segunda-feira, fevereiro 11, 2013

SOBRE O ENTRUDO




A imaginação ultra-requintada em fusão com a História milenar - isto é a Europa.


Carnaval, celebração de raiz porventura arcaica, essencialmente semelhante à Saturnália, mas com traços de outras festividades pagãs, nomeadamente da Lupercália, aqui descrita várias vezes, ao longo dos anos, e da Bacanália, na qual, ao mesmo tempo em que o líquido de Baco descia as gargantas e subia às cabeças, se podia embarcar em toda a sorte de deboches.
O Carnaval é efectivamente um tempo de pura descontracção, em que se pode fazer, dizer e até ser» virtualmente tudo «o que se quiser» - mas com os limites que a sociedade actual impõe, relativizando sempre o sentido do total que algumas festas poderiam ter originalmente, pois que, numa época em que são continuamente necessários os polícias, médicos, enfermeiros, etc., não se pode esperar que todos estejam ao mesmo tempo envolvidos numa dada celebração, como bem notou Roger Caillois em «O Homem e o Sagrado».



No antigo calendário romano, Fevereiro era o último mês do ano, época de contacto com os mortos, de purificação da cidade - é daí que vem o nome Fevereiro, de Februus, Deus Subterrâneo dos Mortos e das Riquezas - tendo assim um ambiente similar ao do Halloween céltico (Samhain, na língua irlandesa), o qual é, para os Celtas, a passagem de um ano para outro. E também entre as gentes célticas se usavam máscaras nessa ocasião festiva. E, na actualidade, é assim que a população norte-americana vive o Halloween - como uma espécie de Carnaval anglo-saxónico, baile de máscaras caracterizado por um só tema, o do fantástico de terror (bruxas, vampiros, demónios, fantasmas, etc.). O Halloween norte-americano, celebração de terra predominantemente fria (ou europeizada?...) acaba por isso por mostrar mais semelhança com os Carnavais europeus do que o Carnaval brasileiro, como a seguir se verá.


No extremo ocidente europeu, entretanto, o Entrudo encontra-se actualmente muito influenciado pela cultura das terras de Vera Cruz, o que contribui para um empobrecimento da tradição carnavalesca nacional: um povo sem orgulho, acabrunhado, deixa-se colonizar também nisto, especialmente quando a ideia de que a versão carioca de tal festividade «é que é o Carnaval por excelência» parece estabelecida como um facto indiscutível, e «toda a gente» a considera melhor que todas as outras. E tal colonização, verdadeiramente kitsch porque feita com base na diluição da identidade cultural nacional e imposição de um modelo desenraizado e desenraizador, simplificado e grosseiro, mas visualmente impressionante, passa por cima até do mais prosaico bom senso - chega a infrigir as mais elementares regras da sensatez no que ao clima diz respeito. Cá, ainda é Inverno e, por conseguinte, a tradição de cá não consistia em mostrar o corpinho todo, tantas vezes invernalmente anafado, trajado com roupas que deixam as pobres moçoilas semi-nuas a gramar um frio ventoso pelas carnes adentro.
Parece-me a propósito disto pertinente observar a distinção radical entre o Carnaval brasileiro e os Carnavais europeus - por mais diferenças que se verifiquem entre estes últimos, há algo que os caracteriza em comum por oposição ao do Rio de Janeiro: trata-se, quanto a mim, da valorização do não manifesto, do oculto, do acto de esconder.
A festividade carnavalesca brasileira é típica do Verão - com efeito, realiza-se numa altura em que o hemisfério sul vive o pico da estação quente. Por conseguinte, a celebração pauta-se pela abertura, pela exuberância da extroversão absoluta.
As festividades carnavalescas europeias, pelo contrário, são festas típicas do Inverno - têm lugar numa época do ano em que o hemisfério norte vive ainda na estação fria. Em assim sendo, tais celebrações caracterizam-se pela ocultação, pela exuberância duma introversão virada do avesso, ou seja, exibida perante os olhos de todos - e é isso a máscara.


