segunda-feira, setembro 08, 2008

DEFENSORES DOS ANIMAIS PROTESTAM CONTRA REALIZAÇÃO DE «RODEIO À BRASILEIRA» NO «ALLGARVE»

Mais influências nefastas vindas do Brasil, e, por outro lado, mais bananice perante a lei por parte das instituições estatais...

Lisboa, 08 Set (Lusa) - A associação Animal anunciou hoje que vai pedir "responsabilidades judiciais a todas as partes envolvidas" na sequência da realização sábado de um "rodeio" na feira algarvia de Estói que contrariou uma proibição do Tribunal de Faro.
"A Animal vai avançar de imediato com procedimentos judiciais para responsabilizar todas as partes envolvidas neste escândalo pelos acontecimentos ilícitos ocorridos na noite de sábado em Estói", refere a associação de defesa dos animais em comunicado hoje divulgado.
O Tribunal de Faro proibiu sexta-feira a realização de um "rodeio brasileiro", espectáculo programado para a Feira do Cavalo de Estói, que decorreu este fim-de-semana na capital algarvia.
A proibição foi decidida na sequência de uma providência cautelar interposta pela associação Animal, que classificou os "rodeios" como espectáculos cruéis, que não respeitam os animais.
Logo no sábado de manhã, o presidente da Associação Portuguesa de Rodeio, José Manuel Carvalho, admitiu à Lusa que a organização iria avançar com o "rodeio", alegando que o espectáculo não cometia nenhuma "ilegalidade".
Segundo José Manuel Carvalho, o "rodeio" preparado incluía apenas "montadas em cavalos e touros bravos", sem infligir maus-tratos aos animais, tendo o responsável avançado que a organização do evento enviou para o Ministério Público de Faro um documento onde é usado o princípio do contraditório, explicando-se as características do espectáculo.
O presidente da Associação Animal, Miguel Moutinho, considera, no entanto, a realização do "rodeio" como um caso "absolutamente escandaloso" e critica, no comunicado, a GNR de Faro, por não acatar a proibição decretada pelo tribunal.
"O que o comandante do posto da GNR de Faro está a fazer é absolutamente ilegítimo e a todos os títulos censurável", sublinha, acrescentando que "todos os princípios constitucionais do estado de direito e do poder e funcionamento dos tribunais foram postos em causa pela GNR de Faro".
"E, como se não bastasse a actuação da GNR, o facto da Junta de Freguesia de Estói, um organismo do Estado, ter co-protagonizado todo este episódio é extremamente grave", conclui.

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nunca ouvi dizer que o rodeio fosse cruel. A farra do boi, invenção açoriana levada para Santa Catarina é que um espetáculo de crueldade, proibido pela Justiça brasileira. A diferença é que no rodeio os animais não são mortos, e na farra do boi, este termina sacrificado.

Quanto a ser influência nefasta do Brasil, com certeza não fomos nós que inventamos o rodeio. Você sabe muito bem em que continente se fazem tais práticas. Ou será que nós inventamos também as touradas?

8 de setembro de 2008 às 22:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Reiterando:

O rodeio é prova de coragem. Não é para qualquer ânimo. Espetáculo de crueldade é a farra do boi, tradição açoriana levada para Santa Catarina, e proibida pela Justiça brasileira. A diferença é que no rodeio os animais não são mortos, e na farra do boi, este termina sacrificado por centenas de participantes.

Não creio ser influência nefasta (para você tudo que é do Brasil é nefasto, até o nosso petróleo). Por certo não fomos nós a inventar o rodeio.

Talvez o pessoal da Associação Animal pense que o rodeio brasileiro é irmão da tourada espanhola. Daí é um passo para se pensar que fomos nós que inventamos a tourada.

8 de setembro de 2008 às 23:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo, dizer «rodeio à Brasileira» refere-se às caracteristiscas do rodeio e não necessariamente à sua história.

