O PNR EM APOIO DO METRO DE COIMBRA - TRANSPORTE DAS CLASSES POPULARES
As obras avançaram e foram arrancados os carris da antiga Linha da Lousã. Depois disso, o Governo gerou um cenário de indefinição quanto ao futuro do projecto. E aquilo que ao princípio pareciam suspeitas em torno de um processo muito pouco claro, tornam-se agora evidências: está tudo parado por ordem do Governo!
Muitas questões que envolvem este processo, merecem ser colocadas.
Que dizer das expropriações selvagens efectuadas ao longo da linha? Dos logradouros de prédios cortados ao meio? Das garagens deitadas abaixo? Das linhas ripadas para sul ou para norte, consoante o gosto do freguês? Muito dinheiro se tem esbanjado ao contribuinte!
Porque motivo, correram os processos de expropriação no Tribunal Central Administrativo em Lisboa e não nas Comarcas da Lousã ou de Coimbra?
Isto, já para não se falar das alterações do traçado da linha desde S. José a fim de passarem por algumas urbanizações da Solum e culminar em frente ao Dolce Vita, a contento de empresários e empreiteiros, que venderam os seus andares a preços de especulação. Um caso por certo a merecer a atenção das autoridades competentes.
Não se compreende, também, o abandono da actual bitola dos carris, que, desligando-nos da rede ferroviária nacional, destrói-se, 100 anos depois, o legado do Caminho de Ferro, que no passado permitiu a Miranda do Corvo e à Lousã darem o salto em frente.
Sem Comboio, e sem Metro de superfície, irão os transportes alternativos resolver a situação? Não!
O Metro de Coimbra é uma obra estruturante para os Concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, servindo centenas de trabalhadores, estudantes e demais população para quem este é o único meio de transporte. Iria também servir para desviar muito trânsito das ruas de Coimbra superlotadas e sem condições de alargamento, ajudando assim a resolver problemas de trânsito e poluição.
É lamentável a dualidade de critérios dos Governantes, que teimam em gastar rios de dinheiro com o TGV, somente para agradar aos senhores da Europa e a uns poucos privilegiados, mas bloqueiem uns tostões para uma obra tão essencial para o nosso Distrito, travando-a por tempo indeterminado.
É lamentável que se tenha desmantelado a linha de comboio quando já se sabia que não seria possível a sua remodelação.
Os Nacionalistas fazem sua a causa do povo!Em primeiro lugar, as obras que servem quem mais precisa; só depois, as obras para quem até já tem muito bons meios de transporte para se deslocar.
8 Comments:
«Os Nacionalistas fazem sua a causa do povo! Em primeiro lugar, as obras que servem quem mais precisa; só depois, as obras para quem até já tem muito bons meios de transporte para se deslocar.»
Exacto, até porque o desenvolvimento por inteiro do país e a coesão nacional passam obrigatoriamente por aí.
Exacto, até porque o desenvolvimento por inteiro do país e a coesão nacional passam obrigatoriamente por aí.
o pnr tem algum projeto pra repovoar o leste do país com nativos e evitar mais exodo pro oeste?
sim, por que os migrantes saem por que se concentra toda a economia do país em apenas duas cidades..principalmente na capital..
lembrar que os eua tem varios polos em varias regiões do país e isso o faz poderoso, enquanto na europa geralmente as maiores e mais importantes cidades são as capitais..
tudo concentrado em paris, londres, cia..
não tem como criar uma zona franca por exemplo em tras os montes?
pra atrair capital pra la com incentivos fiscais..?
covarde
Covarde és tu, animal favelado de merda, sub-humano nojento.
Covarde és tu, animal favelado de merda, sub-humano nojento.
disse tudo..
um lixo que odeia a real democracia do verdadeiro povo etnico..que só defende os interesses aliens e dos menos de 1% das altas cupulas trairas das elites tambem..
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