terça-feira, julho 29, 2014

UMA MODERNA RECONSTRUÇÃO - QUE ACABA POR SERVIR UM OBJECTIVO ANTIGO






Reconstrução moderna do templo galor-romano de Mars Lenus, em Martberg ("Monte de Marte"), numa colina junto ao rio Moselle, que hoje pertence à Alemanha mas que na Antiguidade fez parte da província romana da Gália
Mars Lenus é uma Divindade salutífera, de influência ou raiz céltica. Marte é o nome latino do Deus da Guerra; Lenus, ou nome parecido, poderia ser uma Divindade céltica guerreira e protectora da saúde, e neste culto identificava-Se uma Divindade com a outra; pode ainda considerar-se que mesmo em Roma Marte também poderia ter uma função medicinal, dado que é um dos maiores Deuses e as Divindades mais importantes tendem por vezes para a polivalência. 
Antes de os Romanos aí erigirem um tempo o local era dominado por uma fortificação gaulesa.
Tanto os romanos aí estacionados como o povo céltico local, os Treveri, tinham grande devoção por Mars Lenus. O templo era local de peregrinação para quem procurava a cura de doenças. Toda a região acabava por ganhar com isso. A aldeia mais próxima, Cardena (hoje chamam-lhe Karden), situada junto ao Moselle, no vale, consistia quase exclusivamente em oficinas de cerâmica e os seus artesãos especializaram-se em fazer figuras votivas para os visitantes. 
O templo foi agora reconstruído sobre as fundações originais da fortificação gaulesa.Há um altar antigo dentro da cella (parte mais interna do templo, onde se encontrava a estátua da Divindade) onde as oferendas podem ser colocadas. Muitos visitantes, mesmo os que nada sabem da religião romana, deixam ali moedas. A reconstrução tem um objectivo meramente cultural e patrimonial, mas os pagãos locais aproveitam o local para actividades de culto religioso.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

no parthenon as paredes internas nao ficavam visiveis de fora so as colunas abertas acho ke pode ser isso..a parede fechada com a fusao triangulo-retangulo exposta se vulgarizou

29 de julho de 2014 às 15:13:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home