Não deixa entretanto de ser curioso o seguinte - tornou-se lugar-comum a noção de que os Brasileiros, e demais latino-americanos, são especialmente extrovertidos (traço eventualmente africano, também presente nos EUA, embora talvez menos), ao passo que a Europa tende para a introversão - e quanto mais geograficamente afastados de África, mais introvertidos são os Europeus, com a estranha excepção do caso português, que, situando-se territorialmente no sul do continente, pauta-se todavia por uma marcada introversão, visível desde logo na sua pronúncia, que se assemelha genericamente à do gélido leste europeu.
Ora o Carnaval é, por excelência, a festa da quebra das regras, da excepção - faz-se nesta altura o que não se pode fazer durante o resto do ano.
Não obstante, os Brasileiros têm nesta época, não um momento de excepção, mas sim de intensificação do que já são no resto do ano; quanto aos Europeus, dão-se ao festejo desbragado, não raras vezes debochado, mas a coberto de máscaras. Em suma: se «o Natal é quando um homem quiser», o Carnaval é só mesmo uma vez por ano...
Introversão e cultura europeia versus extroversão sul-americana: enquanto no Rio de Janeiro anda tudo ao léu, como na praia, em Veneza, por exemplo, vive-se um momento feérico, gerado pelo encontro da bizarria das refinadas máscaras (cujo potencial erótico foi particularmente explorado em «Eyes Wide Shut», ou «Olhos Bem Fechados», de Stanley Kubrick) com o nevoeiro, que, segundo parece, é na cidade dos Vénetos frequente.
Bom seria, digo eu, que o carnaval português, se tivesse mesmo de receber influência estrangeira, que ao menos, em vez da brasileira, recebesse da veneziana. É que Lisboa até tem a sua névoa e o seu ar melancólico, sóbrio, triste segundo alguns, mas que, visto de outro modo, pode esconder mistérios e riquezas insuspeitadas. Tal atmosfera não tem muito a ver com roupagens verde-e-amarelo e com desfiles à maneira rio-de-janeirista, mas combina perfeitamente com o cenário construído pela máscara veneziana. Todavia, e voltando à referência do Halloween norte-americano, não é de todo impossível que esta, a da «noite das bruxas» ianque, possa servir de contraponto à influência brasuca... fazendo com que em Portugal se retorne um pouco ao que se fazia nos saudosos anos setenta e princípios dos anos oitenta, antes da maciça influência brasileira, quando as pessoas mascaravam-se a rigor (e tinham ainda menos dinheiro do que têm hoje), encarnando certas e determinadas personagens da realidade ou da fantasia; e eram incontáveis os que, mesmo não usando uniformes, acabavam todavia por ajustar a sua caraça de modo a bem esconder as respectivas ventas. Assim é que era o carnaval português... europeu.




Era e pode ser, basta que a cambada leitora destes e doutros tópicos levante do sofá as nalgas e vá viver à grande nesta noite e dia que aí vêm...

37 Comments:

Anonymous Wergeld said...

A merda neonazi do PNR é para ser detectada e posta de parte.
Como nacionalista, preocupa-me isto e ergo a minha voz contra atitudes com as quais não posso pactuar.

12 de fevereiro de 2013 às 13:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Já vi em toda a parte as reacções de diferentes confissões religiosas a respeito da resignação de Bento XVI: Ortodoxos, Muçulmanos, Judeus e Ateus, mas ainda não vi quaisquer reacções de Neopagãos. Como era visto este papa em termos de relacionamento e diálogo interreligioso Paganismo/Cristianismo? Saberia ele da existência de seguidores do Paganismo, e qual a relação entre ambos os grupos? Como era visto o seu pontificado pelos Neopagãos?
Sempre quis saber como se processava isto.

12 de fevereiro de 2013 às 13:40:00 WET  
Anonymous Wergeld said...

O historiador e eurodeputado Rui Tavares uma vez falou da esquerda como uma grande família onde há uns primos - não recordo bem se era este o grau de parentesco - um pouco embaraçosos e com os quais só se fala raramente, mas que não deixam de ser da família.
Suponho que essas afinidades familiares ajudem a explicar porque é que a Coreia do Norte, faça o que fizer, não suscita indignações. No outro dia soube-se que a fome é tanta que alguns norte-coreanos recorrem ao canibalismo, mas a notícia foi recebida com menos atenção e indignação que a possibilidade de Obama nomear um republicano para o seu governo. Contudo, isso é um procedimento errado; e seria errado ainda que a hipótese de a verdade e a justiça na política se encontrarem todas à esquerda fosse algo tão óbvio e tão justificado como 2+2=4.
Um procedimento muito diferente é o adotado por quase todos os democratas de direita (uma categoria inconcebível, segundo alguns "amigos" desta página), que não perdem uma oportunidade de criticar e de se demarcar das ditaduras de direita (de todas e não apenas dos casos extremos e absurdos, como o nazismo).

