domingo, março 13, 2011

SOBRE O PROTESTO DE DIA DOZE

Quem sabe como os Portugueses costumam ser passivos e acomodados em Política, nomeadamente no que respeita à classe que a conduz, pode ter uma ideia do ponto a que é preciso chegar para que tanta gente saia à rua a gritar de frustração e REVOLTA... Como diz o Povo, não há mal que nunca se acabe (a opressão económico-liberal do povo) nem bem que sempre dure (ou mais concretamente o bem-bom de quem vive de pança cheia à custa da precariedade e exploração da populaça).
Os Nacionalistas que compareceram no protesto estão de parabéns - a causa em questão é nacional, diz respeito a todos os Portugueses, e quem defende a Nação não pode aceitar que o seu povo seja oprimido por uma elite apátrida, que quer atirar com milhares, senão milhões, para a roda viva da imigração em massa a nível mundial. Hoje é essencial que a voz Nacionalista se faça ouvir para que o Povo saiba qual é a versão nacionalista do que se passa - para que o Povo saiba que em primeiro lugar há que garantir a segurança e o emprego DOS PORTUGUESES, contra os ventos da globalização, tanto capitalistas como esquerdistas, que são esses que estão a causar a carestia de segurança precisamente porque querem desenraizar de vez as populações, tirando-lhes os diferentes privilégios sobre as suas próprias terras, o que leva à indignidade de fazer com que um nacional tenha em sua própria casa de competir por um posto de trabalho em igualdade de circunstâncias com um alógeno.
E quem não marcha nas ruas quantas vezes pode, aproveitando todas as oportunidades - sim, é preciso ser oportunista no bom sentido - vai a caminho do oblívio. Como diz o Povo, quem não aparece esquece. Precisamente, mas precisamente, pelo facto de ter havido malta de extrema-esquerda na manifestação é que os Nacionalistas tinham de marcar posição, para que não parecesse que o protesto legítimo era «uma coisa de esquerda». Não é por «os outros» estarem «lá» que nós devemos deixar de «lá» ir, pelo contrário, a lógica democrática é completamente inversa a essa - em Democracia, é quando os outros berram que devemos também bradar, para que não seja só a voz dos outros a ouvir-se. É assim na Assembleia da República, com a Esquerda e a Direita sentadas lado a lado, e é assim na rua. A Rua não é nunca propriedade exclusiva «dos outros», e quando houver junto do povo a impressão de que «a rua é da Esquerda», a coisa está mal encaminhada. O povo que assistiu à manifestação, em directo ou em casa, ficou assim a saber que a ideia do protesto não é «típica da esquerda», até porque, como disse o Diário de Notícias, o grupo de extrema-direita que participou na manifestação «assumiu um espaço central á cabeça do desfile».

30 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A manifestação em Lisboa teve claramente uma conotação esquerdista. Basta ver o sucesso que tiveram os Homens da Luta junto dos manifestantes, de tal forma que se tornaram num simbolo deste protesto. Tratou-se de uma manifestação de contestação mas numa optica esquerdista e não numa optica nacionalista.
Se tivesses tentado levantar a questão da imigração junto dos manifestantes depressa verificarias que não é assunto que interesse particularmente ás pessoas. O que chateia o pessoal é que lhe estejam a ir á carteira. Do resto ninguem quer saber.
No fundo esta manifestação confirmou uma sensação que tenho há bastante tempo. A crise em Portugal vai provocar um acentuado deslize para a esquerda do BE e PCP das intenções de voto.
Quanto ao PNR, ninguem leva o partido minimamente a sério, ainda mais agora que os debates centrais da vida portuguesa se fazem em torno de questões financeiras e economicas para as quais o partido não tem ninguem em condições de opinar com verdadeiro conhecimento de causa.

13 de março de 2011 às 20:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Acho que as cores da nossa bandeira deveriam voltar a ser o azul e branco. Ainda hoje a bandeira galega o é, é nós podíamos também voltar às origens.

13 de março de 2011 às 21:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Quanto ao PNR, ninguem leva o partido minimamente a sério, ainda mais agora que os debates centrais da vida portuguesa se fazem em torno de questões financeiras e economicas para as quais o partido não tem ninguem em condições de opinar com verdadeiro conhecimento de causa."

Talvez o PNR precise mesmo de um dircurso mais forte de propostas e de divulgações económicas.
E como bem disse o Caturo, o partido também deve ser oportunista já que este é o foco principal dos protestos.

13 de março de 2011 às 21:48:00 WET  
Blogger Caturo said...

