quarta-feira, janeiro 06, 2010

AS JANEIRAS, PROVÁVEL ELEMENTO DA PAGANIDADE LATINA NA TRADIÇÃO FOLCLÓRICA PORTUGUESA



Daqui e daqui, retiram-se trechos para compor este texto:

As Janeiras ou cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.
Realizam-se em Janeiro. Este mês era consagrado a Jano, o Deus das Portas e das Passagens. Era o Porteiro dos Céus e por isso muito importante para os Romanos que esperavam a Sua protecção. Era-Lhe pedido que afastasse das casas os espiritos maus, sendo especialmente invocado no Seu mês, o primeiro.
Era tradição que os Romanos se saudassem em Sua honra no começar de um novo ano e daí derivam as Janeiras.

O Dicionário da Porto Editora (4ª Edição) define Janeiras como “Cantigas de boas-festas por ocasião do Ano Novo”.
Assim sendo, não podemos deixar de relacioná-las com Janeiro, o primeiro mês do ano, assim chamado em honra do Deus Jano (de janua = porta, entrada). Este Deus ocupa um lugar muito importante na mitologia romana, sendo o Seu nome invocado antes de Júpiter. Jano é o Porteiro Celestial, e, consequentemente, o Deus das Portas, que as abria e fechava, esperando-se a Sua protecção na partida e no regresso. Considerado um Deus dos começos, Jano era invocado para afastar das casas os espíritos funestos e não podia deixar de ser invocado no mês de Janeiro, começo do novo ano. Em Sua honra aproveitariam os Romanos para se saudarem uns aos outros. Parece, portanto, que as Janeiras têm origem nesses cultos pagãos, que o cristianismo não conseguiu apagar e que se foram transmitindo de geração em geração.

A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver, são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de destribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra.

A mais conhecida parece ser esta:

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas

Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte
Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte

Muita neve cai na serra
Muita neve cai na serra
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem tem saudades da terra

Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa
Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza

Já nos cansa esta lonjura
Já nos cansa esta lonjura
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem anda à noite à ventura

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas


Detalhe da tradição das Janeiras no Minho


As Janeiras na zona centro, arredores de Leiria, em Castanheira de Pera

Janeiras na Quinta da Saudade, Algarve
É de lembrar que já na obra «De Correctione Rusticorum», do século VI, se lê (Ponto 10) que já nessa altura o Povo considerava o início de Janeiro (as Calendas de Janeiro) como o início do ano, ao passo que no Cristianismo da época se pensava, conforme diz o autor, que o ano só começava no equinócio da Primavera...

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

AQUELA FANTASIA DO MINHO LEMBRA AQUELES TRAJES AMERINDIOS E AFRICANOS..CREDO..!!

7 de janeiro de 2010 às 00:08:00 WET  
Blogger Ludovico Cardo said...

Lá para os meus lados ainda se cantam as Janeiras

7 de janeiro de 2010 às 11:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mais um jovem negro, filho da classe trabalhadora que vive nos bairros pobres da periferia de Lisboa, foi morto pela polícia. Edson Sanches, o Kuku, tinha apenas 14 anos. Para justificar o injustificável, a polícia alegou que o tiro que o feriu mortalmente na cabeça na Falagueira, Amadora, foi disparado em legítima defesa, e que o agente da PSP não queria matá-lo. Os jovens que acompanhavam Kuku durante a perseguição policial, no dia 4 de Janeiro, negam que ele estivesse armado. Se o polícia não queria matá-lo, porque então disparou na cabeça? A morte de Kuku é mais um crime bárbaro e racista contra os jovens negros em Portugal. Reproduzimos, a seguir, a convocatória da Plataforma Gueto para um acto de protesto contra a brutalidade policial no dia 17 de Janeiro, às 16 horas, em frente à 60ª Esquadra, na rua 17 de Setembro, no Casal da Boba.

“Passaram-se nove dias sobre o assassinato do Kuku sem que as autoridades mostrem qualquer sinal de querer revelar a verdade. Kuku foi enterrado no passado sábado e com ele todos esperam que seja enterrado mais um crime violento cometido pela polícia racista, com a cumplicidade dos média e tod@s que ficaram silenciosos perante o renascimento da pena de morte em Portugal.