12 de fevereiro de 2013 às 15:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

‎"... tenho de resolver algumas disputar administrativas com Deus. Dir-te-ei que Deus parece ter um estilo de direção técnica que não é muito do meu agrado. Sou bastante antimorte. E Deus dá toda a ideia de ser pró-morte. Não estou a ver como possamos entender-nos nesta questão, ele e eu, Boo." David Foster Wallace

12 de fevereiro de 2013 às 16:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"a tradição de cá não consistia em mostrar a presunteira, tantas vezes invernalmente anafada, trajada com roupas que deixam as pobres moçoilas semi-nuas a gramar um frio ventoso pelas carnes adentro."


looooool

Exactamente....

Caturo, é de mim ou a grande maioria dos angolanos e quiça dos outros africanos andam interessados demais em comprar Portugal!

É que parece que essa é a unica agenda deles!O que achas que é??Querem sentir-se melhores com eles proprios ao dizer que têm negocios num pais da Europa?

12 de fevereiro de 2013 às 17:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"e quanto mais geograficamente afastados de África, mais introvertidos são os Europeus, com a estranha excepção do caso português"

Pois, mas acho que essa cultura demasiada "introvertida" europeia veio do cristianismo.

12 de fevereiro de 2013 às 19:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, artigo um pouco antigo sobre o "liberalismo" na Holanda, mas caso lhe interesse:

http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=26897

12 de fevereiro de 2013 às 19:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quais Deuses seriam celebrados durante o antigo carnaval romano, Caturo? Saturno, Jano, Fauno, Baco?

12 de fevereiro de 2013 às 19:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, "o legado celta" a passar agora mesmo no canal historia.Documentario galego.

Repete ás 3 horas de quarta feira!

12 de fevereiro de 2013 às 20:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

Obrigado.

12 de fevereiro de 2013 às 20:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Pois, mas acho que essa cultura demasiada "introvertida" europeia veio do cristianismo.»

Não creio.

12 de fevereiro de 2013 às 20:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

«http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=26897»

Obrigado.

12 de fevereiro de 2013 às 20:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

«A merda neonazi do PNR é para ser detectada e posta de parte»

Não digas asneiras. Para ser posto de parte és tu se estás contra o PNR, do qual não entendes a real ponta de um caralho. Informa-te antes de te saírem alarvidades pela ponta dos dedos.

12 de fevereiro de 2013 às 20:48:00 WET  
Blogger Caturo said...

«É que parece que essa é a unica agenda deles!O que achas que é??Querem sentir-se melhores com eles proprios ao dizer que têm negocios num pais da Europa?»

Pode bem ser isso, até porque assim pode ser que consigam passar para outros países europeus...

12 de fevereiro de 2013 às 20:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Quais Deuses seriam celebrados durante o antigo carnaval romano, Caturo? Saturno, Jano, Fauno, Baco?»

Fauno, na Lupercália, que é dia 15.
Por outro lado, este mês é também consagrado, na antiga tradição romana, a saudar os espíritos dos ancestrais, porque era nesta altura o fim do ano latino arcaico (começava em Março e acabava em Dezembro). Este tempo era pois uma espécie de intervalo entre tempos, no qual se contactava com os mortos, num paralelismo notório com o Samain céltico, que se dá no início de Novembro, ou antes do início da estação fria, porque para os Celtas o ano começa no frio, tal como o dia começa de noite, tanto que, segundo César, os Gauleses contavam as noites em vez dos dias.


12 de fevereiro de 2013 às 20:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«A merda neonazi do PNR é para ser detectada e posta de parte. Como nacionalista, preocupa-me isto e ergo a minha voz contra atitudes com as quais não posso pactuar.»

«Um procedimento muito diferente é o adotado »

Já estou bem a ver o tipo de "nacionalista" que és.

12 de fevereiro de 2013 às 21:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Fauno, na Lupercália, que é dia 15."

Obrigado, mas colocaste aqui no blogue uma vez um artigo acerca do Carnaval de Podence que, me lembro pouco, mas dizia algo sobre que tinha origens na Saturnalia e por isso creio que Saturno fosse um Deus importante, e tambem dizia algo de Jano, tanto que as mascaras dos caretos teriam origem neste Deus de "duas faces". Mas lembro pouco do artigo, e por isso vim perguntar.

12 de fevereiro de 2013 às 21:22:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, fizeste bem, que da discussão nasce a luz, como sói dizer-se. Há de facto elementos relativos a esses Deuses que referiste em várias festividades da época invernal, sem que as correspondências sejam exactas.

