segunda-feira, setembro 18, 2006

NACIONALISMO A SUBIR ENTRE OS TEUTÕES

Eleições em Meclemburgo-Pomerânia Ocidental

Avanço neo-nazi num estado do Nordeste da Alemanha


As eleições de hoje na capital federal alemã e no estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, no Nordeste do país, poderão significar um avanço do Partido Nacional Democrático (NPD), de extrema-direita, dizem analistas citados pela estação pública de radiodifusão Deutsche Welle.

As sondagens indicam que os sociais-democratas dos dois territórios poderão continuar no poder, em coligação com os antigos comunistas do agora chamado Partido de Esquerda. Mas também prevêem que o NPD, acusado de fomentar a violência neo-nazi, consiga mais de cinco por cento no Meclemburgo-Pomerânia Ocidental e entre pela primeira vez na respectiva assembleia legislativa.

Os peritos afirmam que este agrupamento político é xenófobo e anti-semita, inspirando-se grandemente nos nacionais socialistas, ou nazis, de Adolf Hitler.

"Actualmente, vemos um rosto socialmente empenhado num partido racista", inspirado em movimentos de extrema-direita, comentou Hajo Funke, professor da Universidade Livre de Berlim.

A maior parte das previsões são de que o NPD conseguirá seis a sete por cento dos votos que forem expressos no Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, um estado que tem quase 1,8 milhões de habitantes e se debruça sobre o Mar Báltico.

"Não me surpreenderia se o partido chegasse aos 10 por cento", disse Funke, citado pela Deutsche Welle. Para isso, os neo-nazis recorreram a palavras de ordem como "trabalhar para o povo" e "um futuro em vez do desemprego", apresentadas ao lado de bandeiras alemãs e de crianças preferencialmente loiras.