Gerou-se um movimento de solidariedade à família de Kuku através da venda de CD’s, t-shirts e donativos que têm ajudado a suportar algumas despesas. Nos próximos dias 24 e 31 de Janeiro (sábado), pelas 20h, no Centro de Cultura Libertária, irão realizar-se dois jantares para o mesmo efeito. No entanto, mais que demonstrar solidariedade, é preciso exigir justiça. Lutar por ela. Não queremos deixar que esta execução caia no esquecimento como o caso do Angoi, Tony, PTB, Tete, Corvo, etc.

Até os maiores criminosos, o que não era o caso de Kuku (ao contrario do que propagandearam os média racistas), têm direito a um julgamento num tribunal, mesmo sabendo que este também não é sinónimo de justiça. Mas, em Portugal, a justiça é cada vez mais um privilégio dos ricos. Para os pobres negros, ciganos, brancos, as autoridades reservam execuções sumárias feitas nas ruas, nas viaturas e esquadras de polícia.

De Paris a Atenas a São Francisco (onde no dia 1 de Janeiro a policia assassinou um jovem negro de 22 anos) a Amadora, está a acontecer por todo o lado. Qual será o próximo bairro? O meu? O teu? Quem será o próximo? Eu? Tu?

Basta.

Imprime e divulga flyer em anexo. Apelamos a tod@s @s irm@s, tropas, guetos e organizações solidárias que se juntem nesta jornada duma luta que é de tod@s e que esteve calada muito tempo. Sem justiça não haverá paz.”

7 de janeiro de 2010 às 13:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Orgulho em ser Branco»


"Quantas pessoas estão actualmente a prestar atenção a isto?
Existem Afro-Americanos, Americanos Hispânicos, Americanos Asiáticos, Americanos Árabes, etc. E depois há os apenas Americanos.
Vocês passam por mim na rua e mostram arrogância. Chamam-me ‘White boy,’ ‘Cracker,’ ‘Honkey,’ ‘Whitey,’ ‘Caveman’ …e está
tudo bem.
Mas quando eu vos chamo Nigger, Kike, Towel head, Sand-nigger, Camel Jockey, Beaner, Gook, or Chink . Vocês chamam-me racista.
Quando dizem que os Brancos cometem muita violência contra vocês, então porque razão os ghettos são os sítios mais perigosos para se viver?
Vocês têm o United Negro College Fund. Vocês têm o Martin Luther King Day. Vocês têm o Black History Month. Vocês têm o Cesar Chavez Day. Vocês têm o Yom Hashoah. Vocês têm o Ma’uled Al-Nabi. Vocês têm o NAACP. Vocês têm o BET [Black Entertainment Television] (tradução: Televisão de Entretenimento para negros).
Se nós tivéssemos o WET [White Entertainment Television] seriamos racistas. Se nós tivéssemos o Dia do Orgulho Branco, vocês chamariam-nos racistas. Se tivéssemos o mês da História Branca, éramos logo racistas. Se tivéssemos alguma organização para ajudar apenas Brancos a andarem com a sua vida para frente, éramos logo racistas. Existem actualmente a Hispanic Chamber of Commerce, a Black Chamber of Commerce e nós apenas temos a Chamber of Commerce. Quem paga por isto?


Uma mulher Branca não pode ser a Miss Black American, mas qualquer mulher de outra cor pode ser a Miss America.
Se nós tivéssemos bolsas direccionadas apenas para estudantes Brancos, éramos logo chamados de racistas.
Existem por todos os EUA cerca de 60 colégios para Negros. Se nós tivéssemos colégios para Brancos seria considerado um colégio racista.
Os pretos têm marchas pela sua raça e pelos seus direitos civis, como a Million Man March. Se nós fizéssemos uma marcha pela nossa Raça e pelos
nossos direitos seriamos logo apelidados de racistas. Vocês têm orgulho em ser pretos, castanhos, amarelos ou laranja, e não têm medo de o demonstrar publicamente. Mas se nós dissermos que temos “Orgulho Branco”, vocês chamam-nos racistas.
Vocês roubam-nos, fazem-nos carjack, disparam sobre nós. Mas, quando um oficial da policia branco dispara contra um preto de um gang ou pára um traficante de droga preto que era um fora-da-lei e um perigo para a sociedade, vocês chamam-no racista.