12 de fevereiro de 2013 às 22:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Pois, mas acho que essa cultura demasiada "introvertida" europeia veio do cristianismo".


Acho que sim, com as imposições todas a nível comportamental.

12 de fevereiro de 2013 às 22:53:00 WET  
Anonymous Wergeld said...

"Já estou bem a ver o tipo de "nacionalista" que és".

Bem tentas enfiar a carapuça, mas não chegas lá. És muito fraquinho, pois, e querias que afinassem todos pelo teu diapsão, não era?
Como se todos os nacionalistas fossem grunhos como tu. A ti serve o "título" de arruaceiro ignorante: eu sou um nacionalista instruído ao contrário de pindéricos da tua laia.

12 de fevereiro de 2013 às 22:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Os Aficanos e outros de clima muito quente (como a India) sao muito expansivos devido a dois motivos em especial: um é o calor intenso e a luminosidade que é uma forte estimulo pra mente de uma pessoa. Outro motivo é que são povos primitivos. A mesquinhez, a agressividade, a barulheira, o agrupamento e a falta de ritos que compoem as regras sociais lhes dão tal caracteristica

12 de fevereiro de 2013 às 23:07:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Acho que sim, com as imposições todas a nível comportamental.»

Eu acho que não, porque a introversão dos Europeus não resulta de restrições a nível comportamental impostas de fora. Em matéria de restrições, o sul mediterrânico é incomparavelmente mais impositivo do que o Norte europeu, e todavias as pessoas do sul mediterrânico são muitíssimo mais expansivas do que as do norte e leste europeu.

13 de fevereiro de 2013 às 00:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A merda neonazi do PNR é para ser detectada e posta de parte.
Como nacionalista, preocupa-me isto e ergo a minha voz contra atitudes com as quais não posso pactuar.

MINHO-TIMORISTA É MUNDIALISTA IMPERIAL SAUDOSISTA E NÃO NACIONALISTA..É O INVERSO DE NAÇÃO..

13 de fevereiro de 2013 às 00:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bem tentas enfiar a carapuça, mas não chegas lá. És muito fraquinho, pois, e querias que afinassem todos pelo teu diapsão, não era?
Como se todos os nacionalistas fossem grunhos como tu. A ti serve o "título" de arruaceiro ignorante: eu sou um nacionalista instruído ao contrário de pindéricos da tua laia.

CACHALOTE DO TEJO DETECTADO..ESSE GAJO COMEÇOU AQUI COMO AGENTE KOSHER, DEPOIS FOI SE FINGINDO DE COMPREENSIVO PRA SE INFILTRAR E AGORA SE FINGE DE "NACIONALISTA" COM ASPAS BEM GRANDES A LA MINHO-TIMOR..HEHE

13 de fevereiro de 2013 às 01:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Os Aficanos e outros de clima muito quente (como a India) sao muito expansivos devido a dois motivos em especial: um é o calor intenso e a luminosidade que é uma forte estimulo pra mente de uma pessoa. Outro motivo é que são povos primitivos. A mesquinhez, a agressividade, a barulheira, o agrupamento e a falta de ritos que compoem as regras sociais lhes dão tal caracteristica

MEÍSMO BARATO..OS INDIANOS ADVEM DO POS-ROTAS..OS SICILIANOS TAMBEM..OBVIO QUE UM DNA BOMBARDEADO POR TANTO UV POR TANTAS CENTENAS DE MILENIOS O NEUROTIPO IRÁ FICAR MARCADO IGUAL AO FENOTIPO E CIA...

13 de fevereiro de 2013 às 01:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que não, porque a introversão dos Europeus não resulta de restrições a nível comportamental impostas de fora. Em matéria de restrições, o sul mediterrânico é incomparavelmente mais impositivo do que o Norte europeu, e todavias as pessoas do sul mediterrânico são muitíssimo mais expansivas do que as do norte e leste europeu.

FAZ SENTIDO..OS LIBERAIS DO NORTE MENOS EXPANSIVOS QUE A BEATADA CUTOLICA DO SUL

13 de fevereiro de 2013 às 01:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Se tivesses publicado isto no FB clicava no Gosto!!

13 de fevereiro de 2013 às 01:27:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Como era visto este papa em termos de relacionamento e diálogo interreligioso Paganismo/Cristianismo?»