8 de setembro de 2008 às 23:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já vi imagens da tourada açoreana e não vislumbrei ali qualquer traço de crueldade para com o animal.
Desconheço entretanto o que se passa no rodeio brasileiro. Mas há outros brasileiros que contam uma versão diferente da sua, porventura mais completa:

A maioria dos animais usados em rodeio é dócil, não apresentando instintos agressivos, entretanto, em decorrência dos maus-tratos sofridos e de serem mantidos em cativeiros tais animais se tornam desconfiados com seres humanos.
Fisicamente eles são forçados a demonstrar um comportamento selvagem e contrário a sua natureza, valorizando desta forma a atuação dos cowboys que passam a imagem de serem corajosos e valentes.
Ao serem questionados quanto à forma cruel em que estes animais são tratados, os organizadores de rodeios alegam que estes animais trabalham apenas por oito segundos, omitindo que são realizadas centenas de horas de treinos, que levam ao animal a completa fadiga.
Já os empresários de tais eventos alegam que o animal de rodeio tem dono e é bem tratado, afirmando não serem "malucos" colocando em risco o que têm de mais precioso. Tais alegações são bem contraditórias, uma vez que, utilizam choques, chutes e agressões para que os animais obedeçam aos seus comandos, bem como forçam estes animais a saltarem descontroladamente, atingindo altura não condizente com sua estrutura, o que geralmente resulta em quedas e conseqüentes fraturas, contusões e distensões.
Muitas pessoas erroneamente afirmam que o rodeio faz parte da cultura da brasileira, entretanto esta pratica iniciou-se entre os anos de 1890 a 1910 na América do Norte, ou seja, faz parte da cultura norte-americana e foi importada para o Brasil somente no ano de 1956, quando ocorreu a 1ª Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, não sendo uma pratica cultural brasileira.


http://brasil.indymedia.org/pt/blue/2007/09/394999.shtml

Mais uma vez você tentou pôr nos Portugueses a culpa da vossa miséria, quando na verdade essa desgraça em particular deveu-se à influência que vocês receberam dos EUA.

9 de setembro de 2008 às 10:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Então você está de acordo comigo que não foram os brasileiros que inventaram o rodeio. Agora você disse que ele foi inventado nos Estados Unidos. Logo, a influência nefasta não é do Brasil, um país ''não civilizado'' segundo o vosso parecer, mas dos Estados Unidos, um país ''civilizado'', de maioria branca. Parece mais fácil atribuir ao Brasil todos os males não é Caturo?

9 de setembro de 2008 às 14:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Eu não disse que foram os brasileiros que inventaram o rodeio. Aliás, não sei se os brasileiros terão inventado alguma coisa nem é isso que interessa. O que eu disse foi que a má influência vinha neste caso do Brasil. Não vem dos EUA, mas sim do Brasil. E a responsabilidade directa dessa influência é de brasileiros (e de portugueses), não valendo por isso a pena você estar a fazer-se de vítima como se todo o mal que vocês têm e praticam não fosse culpa vossa, mas sim de «más influências».

Assumam os vossos erros e mazelas. Nenhum ianque branco vos obrigou a praticar o rodeio.

9 de setembro de 2008 às 15:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo..Caturo...não seja hipócrita, isso não é próprio de defensores da identidade nacionalista.
Vc disse que era uma influência nefasta vinda do Brasil.
Quanto a invenções do Brasil, o Brasil já possui muito mais patentes que Portugal, muito mais publicações cientificas.
Aliás, é uma vergonha que Portugal no século passado, tenha produzido muito pouco para a humanidade.
A Irlanda que era como Portugal no século passado, hoje é uma potência econômica, e vcs?? Cada vez mais estão se tornando como um árvore seca que não produz frutos.
Em Portugal parece-me que tem muitos Caturos, falam muito e fazem pouco.
tsc...tsc...tsc...lamentável. Como dizem aqui no Brasil tem muito português que como angu e arrota caviar..ahahhahahhaha...
Aqui no Brasil apesar de todos os problemas ditos por vc, e que realmente existem e são culpa nossa, e da própria circunstância histórico cultural, nós estamos aos poucos nos tornando um grande potência econômica, que aqui vive já consegue perceber isso claramente, e isso não é apenas uma promessa do futuro, já é uma coisa presente já claramente perceptível pelo povo brasileiro.
Então, vê se sai desse seu casulo identitário, que é respeitável, e abra um pouco a mente!

