terça-feira, setembro 24, 2013

NO QUÉNIA - ATAQUE ISLAMISTA CONTRA OCIDENTAIS EM CENTRO COMERCIAL

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/terror-e-morte-no-centro-comercial
Objectivo do ataque terrorista, que foi reivindicado pelas milícias al-Shabab, aliadas da al-Qaeda, seria matar ocidentais e outros não muçulmanos
Militantes islâmicos mataram ontem pelo menos 39 pessoas, incluindo crianças, e feriram mais de 100 num ataque a um centro comercial em Nairobi, no Quénia. O objectivo seria matar não muçulmanos. 
Pelo menos cinco homens armados entraram à hora do almoço no Westgate Mall – muito frequentado por ocidentais –, lançaram várias granadas de mão e abriram fogo de forma indiscriminada com espingardas automáticas AK-47. Em pânico, os clientes começaram a gritar e a deitar-se no chão. Muitos esconderam-se nos cinemas e nas casas de banho, e os feridos foram retirados em carrinhos de supermercado.
A polícia, apoiada por unidades de elite do exército queniano, chegou ao local quase meia hora depois, e começou a procurar os terroristas loja a loja, tendo capturado um deles, que acabou por morrer no hospital. À hora do fecho desta edição os terroristas estavam barricados num supermercado, alegadamente com vários reféns. O governo disse que a situação estava "controlada" e adiantou que havia pelo menos 11 mortos confirmados. Entre os feridos há vários norte-americanos e um israelita.
Aparentemente, o alvo principal dos terroristas eram os ocidentais. Segundo uma testemunha, os atacantes forçaram alguns clientes a recitar frases do Corão para provar que eram muçulmanos e serem libertados. 
As milícias al-Shabab, ramo da al-Qaeda na Somália, reivindicaram o ataque, que dizem ser uma "retaliação" pelo envolvimentos das tropas quenianas no conflito da Somália.

É mais um aviso aos ocidentais que queiram aventurar-se por paragens meridionais onde o Islão tenha poder...