Basicamente era igual aos outros papas todos, na generalidade, tão inimigo do Paganismo como qualquer outro, embora raramente falasse no assunto.

Para críticas mais longas e detalhadas, tens aqui uma longa lista de tópicos:

http://wildhunt.org/2013/02/pope-benedict-xvi-a-pagan-perspective-of-his-legacy.html

O autor, de Esquerda antirra, é, independentemente disso, um bocado caguinchas, pelo que é preciso dar-lhe algum desconto. Acerta todavia em algo do que diz.

13 de fevereiro de 2013 às 05:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"CACHALOTE DO TEJO DETECTADO..ESSE GAJO COMEÇOU AQUI COMO AGENTE KOSHER, DEPOIS FOI SE FINGINDO DE COMPREENSIVO PRA SE INFILTRAR E AGORA SE FINGE DE "NACIONALISTA" COM ASPAS BEM GRANDES A LA MINHO-TIMOR..HEHE"


este brazuca histérico é um convidado tolerado que ainda não percebeu que veio bater ao sítio errado. faz-me lembrar um tio já de idade, que berrava que nem um maluco, e as pessoas da família deixavam-no estar, por estar ensandecido e ser inofensivo. este é igual, e até serve para nos divertirmos, ehehehe...

13 de fevereiro de 2013 às 14:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"És muito fraquinho, pois, e querias que afinassem todos pelo teu diapsão, não era?"

Bem, todos os nacionalistas portugueses escrevem segundo a ortografia portuguesa, e não segundo o aborto ortográfico.

13 de fevereiro de 2013 às 18:16:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

este brazuca histérico

AQUELE DOGMA DE QUE CAPS SIGNIFICA GRITO..QUEM IMPÔS ESSE PSEUDO-LOGOS?..

13 de fevereiro de 2013 às 18:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"CACHALOTE DO TEJO DETECTADO..ESSE GAJO COMEÇOU AQUI COMO AGENTE KOSHER, DEPOIS FOI SE FINGINDO DE COMPREENSIVO PRA SE INFILTRAR E AGORA SE FINGE DE "NACIONALISTA" COM ASPAS BEM GRANDES A LA MINHO-TIMOR..HEHE"


este brazuca histérico é um convidado tolerado que ainda não percebeu que veio bater ao sítio errado. faz-me lembrar um tio já de idade, que berrava que nem um maluco, e as pessoas da família deixavam-no estar, por estar ensandecido e ser inofensivo. este é igual, e até serve para nos divertirmos, ehehehe...



Sim, não passa dum palhaço com "P" grande, lol...

13 de fevereiro de 2013 às 18:39:00 WET  
Anonymous Direita said...

No outro dia soube-se que a fome é tanta que alguns norte-coreanos recorrem ao canibalismo, mas a notícia foi recebida com menos atenção e indignação que a possibilidade de Obama nomear um republicano para o seu governo.

voce tem provas disto ou só esta vomitando o que a mídia vende?

14 de fevereiro de 2013 às 09:24:00 WET  
Anonymous Direita said...

(de todas e não apenas dos casos extremos e absurdos, como o nazismo).

e quais são estes absurdos do nazismo(quero provas ,hein)?

14 de fevereiro de 2013 às 09:25:00 WET  
Anonymous Direita said...

"Já estou bem a ver o tipo de "nacionalista" que és".

Bem tentas enfiar a carapuça, mas não chegas lá. És muito fraquinho, pois, e querias que afinassem todos pelo teu diapsão, não era?
Como se todos os nacionalistas fossem grunhos como tu. A ti serve o "título" de arruaceiro ignorante: eu sou um nacionalista instruído ao contrário de pindéricos da tua laia.

sim,podemos ver como tu é de uma educação sem igual.

14 de fevereiro de 2013 às 09:29:00 WET  
Anonymous Direita said...

este brazuca histérico é um convidado tolerado que ainda não percebeu que veio bater ao sítio errado. faz-me lembrar um tio já de idade, que berrava que nem um maluco, e as pessoas da família deixavam-no estar, por estar ensandecido e ser inofensivo. este é igual, e até serve para nos divertirmos, ehehehe...


ele é um white-pardo,um troll dentro do WN ...não de bolas a ele.

14 de fevereiro de 2013 às 09:33:00 WET  
Anonymous Direita said...

Sim, não passa dum palhaço com "P" grande, lol...

impulsivo,compulsivo e infantil; é o sangue que veio da africa correndo em sua veias. lol

14 de fevereiro de 2013 às 09:40:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home