Eu tenho orgulho. Mas vocês chamam-me racista.


Porque razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?"

7 de janeiro de 2010 às 13:21:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Mais um jovem negro, filho da classe trabalhadora que vive nos bairros pobres da periferia de Lisboa, foi morto pela polícia. Edson Sanches, o Kuku, tinha apenas 14 anos. Para justificar o injustificável, a polícia alegou que o tiro que o feriu mortalmente na cabeça na Falagueira, Amadora, foi disparado em legítima defesa, e que o agente da PSP não queria matá-lo. Os jovens que acompanhavam Kuku durante a perseguição policial, no dia 4 de Janeiro, negam que ele estivesse armado. »

Pois, mas a polícia tem mais credibilidade do que um gangue de criminosos a fugir à polícia. E a polícia diz que o jovem estava armado:

http://gladio.blogspot.com/2009/04/agente-da-psp-que-matou-em-legitima.html
"De acordo com informações prestadas na altura pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, o jovem seguia com mais quatro rapazes numa viatura furtada e ameaçou os agentes com uma pistola de calibre 6,35 milímetros adaptada.
Perante a ameaça com que o elemento policial se deparou e após esgotadas as advertências e avisos necessários à extinção do perigo iminente, foi necessário fazer recurso à arma policial», relatou na altura o COMETLIS em comunicado."

Por isso, a polícia agiu muitíssimo bem e merece louvor pelo serviço prestado à sociedade.

7 de janeiro de 2010 às 14:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mais um crime violento cometido pela polícia racista,»

Não, não há aqui qualquer crime violento cometido por qualquer polícia racista, mas sim uma acção de legítima defesa contra um criminoso negro.
E há também quem esteja a querer intimidar a polícia, para que de futuro os agentes policiais tenham mais medo até de dispararem em legítima defesa.

7 de janeiro de 2010 às 14:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Até os maiores criminosos, o que não era o caso de Kuku»

Era criminoso sim - além de estar em fuga à polícia, também estava armado. E resistiu à detenção de modo perigoso. Teve o que mereceu.

7 de janeiro de 2010 às 14:30:00 WET  
Blogger Caturo said...

«De Paris a Atenas a São Francisco (onde no dia 1 de Janeiro a policia assassinou um jovem negro de 22 anos) a Amadora, está a acontecer por todo o lado.»

Sim - negros e afins a crescerem na arrogância e na violência contra os brancos.
E muito se queixam, mas não há maneira de irem daqui para fora, onde não fazem falta nenhuma. Porque será?

7 de janeiro de 2010 às 14:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já agora, o real significado desse comunicado foi este: uma manobra da extrema-esquerda internacional para aproveitar os ódios das minorias contra a Autoridade branca.

http://gladio.blogspot.com/2009/01/extrema-esquerda-pode-estar-organizar.html

O caso do jovem morto pela polícia, na Amadora, teve impacto internacional nos movimentos esquerdistas. A polícia sabe que estes estão a ganhar terreno em Portugal.
A Policia Judiciária, o Serviço de Informações de Segurança (SIS) e a PSP estão a investigar a aproximação de grupos de extrema-esquerda - ligados a movimentos anarquistas e antiglobalização - as associações e população de bairros problemáticos. Os extremistas estão a fomentar a revolta contra a polícia, que acusam de "assassinar" negros em "execuções sumárias",(...).