«A manifestação em Lisboa teve claramente uma conotação esquerdista»

Não, nem por isso. Houve quem quisesse que assim fosse, mas não foi isso que aconteceu (ler a adenda que fiz ao tópico antes de ter lido o que escreveste).


«Basta ver o sucesso que tiveram os Homens da Luta junto dos manifestantes,»

Isso não tem nenhuma conotação esquerdista séria, os tais «homens da luta» são uma sátira (e é o pessoal de esquerda que mais se sente incomodado por eles, precisamente porque ridicularizam o estilo esquerdista dos anos setenta, pós-abrilino, incluindo a «santa» figura do trovador do género zeca-afonsino, a Esquerda não gosta que se brinque com os seus ícones). O pessoal gosta dos homens da luta porque eles brincam com a situação e se revoltam contra tudo.


«Tratou-se de uma manifestação de contestação mas numa optica esquerdista e não numa optica nacionalista.»

Tratámos disso...


«Se tivesses tentado levantar a questão da imigração junto dos manifestantes depressa verificarias que não é assunto que interesse particularmente ás pessoas.»

Quais manifestantes? Eram tantos, de tantos grupos e vozes diferentes...
Ali não havia lugar para «levantar questões», só para palavras de ordem. E as nossas ouviram-se bem.


«O que chateia o pessoal é que lhe estejam a ir á carteira. Do resto ninguem quer saber.»

Isso é o que dizem os homens da luta, na música em que cantam «e o povo pá? Quer dinheiro para comprar um carro novo, pá...»


«No fundo esta manifestação confirmou uma sensação que tenho há bastante tempo. A crise em Portugal vai provocar um acentuado deslize para a esquerda do BE e PCP das intenções de voto»

Cá estaremos para o evitar ou para o contrabalançar. E tu se estiveste lá, cumpriste o teu dever, se não... não cumpriste. E, pela tua passividade, és conivente com esse aproveitamento esquerdista.


«ainda mais agora que os debates centrais da vida portuguesa se fazem em torno de questões financeiras e economicas»

Não é «fazem-se». é «vão-se fazendo». E é precisamente isto que tu e outros como tu não entendem - é que a situação não está pré-determinada, a situação é e sobretudo será aquilo que dela fizermos. E, enquanto não estás morto, tens corpo e voz para intervir tanto quanto possas. Se vais na rua a andar, mesmo que vás sozinho e pareças insignificante, as pessoas têm que te ver e desviar-se de ti, se não colidem. E isso altera-lhes o caminho, por pouco que seja. Obriga-as a um esforço que não teriam se não existisses.

E mesmo depois de morreres, quem sabe o que o futuro reserva... lá diz o Hino Nacional que «sente-se a voz dos teus egrégios avós...»

13 de março de 2011 às 22:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem, parabéns aos nacionalistas presentes, a remar contra a maré sempre! a voz do PNR tem que ser ouvida e quantos mais a espalharmos melhor para Portugal e para a Europa

13 de março de 2011 às 23:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Esta fez o meu dia:

"Lema do Salazar: Deus, Pátria e Família. Lema dos socialistas: Adeus Pátria e Família"

14 de março de 2011 às 01:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

Eheheheh, bem visto...

14 de março de 2011 às 01:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Basta ver o sucesso que tiveram os Homens da Luta junto dos manifestantes,»

Isso não tem nenhuma conotação esquerdista séria, os tais «homens da luta» são uma sátira (e é o pessoal de esquerda que mais se sente incomodado por eles,
precisamente porque ridicularizam o estilo esquerdista dos anos setenta,
pós-abrilino, incluindo a «santa» figura do trovador do género zeca-afonsino, a
Esquerda não gosta que se brinque com os seus ícones). O pessoal gosta dos
homens da luta porque eles brincam com a situação e se revoltam contra tudo.

Concordo em 100%

O sucesso deles deve-se, quanto a mim de toda esta massa contestária precisar de uma voz, de ter um enquadramento que os mobilize, daí o furor que causaram esses «gandas malucos», mas, no final da manif quem subiu para a carrinha cantar
lado lado com os homens da luta aos abraços foi a Joana Amaral Dias.
Penso que isto dá para ter uma ideia com a facilidade com que essa gente se apropria, sem a mínima contestação, é uma situação considerada por todos como esperada e natural.

A miúda contestária, a la rebelde chic-lux, vestida com roupas de marcas e arranjada ao estilo que custaria quase a ordenado a muitos dos que se manifestavam a ser o ícone da manif a par dos homens da luta, ainda mais do que
os próprios organizadores da manif.
Concordo com o anónimo quando diz que a crise vai provocar um acentuado deslize para a esquerda do BE e PCP.