9 de setembro de 2008 às 20:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tirando os grandes navegadores que descobriram o Brasil, de lá para cá o que Portugal fez de bom para a humanidade?
Só para constar o inventor do avião é um brasileiro, assim, como várias outras coisas como o remédio para pressão alta.

9 de setembro de 2008 às 20:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, quem inventou o avião não foi um brasileiro e sim um americano.
De resto, eu não disse mentira nenhuma - este rodeio à brasileira, vem realmente do Brasil, escusa de estar a querer meter os Americanos pelo meio, que eles estão, quando muito, por trás (e acima) de vocês...
Quanto à comparação do Brasil com Portugal, mais lhe valia que estivesse caladinho... é que o Brasil, mesmo «quase» a tornar-se numa potência (falta o «quase»...), continua todavia a nem sequer ser um país do primeiro mundo, e isso sim, é uma vergonha, tendo em conta a riqueza em potencial que existe em território brasileiro. Acresce que, mesmo com muito mais gente do que Portugal, não tem um só prémio Nobel, ao contrário de Portugal, que tem dois. Portanto, brasileiro, juizinho e cuidado com as comparações...

De resto, não é a mim que você tem de dizer que o seu país está a ficar um paraíso na Terra - é aos seus próprios conterrâneos que fogem daí para aqui aos magotes, enchendo a nossa sociedade de miséria e criminalidade. Ainda por cima quando Portugal tenta fechar as portas, vocês fazem birra, porque o vosso desespero chega a tal ponto que tudo fazem para se livrarem das multidões de favelados que por aí têm, que é para ver se as equipas dos esquadrões da morte têm menos trabalho, e talvez um dia, no futuro longínquo, talvez um dia as vossas autoridades deixem de ser obrigadas a negociar com gangues de criminosos como se estas fossem sindicatos ou partidos políticos. Diz áí, cára, quem qui manda máis no Rio dji Jánêro, é o PT ou o Primêro Cômando dá Cápitáu?

9 de setembro de 2008 às 21:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não dê atestado de ignorância, quem inventou o avião foi o Santos Dumont, um brasileiro, o suposto avião americano dos irmãos Wright levantou vôo através de uma catapulta, assim até pedra voa, e outra não havia uma comissão para comprovar essa estória.
Grande coisa essa de prêmio Nobel, que na verdade atende a interesses econômicos, isso não quer dizer nada, veja quem mais produz artigos cientificos.
Quanto aos imigrantes que vão para a terra de vocês, nada mais natural, imigrantes existem em qualquer terra e tempo, sempre existem e existiram pessoas que são irrequietas por natureza e não param em lugar algum, além de terem uma certa ilusão, ao acharem que pelo fato do euro estar valorizado isso vai lhes fazer ficar rico, apenas por isso, pois, muitos acreditam erroneamente que é melhor ser faxineiro aí ganhando em euro do que aqui ganhando em real, inclusive muitos estão deixando de ir para os EUA em virtude da desvalorização do dolar.
Não se esqueça que o Brasil recebeu muita escória ai de Portugal também, apesar de grande parte dos imigrantes brasileiros serem gente muito boa.
Eu não faço birra alguma se vocês não querem imigrantes, é um direito que lhes pertence, e até apoio esses direitos, portanto, não fale besteira.
E outro ponto, Rio de Janeiro é um mundo a parte, é como outro Brasil, não julgue o Brasil pelo Rio de Janeiro.
Assim como não se pode julgar os EUA por New York.

9 de setembro de 2008 às 21:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Atestado de ignorância dá você,

- primeiro porque os irmãos Wright voaram mesmo, e o pormenor da catapulta é irrelevante,
- segundo porque ainda houve o inglês George Cayley, o alemão Otto Lilienthal, o inglês Percy Pilcher, o americano Octave Chanute, e sobretudo o inglês William Henson, que registou a primeira patente de uma aeronave equipada com motores, hélices e uma asa fixa, ou seja, de um avião,
- terceiro porque até a ideia de que Dummont foi o primeiro a voar num aparelho mais pesado do que o ar é disputada.