Esta internacionalização do caso e um possivel efeito de repetição motivo de grande preocupação das policias. "Apesar de ainda não termos dados válidos que nos permitam dizer que as organizações em Portugal já atingiram um nivel de preparação semelhante ao de outros países da Europa, sabemos que se trata já de um embrião com grande potencial de violência", disse ao DN fonte ligada ao processo. "Estes movimentos estão em crescendo no nosso Pais e, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus, aproveitam o descontentamento social que existe por causa da crise económica e fomentam a revolta contra o Estado", frisou.
Para quem esta a acompanhar intensamente estas movimentações, como é o caso da PJ, a notória a facilidade com que elementos das organizações tem entrado nos bairros e encontrado adeptos. "Estes bairros vivem em permanente tensão, agudizada pela crise económica. A pobreza e as dificuldades são grandes e, por isso, são 'presa' facil para abordagens anti-Governo e antipolícia. Foram registadas aproximações em bairros da Amadora e Loures, precisamente onde os problemas sociais são maiores. A convocatória para a concentração de sábado, que está em varios blogues extremistas nacionais e estrangeiros, é clara quanto a objectivos. Ultrapassa em muito a mera solidariedade com o jovem: "Vem protestar contra a brutalidade policial. Contra a violência de Estado. Vem exigir justiça."
As polícias sabem que o caso da Amadora teve repercussão internacionais e admitem que a concentração de sábado possa atrair jovens de outros países. O DN tentou contactar a Plataforma Gueto, mas não obteve resposta até à hora do fecho da edição.
O mais irónico é constatar que esta gentalha infra-humana passa a vida a acusar os «nazis» de manipularem o descontentamento popular para «incitar ao ódio contra as minorias», e afinal é a hoste extremo-esquerdista que, como acima se lê, tenta canalizar os rancores de certas populaças para fazerem avançar a sua agenda, à imagem do que há dois mil anos uma certa seita de desenraizados fazia - subverter as massas contra a Roma pagã...
Quer isto dizer que, mesmo que fosse verdade que os Nacionalistas aproveitam a ira do Povo para promoverem os seus ideais, a diferença entre Nacionalistas e extremo-esquerdistas está bem à vista: é que enquanto os primeiros dirigem a sua mensagem ao Povo, ao homem comum, honesto, os segundos dirigem-se à escumalha da sociedade, à marginalidade, ao alienígena, tentando erguer tudo isto numa onda de lama contra a autoridade da sua própria Pátria.
Só se surpreende quem não souber o que é a extrema-Esquerda: a mais radical e profunda traição à Estirpe, em nome da «solidariedade universal» e da «queda das barreiras entre os homens».

7 de janeiro de 2010 às 14:35:00 WET  
Anonymous Silvia Santos said...

O multiculturalismo e o marxismo

http://www.orthodoxytoday.org/blog/2009/10/27/multiculturalism-and-marxism/

7 de janeiro de 2010 às 14:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Imprime e divulga flyer em anexo. Apelamos a tod@s @s irm@s, tropas, guetos e organizações solidárias que se juntem nesta jornada duma luta que é de tod@s e que esteve calada muito tempo. Sem justiça não haverá paz.”

7 de Janeiro de 2010 13h17min00s WET

SE ELE TIVESSE NA TERRA DELE NADA DISSO TERIA ACONTECIDO..!!

7 de janeiro de 2010 às 15:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

filho da classe trabalhadora

DIGA-SE, ROUBANDO O EMPREGO DOS NATIVOS..!!

SIM, POR QUE OS UNICOS NATIVOS DO SURINAME SÃO OS INDIOS CARAIBAS E NÃO OS INVASORES CONGOIDIZADOS AUTO-VENDIDOS..!!

E O MESMO OCORRE EM PORTUGAL, SÓ MUDANDO DE CARAIBAS PRA TUGAS..!!

7 de janeiro de 2010 às 15:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Porque razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?"

POR QUE OS BRANCOS NÃO APELAM PRO TERRORISMO VIA ADM´S AINDA..!!

7 de janeiro de 2010 às 15:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois, mas a polícia tem mais credibilidade do que um gangue de criminosos a fugir à polícia. E a polícia diz que o jovem estava armado.

UM NEGROIDE ARMADO..??REZAR É QUE ELE NÃO IA DE CERTO..!!

Por isso, a polícia agiu muitíssimo bem e merece louvor pelo serviço prestado à sociedade.

SE SEMPRE AGISSE ASSIM JA TERIAMOS REDUZIDO A CRIMINALIDADE EM MUITO..!!

7 de janeiro de 2010 às 15:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não, não há aqui qualquer crime violento cometido por qualquer polícia racista, mas sim uma acção de legítima defesa contra um criminoso negro.
E há também quem esteja a querer intimidar a polícia, para que de futuro os agentes policiais tenham mais medo até de dispararem em legítima defesa.

