TURQUIA PRESSIONA CANADÁ PARA QUE DEIXE DE RECONHECER O GENOCÍDIO ARMÉNIO
Fonte: http://www.ctvnews.ca/canada/turkey-wants-end-to-canada-s-stance-on-armenian-genocide-1.1227732
A Turquia está agora a pressionar o Canadá para que este país norte-americano deixe de considerar como genocídio a matança de cerca de um milhão e meio de Arménios às mãos dos Turcos entre 1915 e 1923. O Canadá reconheceu o genocídio arménio em 2004, por votação parlamentar, quando o governo de Stephen Harper chegou ao poder. Nessa altura, Ancara retirou o seu embaixador de Otava. Garante o país asiático que o recuo canadiano nesta questão será condição sine qua non para que se realizem negócios largamente lucrativos entre os dois Estados, na ordem dos dez a quinze mil milhões de dólares em cinco anos.
Ancara quer inclusivamente que o Canadá participe nas negociações de paz na Palestina, imagina-se ao lado de quem, agora que os Turcos estão mais islamistas que nunca na época contemporânea e adoptam posturas ostensivamente anti-israelitas... tanto assim é que o governo turco, ao dizer que o executivo canadiano, liderado por Harper, poderia fazer mais pelo Médio Oriente, acrescenta que isso poderia acontecer apesar da forte aliança de Ontário com Telavive...
A Turquia continua a fazer o seu «lóbi» mundial para que o genocídio dos Arménios não seja reconhecido. Quando os EUA, liderados pelo mulato queniano, recuaram, temporariamente, diante da decisão de reconhecerem oficialmente o genocídio, o representante da Turquia disse que as relações entre os dois países poderiam ter sido prejudicadas se o «bom senso» não prevalecesse.... E quando em França se passou a criminalizar a negação do genocídio arménio, a Turquia suspendeu os laços militares, políticos e económicos com esta potência europeia.
De notar que no ano passado Otava consagrou um monumento ao coronel Atilla Altikat, militar turco morto em Otava, alegadamente por arménios, há trinta anos.
Agora imagine-se que em vez de ser um país asiático a negar um genocídio cometido contra brancos, aquilo era uma Alemanha ou uma Áustria a querer negar o holocausto... estava completamente fora de questão, não porque os Judeus valham mais do que os Arménios, mas sim porque, para a elite reinante, ai do Europeu que não assuma as suas culpas históricas, reais ou assim a modos que exageradas...
Os militantes arménios por seu turno não se esquecem do crime em massa que ocorreu há quase cem anos na Ásia Menor:
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home