quarta-feira, novembro 27, 2013

SUÁSTICA FORMADA POR GRUPO FOLCLÓRICO LETÃO ESCANDALIZA ANTI-NAZIS



Na Letónia, adeptos russos de hóquei no gelo e grupos anti-nazis mostraram-se ultrajados diante da suástica que foi formada pelos bailarinos de uma equipa de hóquei letã, o Dínamo Riga, antes de um jogo com uma equipa russa, o HC Yugra. A Liga de Hóquei Kontinental não viu razões para preocupação, respondendo que se trata simplesmente de um antigo ornamento folclórico, o «Saules zime», emblema solar, que exprime boa fortuna ou bênção.  
O desafio celebrava o nonagésimo-quinto aniversário da República da Letónia. Uma parte do evento foi a actuação dos bailarinos a formar sobre o gelo símbolos folclóricos e nacionais, com a ajuda de bandeiras letãs. Uma destas formações foi todavia tomada como insulto e provocação por parte dos fãs do clube russo, e posteriormente por muitos outros russos, quando uma foto a mostrar uma enorme suástica foi exibida nos média. A suástica em questão foi formada por dois grupos de dança das Forças Armadas da Letónia.
Como se disse acima, a Liga de Hóquei Kontinental, letã, afirmou que a suástica representada pelo grupo folclórico é nada mais que um elemento do folclore nacional. Mas os anti-nazis da organização «World Without Nazism» («Mundo Sem Nazismo») marram que o símbolo está para sempre maculado pela sua associação com o Nacional-Socialismo e portanto qualquer tentativa de representar o símbolo deve ser tomado como insulto para as milhões de vítimas da II Guerra Mundial.

Teria piada proibir, por análogo motivo, todos os símbolos sob cuja bandeira se chacinaram incontáveis milhões... enfim, lá iriam para o galheiro a foice-e-martelo, o crescente muçulmano e a cruz cristã, por exemplo... Já se sabe, claro, que a respeito destes três emblemas não há escândalo nenhum, porque simbolizam credos universalistas e igualitários, logo, não há mal nenhum em terem motivado inúmeros massacres quando não genocídios, mas uma ideologia racial, baseada nas diferenças e barreiras entre Povos, isso é que é pecado!, à «luz» do pensamento anti-racista dominante no seio da doutrina moral que a elite impinge em todo o mundo branco...

O supracitado braço da Inquisição Anti-Racista, «World Without Nazism», alega que esta não é a primeira vez que se regista uma situação de tensão entre letões e russos por causa daquilo a que a organização chama «glorificação do Nacional-Socialismo alemão e dos seus colaboradores com o total apoio das autoridades locais». Esta actuação incluiu a demolição dos monumentos memoriais erigidos em honra das tropas soviéticas que expulsaram os NS Alemães da Letónia em 1944.
A Liga de Hóquei Kontinental acabou por dizer que o clube letão deveria provavelmente evitar usar o símbolo em eventos internacionais e aproveitou para lamentar ter insultado os sentimentos dos adeptos do hóquei.
O Dínamo de Riga acabou por vencer o jogo.