quarta-feira, julho 30, 2014

CÂMARA DE ALCOUTIM DÁ CINCO MIL EUROS A CADA RECÉM-NASCIDO

Só nasceram no corrente ano duas crianças em Alcoutim, o que coloca este concelho do interior do Algarve no último lugar do ranking da natalidade no continente. Para combater o problema, a autarquia, liderada por Osvaldo Gonçalves, decidiu agora avançar com a atribuição de um incentivo no valor de cinco mil euros por cada bebé. "Actualmente, mais de 60% da população do município tem uma idade superior a 65 anos", refere Paulo Paulino, vice-presidente da câmara, adiantando que, "em média, por cada nascimento, existem seis ou sete óbitos". Não admira, por isso, que Alcoutim tenha passado, nas últimas cinco décadas, de mais de nove mil habitantes para menos de três mil. Para tentar inverter esta constante perda de população, a câmara decidiu criar um apoio à natalidade, que deverá entrar em vigor no próximo mês. Serão atribuídos três mil euros nos dois primeiros anos de vida da criança e mais dois mil no terceiro ano. Segundo as regras definidas pela autarquia, o apoio financeiros, sob a forma de reembolso, destina-se à compra de artigos de puericultura em estabelecimentos comerciais do concelho e a custear despesas com infantário e educação. "Temos a noção de que esta medida não resolve, por si só, o problema da baixa natalidade, mas pode dar uma ajuda para inverter o actual estado de coisas", refere Paulo Paulino. O autarca salienta que a câmara está a preparar outras medidas para estimular a fixação de famílias, nomeadamente através da disponibilização de 20 lotes para autoconstrução a baixo preço. Além disso, a câmara decidiu prescindir a favor da população dos 5% do IRS a que tinha direito e conta com as mais baixas taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis.
* * *
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/camara-da-cinco-mil-euros-por-cada-bebe   (artigo originalmente redigido sob o aborto ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)

Esperemos é que não haja muitos alógenos a saber disto e a irem em massa para Alcoutim, caso contrário mais vale que a câmara não dê nem um tusto a ninguém... porque o maior problema demográfico não é a falta de nascimentos de autóctones, é, isso, sim, o excesso de nascimentos alienígenas.