller.com/2014/07/muslims-outaged-demand-apology-scottish-terrier-dogs-appearing-scottish-commonwealth-games-opening-ceremony.html/
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/malaysia/10995961/Commonwealth-Games-Scottie-dogs-disrespectful-to-Muslims.html
* * *
Políticos e líderes religiosos da Malásia criticaram duramente a presença de cerca de quarenta cães Scottie durante a cerimónia de abertura dos Jogos da Commonwealth, argumentando que se tratou de um desrespeito para com os muçulmanos. 
Os cães, vestidos com casacos de tecido tartan (o conhecido padrão de quadrados escoceses) tendo escritos os nomes de cada equipa, foram largamente saudados pelos média, havendo muita gente a dizer que eles tinham «roubado» o espectáculo. 
Os muslos reinantes na Malásia, todavia, ficaram ofendidos por haver cães a representar países muçulmanos nessa marcha, visto que, no Islão, o cão é um animal impuro, havendo por isso muitos adeptos de Mafoma que evitam qualquer contacto directo com canídeos - e consta que já houve até grupos muçulmanos a apelar a uma «jihad» ou guerra «santa» contra os cães.
O presidente do Partido Islâmico Pan-Malaio, na oposição, declarou que «a Malásia e todos os países muçulmanos merecem um pedido de desculpas por parte da organização. Isto é simplesmente desrespeitoso para com a Malásia e os muçulmanos - especialmente porque aconteceu durante o Ramadão. Os muçulmanos não estão autorizados a tocar em cães, portanto a organização deveria ter tido mais consciência e sensibilidade neste assunto. Espera-se que este incidente possa ensinar aos outros países ocidentais a serem mais respeitosos no futuro.»
Dato Ibrahim Bin Ali, político de Extrema-Direita e ex-deputado, fundador e presidente do grupo supremacista malaio Perkasa exigiu também um pedido de desculpas: «Acho que isto é inaceitável. Os anfitriões não foram suficientemente sensíveis - especialmente numa sociedade dita civilizada e culta como a britânica. É vergonhoso e ofendeu não apenas a Malásia como país muçulmano mas também os muçulmanos em todo o mundo.»
Um porta-voz da organização de Glásgua 2014 disse por seu turno que «Glasgow 2014 não recebeu quaisquer queixas das Associações dos Jogos da Commonwealth das nações e territórios em competição depois da Cerimónia de Abertura.»