De resto, muito antes disso já o português Bartolomeu de Gusmão tinha levantado voo com a famosa «Passarola».

No que respeita aos prémios Nobel, deixe-se de desculpas baratas e ridículas de mau perdedor, porque se há coisa que não beneficia Portugal são os interesses económicos, e mesmo assim Portugal teve dois Prémios Nobel, ao contrário do Brasil que, mesmo sendo uma potência e tendo muito mais habitantes do que Portugal, nunca teve nenhum. Essa é que é essa, e se você tivesse tido cuidadinho com as suas comparações, agora já não levava com esta. Que lhe sirva de emenda.

Que entretanto o Brasil produza mais artigos científicos, também era melhor que o não fizesse, visto que tem muito mais gente. Ainda assim, há-de-me dizer por onde andam os cientistas brasileiros, a nível mundial.

Quanto aos imigrantes que vêm daí, torna-se por demais ridículo o eufemismo de os considerar «irrequietos» - é que se eles estão «irrequietos», é porque, se ficarem quietos aí, bem morrem à fome... e se vêm para cá, aos milhares, é porque isto aqui ainda é bem melhor do que isso aí, que para aí é que ninguém vai.
No que respeita à birra que os brasileiros fazem, eu não disse que era você, disse que era o Brasil, escusa por isso de tentar sacudir a água do capote.

10 de setembro de 2008 às 13:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, mais uma vez vc dá atestado de ignorância conforme se pode ler no artigo do jornal Economist.
http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2008/09/12/ult4904u652.jhtm
E para demonstrar a influência da questão econômica leia:

"A maioria deles nem desconfia, mas os hipertensos devem muito à jararaca. Ou melhor, a um expoente da Farmacologia brasileira, o médico carioca Maurício Rocha e Silva (1910-1983). Em 1949, ele descobriu que as enzimas do veneno da jararaca agem sobre as proteínas do sangue de modo a liberar uma substância chamada bradicinina (bradys = lento, kinesis = movimento), que hoje é largamente utilizada em medicamentos para o controle da hipertensão. O achado rende atualmente algo em torno de US$ 10 bilhões à indústria farmacêutica. Geraldo Biasoto lamenta: "O Captopril, que foi um dos produtos que mais vendeu no mundo, é um produto inventado por um brasileiro, que acabou não conseguindo patentear e a patente acabou sendo do laboratório Bristol Myers-Squibb. Mas foi inventado por um brasileiro". A lei de propriedade industrial da época vetava a patenteabilidade de farmacos".

Portanto, Caturo, vc deve agradecer e muito aos brasileiros, pois com certeza tem alguém próximo a você, ou até mesmo você, hoje ou no dia de amanhã, que vive mais e melhor porcausa dos estudos dos brasileiros. hahahahhah!!! engula essa!!!
E também se vc já viajou de avião alguma vez na vida, essa vc também deve aos brasileiros!!hahah!!! Pois é muita desonestidade intelectual dizer que alguém que vôou através de um balão, ou sendo jogado por uma catapulta, foi o criador do avião.
Essa, você e a humanidade devem a um brasileiro, o Santos Dumont.
Como devem a muitas e muitas e muitas outras descobertas.
E quanto ao portugueses, o que eles nos legaram desde Camões, e as grandes navegações, que iniciaram o tão odiado por vc, multiculturalismo???
Toma!!!

12 de setembro de 2008 às 18:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E outra, se vc considerar a quantidade de brasileiros, a sua população que está acima dos 180 milhões de pessoas, a quantidade de imigrantes é muito pequena, se bobear até mesmo do que se for comparada com os portugueses imigrantes no mundo.
Toma!!!

