terça-feira, julho 01, 2008

HAVERÁ PETRÓLEO NO ÁRCTICO

A região árctica do globo esconde no seu subsolo 100 mil milhões de barris de petróleo por explorar, declarou esta segunda-feira, em Madrid, um geólogo norte-americano que trabalha para o governo.
"O Árctico está praticamente inexplorado", declarou Donald Gautier por ocasião do Congresso Mundial do Petróleo em Madrid. Há 100 mil milhões de barris por descobrir no Árctico", acrescentou.
Donald Gautier declarou que em todo o mundo "pode apostar-se numa probabilidade de 50% de hipóteses de que haja mais de 500 mil milhões de barris de petróleo convencionais em jazidas que ainda não foram descobertas".
As disputas de soberania que envolvem o Árctico representam os principais entraves ao desenvolvimento destes recursos, segundo Gautier, para quem as tecnologias não constituem um obstáculo. "O verdadeiro debate, é o acesso à plataforma continental ", estima.
Cinco países com costas no oceano Árctico (Canadá, Dinamarca, Noruega, Rússia e Estados Unidos) disputam a soberania destas águas. Em Junho, o Governo canadiano cedeu os direitos de exploração de três blocos 'offshore' aos grupos petrolíferos BP, ConocoPhillips e MGM Energy.


Parece pois vir do extremo norte a «salvação» do Ocidente, que deste modo alcançará mais um balão de oxigénio, ou seja, ver-se-á aliviado da pressão árabe (e um bocadinho venezuelana...) durante uns tempos.
É contudo negativo se esta «taluda» fizer parecer desnecessária a busca intensiva de novas fontes de energia, que permitam ultrapassar de vez a dependência relativamente ao ouro negro, dependência esta que tem trazido perigosa e galopante degradação do meio ambiente e, demasiadas vezes, da própria Política.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O petróleo ai existente não vale a distruição de um dos poucos locais da terra ainda a salvo da ganância humana.
O Ártico e Antartida são dos poucos locais virgens da distruição do nosso planeta Terra.
Que Ocidente abra os olhos e crie uma energia que nos livre do mal que é o "ouro negro".

1 de julho de 2008 às 15:44:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Ou é mesmo isso, ou será uma tentativa de evitar que os preços subam tanto nos próximos tempos.

1 de julho de 2008 às 23:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

1. o ártico e antartida não estão a salvo, até já lá encontraram mercúrio no pelo dos animais...
2. a independencia face ao petróleo não convém as grandes interesses económicos, logo não se trata de abrir os olhos, trata-se do jogo de interesses e poder egoísta que existe.
3. o petróleo não está a subir por escassez, ou ainda não se aperceberam disso? duhhhh

1 de julho de 2008 às 23:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

logo não se trata de abrir os olhos, trata-se do jogo de interesses e poder egoísta que existe.

Trata-se de abrir os olhos para o Povo, mas em termos efectivos, para que isso comece a ser valorizado nos programas partidários, como sucedeu por exemplo com a Ecologia. Nos anos sessenta e setenta, ninguém levava a sério as preocupações ecológicas a não ser meia dúzia de hippies e carolas; actualmente, não há partido que não aborde a questão com o máximo de seriedade e as formações partidárias dos «Verdes» são particularmente poderosas nalguns dos países mais avançados e influentes da Europa, tais como a Alemanha e a Holanda.

É tudo uma questão de militância, de insistência, de alarme consciente e constante.

2 de julho de 2008 às 13:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois, caturo, mas esses interesses e egoísmos económicos estão instalados cronicamente nos partidos políticos! Enquanto a poluição dos anos 60 "apenas" não era preocupante para aquelas gerações, a utilização, venda e especulação do petróleo rende lucros astronómicos aos poderosos, achas que os dar entregar assim de mão beijada? Eles nem são afectados por isso, querem lá saber..Desde que metam o filho, o sobrinho, o primo, ou o cunhado na Galp, em participações, acções ou comissões executivas que rendam com o petróleo, está tudo na maior! E são esses palhaços que estão no parlamento...

2 de julho de 2008 às 22:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se o obama ganhar e retirar do iraque, talvez a coisa melhore...
Não, não estou a dizer que quero que ganhe o mulato semi ou ex islâmico, só constato uma situação provável...

2 de julho de 2008 às 22:57:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home