ELE AINDA ANDA A APELAR PRA LOBOTOMIA E COMPLEXO DE CULPA CRISTÃO 2.0 FUNDAMENTALISTA COMO SE NÓS NÃO FOSSEMOS JA VACINADOS CONTRA ESSES TIPOS..LOL!!

7 de janeiro de 2010 às 15:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Era criminoso sim - além de estar em fuga à polícia, também estava armado. E resistiu à detenção de modo perigoso. Teve o que mereceu.

E AINDA FOI POUCO..!!POSSIVELMENTE ELE JA TINHA MATADO MAIS DE UM E PAGOU APENAS COM UMA VIDA..!!

7 de janeiro de 2010 às 15:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sim - negros e afins a crescerem na arrogância e na violência contra os brancos.
E muito se queixam, mas não há maneira de irem daqui para fora, onde não fazem falta nenhuma. Porque será?

ISSO SIM É RACISMO EMPIRICO E NÃO MERO PSEUDO-CRIME DE OPINIÃO REALISTA..!!

7 de janeiro de 2010 às 15:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Para os pobres negros, ciganos, brancos, as autoridades reservam execuções sumárias feitas nas ruas, nas viaturas e esquadras de polícia.»


que disparate! lol :P

7 de janeiro de 2010 às 16:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"AQUELA FANTASIA DO MINHO LEMBRA AQUELES TRAJES AMERINDIOS E AFRICANOS..CREDO..!!"

Já andas a pecar...

7 de janeiro de 2010 às 17:47:00 WET  
Anonymous Silvia Santos said...

Em Itália padralhame e bispalhame não desarmam na sua sanha anti politicas de imigração do governo italiano. Uma nova iniciativa de contestação dessas politicas teve lugar neste Natal, na catedral de Agrigento na Sicilia: UM PRESÉPIO SEM REIS MAGOS!!!!!!
No lugar dos Reis Magos foi colocado um cartaz a informar que estes tinham sido barrados na fronteira, juntamente com outros imigrantes que pretendiam entrar em Itália, pelo que este ano o menino Jesus não iria receber os presentes trazidos pelos magos.
A ideia partiu do director da Caritas, Valerio Landri e contou com o apoio do arcebispo responsavel pela catedral, Francesco Montenegro.
É necessário refletir nos motivos pelos quais as pessoas abandonam os seus países e organizar o seu acolhimento, salientou Valerio Landri.

http://agrigento.agrigentonotizie.it/cronaca/chiusa-la-frontiera-i-re-magi-del-presep_45188.php

7 de janeiro de 2010 às 21:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Já andas a pecar..!!

MAS POR QUE..??

PODE SER ALGO DO PALEOLITICO SUPERIOR IBEROIDE..!!

8 de janeiro de 2010 às 01:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Em Itália padralhame e bispalhame não desarmam na sua sanha anti politicas de imigração do governo italiano. Uma nova iniciativa de contestação dessas politicas teve lugar neste Natal, na catedral de Agrigento na Sicilia: UM PRESÉPIO SEM REIS MAGOS!!!!!!
No lugar dos Reis Magos foi colocado um cartaz a informar que estes tinham sido barrados na fronteira, juntamente com outros imigrantes que pretendiam entrar em Itália, pelo que este ano o menino Jesus não iria receber os presentes trazidos pelos magos.
A ideia partiu do director da Caritas, Valerio Landri e contou com o apoio do arcebispo responsavel pela catedral, Francesco Montenegro.
É necessário refletir nos motivos pelos quais as pessoas abandonam os seus países e organizar o seu acolhimento, salientou Valerio Landri.

OTIMO, QUE BLOQUEIEM O PROPRIO JESUS QUE TAMBEM É ESTRANGEIRO A EUROPA..LOL!!

8 de janeiro de 2010 às 01:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

JÁ COMEÇO A DESCONFIAR QUE ESTE TAL JESUS NÃO PASSOU DE UMA LENDA BASEADA EM MITRA..!!

8 de janeiro de 2010 às 01:53:00 WET  
Blogger betoquintas said...

excelente texto...adivinha? vou copiar!

9 de janeiro de 2010 às 12:04:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home