12 de setembro de 2008 às 18:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Mais influências nefastas vindas do Brasil"
Mas, que absurdo! quem ler vai achar que os brasileiros são o que?
e outra coisa, não são todos os brasileiros que gostam e praticam rodeios! nem são todos os brasileiros que gostam e participam de carnavais!!!

você tem um ótimo discurso amigo, ótimo mesmo, tenho gostado de ler o seu blog, bastante coisa interessante. principalmente por que eu vivo em uma cidade onde tenho visto crescer a comunidade muçulmana e me apavoro com isso! Eita Povinho Sujo!

Mas não é justo que digas mal do Brasil! e sim de quem apóia os rodeios de quem usa drogas e de quem faz um tanto de coisas ruims ou ilicitas, pois de fato, não é só aqui que elas acontecem! e muito menos aqui que foram criadas... vieram de fora e existem pelo mundo todo!!!

Acho ridiculo alguns brasileiros idiotas que são caipiras de verdade lá de goiás ou sei lá minas, interior de são paulo e etc e se acham caubóis... Americanizados é claro...

Mas não generalize...



ORIAHNA WOLSUNG

16 de setembro de 2008 às 21:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E QUEM INVENTOU O AVIÃO FOI UM BRASILEIRO!!!!!!!!!!!!

E MAIS...

NUNCA SE ESQUEÇA SEU PORTUGUESINHO QUE FOI O MEU PAÍS QUE ALIMENTOU O SEU! FOI O MEU PAÍS COM SUAS RIQUEZAS QUE ENRIQUECEU A SUA COROA RIDICULA E MOCHA!

SUA COROA SEM PODER! SUA COROA INUTIL! QUE ATÉ O PROPRIO FILHO REPUDIOU!!!!

16 de setembro de 2008 às 21:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caturo, mais uma vez vc dá atestado de ignorância

Deixe-se de imbecilidades, quem passa atestados de ignorância a si mesmo é você, logo a começar porque nem sabe interpretar o que lê. Já disse que vocês tinham de ser muito incompetentes e simplesmente burros para, com tanta gente, nunca terem inventado nada, pelo que não é nenhum milagre que um brasileiro tenha inventado um remédio.

E disse também, e essa ficou-lhe entalada na garganta (eheheh), que nunca o Brasil teve um só Prémio Nobel, ao passo que Portugal, muito mais pequeno, teve dois. Isto fez com que você, mesmo com raiva, fosse obrigado a engolir as suas estúpidas comparações.

Quanto ao avião, já se falou sobre isso e ficou bem claro que afinal não é nada claro que Drummond tenha sido o inventor do avião. Vá ler o que está escrito, se não lhe fizer doer a cabeça, ou então eu repito, mas a grosso, para sua vergonha.

17 de setembro de 2008 às 10:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E outra, se vc considerar a quantidade de brasileiros, a sua população que está acima dos 180 milhões de pessoas, a quantidade de imigrantes é muito pequena,

Claro - pouca gente vos quer. Pois qual era o país que ia aceitar cento e oitenta milhões de brasileiros? :) :) :)

Os Portugueses, pelo contrário, constituem uma força de trabalho respeitada em qualquer lado do mundo.

17 de setembro de 2008 às 11:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

De resto, a comparação é, mais uma vez, idiota. Essa proporção de que fala é sempre pequena quando o país tem milhões e milhões de habitantes. Mesmo a miserável China, por exemplo, tem proporcionalmente muito mais habitantes do que emigrantes.

17 de setembro de 2008 às 11:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

NUNCA SE ESQUEÇA SEU PORTUGUESINHO QUE FOI O MEU PAÍS QUE ALIMENTOU O SEU!

Chiu, sossegue. Essa é mais uma atoarda sem sentido. Não foi o «seu» país que alimentou o meu - foi o meu País que usou a terra em que você está para se alimentar. O mérito, aí, é todo do meu País, porque colonizou e explorou essa terra. Só mais tarde é que o seu País nasceu.

17 de setembro de 2008 às 11:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Obrigado, cara Orihana Wolsung, e creia que eu, ao denunciar este e aquele problema vindo do Brasil, não caio nunca no erro de considerar que todos os brasileiros são culpados. Pelo contrário, sei que há aí gente muito válida.

Saudações

17 de setembro de 2008 às 11:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home