sexta-feira, dezembro 28, 2012

PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL CONDENA HÁBITO «BRANCO» DE TER ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, foi bastante criticado esta quinta-feira após sugerir que o facto de se ter um cão não era um costume africano e que isso fazia parte da cultura branca.
A imprensa local informou que Zuma tinha declarado que comprar um cão, levá-lo a passear e ao veterinário pertenciam à cultura branca.
Jacob Zuma disse, ainda de acordo com os meios de comunicação sul-africanos, a posse de um animal faz parte de uma tendência preocupante dos negros em querer imitar os brancos. Estes comentários causaram uma onda de protestos por parte de proprietários de animais. As críticas a Jacob Zuma invadiram as redes sociais.
«Zuma diz que ter um cão não é um costume dos africanos. Contrariamente às velhas tradições africanas de ter um carro alemão, roupas italianas e beber whisky irlandês», declarou Tom Eaton no Twitter.
A presidência sul-africana tratou logo de atenuar algumas dessas críticas afirmando que Zuma havia tentado «descolonizar a mentalidade africana».
«A mensagem só queria sublinhar a necessidade de não pôr o nosso amor pelos animais acima do amor que devemos ter pelos outros seres humanos», anunciou o porta-voz do governo, Mac Maharaj.
(...)
Aos negros do país, Zuma afirmou ainda que ter animais de estimação é sinal de «falta de humanidade»; e disse também, aos negros: «ainda que apliques cremes e alises o cabelo, nunca serás branco». (http://www.alertadigital.com/2012/12/28/el-presidente-de-sudafrica-critica-la-cultura-blanca-de-tener-perros-y-quererlos/)

Efectivamente, ver negros com animais de estimação não é das coisas mais frequentes, já há muito tinha eu reparado nisso...
E é mais um traço de separação civilizacional entre a Europa e África, já agora, também entre a Europa e o Médio Oriente, visto que no mundo muçulmano também não é bem visto quem tenha um cão em casa... A estima pelos animais é, de resto, uma coisa muito europeia.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem, há certos pretos, na Europa, que gostam de ter pit bulls...

28 de dezembro de 2012 às 17:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, o que achas?

http://publico.pt/sociedade/noticia/licencas-e-locais-de-venda-de-armas-crescem-ao-ritmo-da-crise-1534428

28 de dezembro de 2012 às 20:59:00 WET  
Blogger Unknown said...

Bem, há certos pretos, na Europa, que gostam de ter pit bulls...

não sei por que eles parasitam essa raça de cães criadas pelos brancos por que o neurotipo deles ja é bestial o suficiente e sub-quadrupede..hehe

29 de dezembro de 2012 às 06:46:00 WET  
Blogger Afonso de Portugal said...

Anónimo disse...
«Bem, há certos pretos, na Europa, que gostam de ter pit bulls...»

Sim, pit bulls, rottweilers, staffordshires, dogues argentinos e outros do género.

E não são só os africanos, a ciganada também tem um fetiche sinistro por cães perigosos.

Já cães como o “Benji” é que é bem mais difícil de ver junto aos iminvasores…

29 de dezembro de 2012 às 23:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Preto acusado de matar mulher branca e os seus dois filhos pequenos:

http://fox8.com/2012/09/10/i-team-sandusky-suspects-past/

30 de dezembro de 2012 às 17:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Caturo, o que achas?

http://publico.pt/sociedade/noticia/licencas-e-locais-de-venda-de-armas-crescem-ao-ritmo-da-crise-1534428»

Não parece um bom indicador do que se vai passando. Sem que os mé(r)dia o noticiem, a falta de justiça e a violência reinante conduzem isto a um «faroeste».

31 de dezembro de 2012 às 05:41:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home