quarta-feira, novembro 27, 2013

ESTRANGEIROS QUE SEQUESTRAVAM MULHERES EM INGLATERRA FORAM LÍDERES DE EXTREMA-ESQUERDA

O casal que manteve três mulheres reféns durante mais de 30 anos dirigiu um pequeno grupo maoista nos anos 70, formada essencialmente por estudantes estrangeiros a residir em Londres.
O casal, identificado como Aravindan Balakrishnan, de 73 anos, e Chanda, de 67 anos, foram dirigentes de um grupo, que funcionava como uma comunidade fechada, designado Instituto dos Trabalhadores do Marxismo-Leninismo-Pensamento de Mao Tsé Tung, com sede num local não distante do sítio onde se situa a casa onde foram encontradas as três mulheres.
Informações divulgadas pela polícia indicam que o casal, um tanzaniano e uma indiana chegados ao Reino Unido nos anos 60, tem o nome associado a 13 propriedades na região de Londres e fora alvo da atenção das autoridades britânicas nos anos 70, na época em que eram dirigentes do referido grupo.
Balakrishnan foi expulso do Partido Comunista Inglês em 1974, acusado de tentar criar uma fracção, escreve o diário 'London Evening Standard'. A partir daí, o casal iniciou a constituição do Instituto dos Trabalhadores, claramente uma organização de extrema-esquerda. Balakrishnan começa a ser tratado como "camarada Bala" e referido expressamente como líder da organização.
Um investigador da Universidade de Oxford que estudou a extrema-esquerda briânica e aquele grupo em particular, Steve Rayner, declarou ao 'Standard' que "era uma pequena organização, subjugada pelo 'camarada Bala', formada essencialmente por estudantes estrangeiros que pareciam ter dificuldade em adaptar-se à vida no Reino Unido".
O Instituto chegou a ter uma livraria na área de Brixton, em Londres, e a sua ideologia foi classificado como "milenarista" por aquele investigador. A livraria fechou em 1978 e sabe-se hoje que o casal mudava frequentemente de residência no que é apresentado como uma estratégia para evitar ser referenciado pelas autoridades.
O 'Evening' revela ainda que, em mais de uma ocasião, os serviços sociais da área onde as três mulheres eram mantidas em cativeiro estiveram em contacto com a refém identificada como Rosie - a mais nova, de 30 anos na atualidade - e nunca interrogaram o casal as razões dela não dar quaisquer informações sobre locais de estudo. O contacto mais recente terá sido em 2011, quando Rosie foi brevemente hospitalizada.
Rosie, numa carta a vizinho por quem se terá apaixonado, escreveu uma vez que a sua vida era a de "uma mosca apanhada numa teia de aranha".
A polícia sabe que as duas mulheres mais velhas, uma malaia de 69 anos e uma irlandesa de 57, conheceram o "camarada Bala" devido "à ideologia política que partilhavam" e que o grupo vivia como "um colectivo".
As três mulheres foram resgatadas a 25 de Outubro e o casal detido na passada quinta-feira, quando o caso foi noticiado.
O casal saiu sob fiança e será ouvido pela justiça britânica em Janeiro.
 
«Estranho» é o relativo silêncio em torno do caso... quando os sequestradores são inequivocamente brancos, a coisa é muito mais falada na imprensa...