quarta-feira, outubro 03, 2007

VISÃO DA POSSÍVEL RESSACRALIZAÇÃO EUROPEIA

Cena da celebração em Itália do Pagan Pride Day, iniciativa que conta agora com dez anos de existência e visa disseminar o ideal pagão em todo o Ocidente.

O site acima linkado deixa-se marcar um bocado pelo tema cristiano-esquerdista da auto-vitimização, da figura do mártir coitadinho que é perseguido, mesmo que ninguém o conheça nem queira conhecer. Todavia, a disseminação da ideia-chave, a saber, o retorno ao culto do Divino ancestral, pré-cristão, é sempre útil e pode despertar consciências e sensibilidades potencialmente orientáveis para uma religiosidade autenticamente europeia.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa tarde,Caturo.Isto remete para o capítulo final do "Kalevala":promessa de regresso,após a evangelização.Porque se trata disso mesmo,voltar ao início,à originalidade da Fé,antes dela ter sido substituída por outra.
Nos últimos anos,um crescente interesse pelas crenças ancestrais tem-se verificado não só na Europa e tem crescido exponencialmente.
Apesar de não seguir nenhum culto em particular,penso ser louvável e muito positivo este querer conhecer e,claro,viver a religião original e genuína dos povos Europeus.Como já ouvi dizer por aqui:Força nisso!

Saudações Etnográficas

4 de outubro de 2007 às 12:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boa tarde,Caturo.Isto remete para o capítulo final do "Kalevala":promessa de regresso,após a evangelização.Porque se trata disso mesmo,voltar ao início,à originalidade da Fé,antes dela ter sido substituída por outra

Tenho a impressão de ter lido em qualquer lado que o Kalevala profetiza o retorno da religião nacional após o Cristianismo. Em sendo verdade, isso parece-me particularmente inspirador.


Como bem dizes, este regresso gradual da espiritualidade europeia é inequivocamente positivo, não apenas para os pagãos propriamente ditos, mas também pelo vigor etnicista que infunde à Europa em geral.

Saudações Europeias

4 de outubro de 2007 às 12:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que o caturo, tem um poster na casa de banho da judia sharon stone. confirma-se?

4 de outubro de 2007 às 14:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo, andas a dar na Kavala?
Tem cuidado, olha que isso mata!!!

4 de outubro de 2007 às 14:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

não se confirma. o poster é do arnold schwarzenegger

4 de outubro de 2007 às 14:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O último anónimo deve ter graves problemas sexuais e mesmo cognitivos, para confundir Sharon Stone com Arnold Schwarzenegger... ou então o caso é ainda mais fantástico, porque o anónimo confunde a minha casa de banho com a pocilga em que ele, anónimo, se alivia...

4 de outubro de 2007 às 14:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem disse que Sharon Stone era judia?

E se fosse?

4 de outubro de 2007 às 14:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

foi o teu amigo woody allen
li na biografia dela, que tem ascendência judaica.
pero ahora me he quedado confuso con su contestacion.
eras cavalheiro para casar com uma judia?

4 de outubro de 2007 às 15:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Ó Caturo, andas a dar na Kavala?
Tem cuidado, olha que isso mata!!!"

O porco seboso não anda a dar na Kavala. Anda é a dar na CABALA!!!

Nunca me enganaste, amigo dos tampinhas. Pelo teu aspecto asqueroso até te tomava por judeu.

4 de outubro de 2007 às 20:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Charápe, capado de harém, vai lá ter com os teus donos da mesquita.

4 de outubro de 2007 às 20:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Daphnis et Chloé"


"Daphnis et Chloé" é um ballet, num acto, com música de Maurice Ravel e baseado num romance pastoral do século II. Em 1909 foi encomendado a Ravel por Sergei Diaguilev para os seus "Ballets Russes". Com coreografia de Mikhail Fokine, levou três anos para ser criado. É definida por Ravel como uma "Sinfonia Coreográfica". É uma obra da corrente musical impressionista.


A criação
Durante a primeira temporada dos Ballets Russes em Paris, no ano de 1909, o seu diretor, Sergei Diaguilev, tomou conhecimento de algumas músicas de Maurice Ravel. Impressionado com o seu talento, encomendou a partitura de um ballet, "Daphnis et Chloé", baseado num romance pastoral do poeta grego Longos, que viveu no século II d.C. Recomendou a Ravel que trabalhasse junto a Mikhail Fokine que seria o responsável pela coreografia do bailado. Ravel com seu estilo de trabalho meticuloso e bem cuidado, levou três anos para concluir a obra. Durante este tempo, algumas desavenças entre ele e Fokine aconteceram, principalmente no que dizia respeito ao cenário. Porém, conseguiram chegar a um acordo e os ensaios iniciaram.

Sinopse


A primeira cena é passada num bosque sagrado, dedicado ao deus Pan. Vê-se a figura de Pan e as suas ninfas alojadas nas suas cavernas. Daphnis e Chloé, juntamente com donzelas e pastores, entram em cena para fazer a oferta das oferendas às ninfas. Uma dança geral é iniciada e os rapazes e as raparigas ficam separados. Daphnis é cercado pelas moças, enquanto Chloé é cercada pelos rapazes. Um deles, o jovem Dorcon, tenta beijar Chloé. Irado, Daphnis tenta expulsá-lo, mas é contido. Uma disputa então é proposta: quem dentre os dois melhor dançar fará jus a um beijo de Chloé. O primeiro a dançar é Dorcon.A sua dança é grotesca e primitiva. Em seguida, é a vez de Daphnis. Com movimentos e gestos graciosos, ele é o preferido da multidão. Ele é declarado vencedor e recebe o seu prémio: um beijo da sua amada. Chloé sai de cena, deixando Daphnis em êxtase. Uma jovem de nome Lyceion então aproveita para atrair Daphnis com a sua dança. De repente, sons de combate são ouvidos. Um bando de piratas entra em cena, perseguindo as donzelas. Chloé é raptada e Daphnis sem poder fazer alguma coisa cai, sem sentidos. As ninfas de Pan surgem e tentam reanimá-lo, sem sucesso. Então, recorrem ao deus Pan. Surge outro cenário, retratando o esconderijo dos piratas. Chloé é levada à presença do chefe dos piratas, Bryaxis. Ela é forçada a dançar para ele. Sem ter como fugir, ela prepara-se para iniciar a dança, quando o cenário se enche de luzes misteriosas. Sátiros surgem de todas as partes e cercam os piratas. Surge, então, a figura assustadora do deus Pan, fazendo com que os piratas fujam de pavor. Retorna-se ao primeiro cenário. Daphnis e Chloé estão juntos novamente. Em comemoração ao momento vivido, eles encenam uma mímica em que são evocados Pan e Syrinx. Em seguida, todos juntos executam uma grande dança em comemoração às núpcias, encerrando a peça.

Boas audições.

8 de outubro de 2007 às 19:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boa descrição, cara treasureseeker. É texto útil em qualque site nacionalista e/ou religioso.

8 de outubro de 2007 às 19:29:00 WEST  

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