«O que chateia o pessoal é que lhe estejam a ir á carteira. Do resto ninguem quer saber.»

Isso é o que dizem os homens da luta, na música em que cantam «e o povo pá? Quer dinheiro para comprar um carro novo, pá...»

Curiosamente, foi cantado pelos próprios manifestantes. Protesta-se por protestar mas sem uma voz que direccione.

14 de março de 2011 às 01:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Os Nacionalistas que compareceram no protesto estão de parabéns -

Também esteve lá o movimento de oposição nacional e, pelo que o DN escreveu, congratularam-se pelo PNR não estar presente.

14 de março de 2011 às 01:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, não leves a mal, mas eu vi a manif pela Televisão e fiquei com a sensação de estar a assistir a uma manif comunista.
sei que também lá andou gente de extrema-direita, sim. mas quantos eram? uma minoria no meio daquela gente toda...

14 de março de 2011 às 10:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Se tivesses tentado levantar a questão da imigração junto dos manifestantes depressa verificarias que não é assunto que interesse particularmente ás pessoas."


sim, e o mais provável era ser criticado.
basta ver que andava por lá imensa pretalhada na manif.
mesmo no Porto, vi pelo menos um mestiço por lá.

14 de março de 2011 às 10:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«O que chateia o pessoal é que lhe estejam a ir á carteira. Do resto ninguem quer saber.»

Isso é o que dizem os homens da luta, na música em que cantam «e o povo pá? Quer dinheiro para comprar um carro novo, pá...»

Curiosamente, foi cantado pelos próprios manifestantes. Protesta-se por protestar mas sem uma voz que direccione.

14 de março de 2011 às 11:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Se tivesses tentado levantar a questão da imigração junto dos manifestantes depressa verificarias que não é assunto que interesse particularmente ás pessoas.

Sem dúvida, se andavam por lá as organizações de imigrantes, inclusivamente os zucas da casa do brasil a pavonearem-se com uma faixa enorme da bandeira zuca.

14 de março de 2011 às 11:22:00 WET  
Blogger Anti-ex-ariano said...

Anónimo disse…
╔═══════════════════════════════╗
«A crise em Portugal vai provocar um acentuado deslize para a esquerda do BE e PCP das intenções de voto.»
╚═══════════════════════════════╝

Já se dizia isso antes das últimas legislativas e, no final, o partido "pequeno" que mais cresceu foi o CDS, da “direita capitalista, conservadora e cristã”.

Fazer futurologia com tanta convicção é um exercício perigoso. Até porque a sondagem mais recente (Eurosondagem, 23-28 Fev.) dá uma vitória clara ao PSD de Passos Fedelho:

PSD: 36,9%
PS: 30,6%
CDS-PP: 9,9%
CDU: 8,6%
BE: 7,7%

E, se compararmos os resultados desta sondagem com os resultados obtidos pelos partidos nas legislativas de 2009:

PS: 36,6%
PSD: 29,1%
CDS-PP: 10,4%
BE: 9,8%
CDU: 7,9%

…constatamos que o BE até desce (-2,1%) e a subida da CDU (+0,7%) não permite compensar essa descida (-2,1+ 0,7 = -1.8%).

E o que é ainda mais grave: os dois partidos do “centrão”, PS e PSD, obtêm uma percentagem maior de votos (36,9 +30,6= 33,75%) nesta sondagem do que aquela que tiveram nas legislativas de 2009 (36,6 + 29,1 = 32,85%) o que, embora não sendo definitivo, parece sugerir que o povo português não tem a menor intenção de deixar de votar nos partidos do sistema para dar o seu voto à extrema-esquerda.

14 de março de 2011 às 14:30:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Interessantes» números - afinal a Esquerda até... desce.
Claro que, fora isso, os números, apesar de interessantes, são merdosos, porque o PSD, que é a outra face da mesmíssima elite, só afundará ainda mais o País.

14 de março de 2011 às 17:02:00 WET  
Blogger Caturo said...

«sim, e o mais provável era ser criticado.
basta ver que andava por lá imensa pretalhada na manif.»

Não é um argumento com sentido. Primeiro, porque por acaso os pretos até eram poucos (e, proporcionalmente, MUITO menos do que se vêem pelas ruas noutras alturas).
Segundo, porque se uns andavam lá, os outros também lá estavam, e ninguém foi atacado... aliás, quando o cantor Vitorino se pôs a cantar, o pessoal nacionalista vaiou-o tanto que o camião em que ele estava teve de avançar uns metros para ver se o gajo cantava mais à vontade...

