segunda-feira, fevereiro 13, 2012

PRIMEIRO-MINISTRO TURCO GARANTE QUE A TURQUIA NÃO ADMITE O RACISMO... NA EUROPA...

Foi aqui noticiada a reacção turca à aprovação em França da lei que criminaliza a negação do genocídio cometido pelos Turcos contra os Arménios em 1915: http://gladio.blogspot.com/2011/12/franca-prepara-se-para-reconhecer.html
Interessa entretanto recordar e registar as palavras do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, em reunião do seu partido (AKP - Partido do Desenvolvimento e da Justiça) - afirma o chefe asiático que tal atitude da parte das autoridades francesas configura «uma séria manifestação de um perigoso insidioso na Europa. Há uma abordagem inegavelmente racista, uma mentalidade racista... escondida por trás desta lei. Isto não é um assunto que diga apenas respeito à Turquia e à França. Isto é directamente uma questão europeia, uma questão da União Europeia.»
E disse mais: «a Turquia não ficará em silêncio diante do racismo e da islamofobia crescentes na Europa (...) a Turquia não é um país que... venha a dobrar-se diante dos insidiosamente crescentes racismo, xenofobia e islamofobia na Europa».
A Turquia nega, como se sabe, a realidade histórica do genocídio dos Arménios, dispuntando-lhe os números e argumentando que a minoria arménia se pôs ao lado dos invasores russos.

Independentemente do ponto de vista turco, e de a proibição da veiculação de teorias alternativas sobre factos históricos ser sempre uma limitação à liberdade de expressão, o que de qualquer modo se salienta aqui é a postura inverosimilmente atrevida do turco Erdogan, que fala como se o seu país tivesse uma palavra a dizer a respeito de assuntos europeus e até de assuntos internos de países europeus... o que será que lhe garante tamanho à vontade, não está explicado, talvez a já conhecida arrogância muçulmana não seja suficiente para que se entenda o que está em causa.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sim, só pode o racismo anti-armenio na turquia matando a armenia toda tipo quando o rio matou quase todo o paraguai em 1870

13 de fevereiro de 2012 às 22:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

exacto. pode haver racismo na Turcaria, em Israelixo e lá nos países das redondezas...
só não pode haver racismo na Europa e Mundo branco em geral.

14 de fevereiro de 2012 às 17:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«a Turquia não ficará em silêncio diante do racismo e da islamofobia crescentes na Europa (...) a Turquia não é um país que... venha a dobrar-se diante dos insidiosamente crescentes racismo, xenofobia e islamofobia na Europa».



fora com a turquia da nato


um general turco estava por trás do ataque aos não-muçulmanos na ex-jugoslavia

15 de fevereiro de 2012 às 20:56:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home