14 de março de 2011 às 17:05:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Sem dúvida, se andavam por lá as organizações de imigrantes, inclusivamente os zucas da casa do brasil»

Isso não quer dizer nada, como acima expliquei. Aliás, os poucos nacionalistas que apareceram deram mais nas vistas, proporcionalmente, do que toda a gente.

14 de março de 2011 às 17:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O povo que assistiu à manifestação, em directo ou em casa, ficou assim a saber que a ideia do protesto não é «típica da esquerda», até porque, como disse o Diário de Notícias
, o grupo de extrema-direita que participou na manifestação «assumiu um espaço central á cabeça do desfile».



não se viu na tv (merdia)

14 de março de 2011 às 17:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não foi por acaso que a Joana Amaral Dias abraçou os Homens da Luta na manifestação. É que, ideologicamente, fora das brincadeiras, eles não andam de facto muito longe dela. Basta ver esta entrevista do Jel a Mário Crespo há poucos dias atrás.

http://www.youtube.com/watch?v=z0b_rnlTpaU

14 de março de 2011 às 18:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"o que, embora não sendo definitivo, parece sugerir que o povo português não tem a menor intenção de deixar de votar nos partidos do sistema para dar o seu voto à extrema-esquerda."


então é um mal menor.
para meter tudo nas mãos da escumalha de extrema-esquerda, mais vale mesmo ficar como está.

14 de março de 2011 às 18:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"não se viu na tv (merdia)"



pois não. apenas disseram que andava por lá a extrema-direita e pouco mais.
quase nem se viu nada. só umas bandeiras pretas, muito, muito de passagem.

14 de março de 2011 às 18:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois são de Esquerda são, mas não é por isso que se tornam populares.

14 de março de 2011 às 19:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

lol comunistas e bloquistas só faltam andarem aos beijinhos uns aos outros. uma vez vi o Louçã e o Jerónimo num debate em amena cavaqueira quase a convidarem-se para almoçar...
e estão sempre de acordo em tudo.

depois ainda falam da "sintonia" PS-PSD

olha quem fala hahahahaha

14 de março de 2011 às 20:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não foi por acaso que a Joana Amaral Dias abraçou os Homens da Luta na manifestação. É que, ideologicamente, fora das brincadeiras, eles não andam de facto muito longe dela. Basta ver esta entrevista do Jel a Mário Crespo há poucos dias atrás.

http://www.youtube.com/watch?v=z0b_rnlTpaU
14 de Março de 2011 18h04min00s WET

Sim, mas numa manif apartidária, a facilidade com que esta destacada bloquista assume esta importância sem qualquer contestação é que deve ser considerada. O resto, tal como diz o Caturo, não é o facto de serem de esquerda que os torna populares.

14 de março de 2011 às 20:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ouviu-se foi os organizadores comunas a dizer aos nacionalistas, tenham muito juizinho se não ainda vão se aleijar.

14 de março de 2011 às 20:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não ouvi nada disso, o que ouvi e vi foi algumas provocações contra os Nacionalistas, mas mal estes respondiam à letra, quem tinha insultado ficava-se para trás e calava-se...

14 de março de 2011 às 21:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A jornalista Helena Matos diz no blog Blasfémias que os organizadores da manifestação recomendaram aos jornalistas que evitassem mostrar um grupo com simbologia nazi. Estavas nesse grupo dos simbolos nazis Caturo?

http://blasfemias.net/2011/03/12/os-filhos-de-boaventura-e-gauche-causs-modalisboa-lux/

14 de março de 2011 às 22:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não vi quaisquer símbolos nazis, apenas nacionalistas com bandeiras negras, tendo uma delas uma tríscele.

14 de março de 2011 às 22:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Não vi quaisquer símbolos nazis, apenas nacionalistas com bandeiras negras, tendo uma delas uma tríscele."


um trisquel é um "simbolo nazi"...no bom sentido, é claro :)

15 de março de 2011 às 09:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
A jornalista Helena Matos diz no blog Blasfémias que os organizadores da manifestação recomendaram aos jornalistas que evitassem mostrar um grupo com simbologia nazi. Estavas nesse grupo dos simbolos nazis Caturo?

http://blasfemias.net/2011/03/12/os-filhos-de-boaventura-e-gauche-causs-modalisboa-lux/

14 de Março de 2011 22h17min00s WET


«democrata»

15 de março de 2011 às 16:14:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home