LVGNASAD - A ASSEMBLEIA DE LVG
Na arcaica tradição dos vetustos Celtas, esses antigos arianos (irmãos dos Latinos) que contribuíram, primordialmente, para a nossa ancestralidade, o dia de hoje é marcado pela celebração da Lugnasad, festividade a um tempo real(monárquica) e agrícola, realizada em honra de Lug, Deus mestre em todas as artes, Senhor da Luz e rei dos Deuses, protector da Sua gente contra um povo inimigo.
A este respeito, o facto de nas Suas veias correr um pouco do sangue da raça contra a qual combate, não o impede de reconhecer que a Sua essência pertence a uma só estirpe. E, após o término da batalha final, expulsa os sobreviventes da populaça inimiga para fora do solo que pertence doravante a uma só grei.
Vale a pena dizer que, segundo alguns (talvez um pouco fantasistas), o nome Lusitânia deriva do nome desta Divindade...
Santuário internético de Lug.
Mais informação sobre o Deus, pode ser encontrada aqui e aqui. Realço sobretudo o texto sobre o Seu culto na Ibéria céltica, que pode ser lido neste sítio (em Castelhano).
Santuário de Lug em Espanha, um dos maiores santuários de montanha da Europa céltica.
11 Comments:
http://www.islamfortoday.com/terrorism.htm
Tomo a liberdade de deixar este link para consulta:
http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/antig/45706284321269430632457/p0000001.htm
Caro Domador, até ao momento não há provas concretas de ter havido culto a Lug no território que é hoje Portugal. O que de melhor existe nesse sentido, é um ou outro indício, mas ténue. No âmbito destes indícios, posso incluir o nome de uma cidade galaica, Lugo, mas que certos autores consideram derivar, não de Lug, mas sim do Latim «Lucus», com o significado de «Bosque Sagrado».
Outro elemento étnico-histórico que me parece muito interessante, é o facto de, em Trás-Os-Montes, na área de Moncorvo, haver uma localidade chamada «Lucelos». Segundo o professor Vasco Adriano Rodrigues, é aí muito frequente o uso de um amuleto de ferro em forma de corvo. Lucelos tem também uma certa tradição metalúrgica. Ora o professor Adriano Rodrigues relaciona Lucelos com o Deus gaulês Sucellos, o Bom Batedor, porque este Deus seria supostamente ferreiro, e é representado com um maço; no entanto, também Lug é ferreiro e o Seu nome tem também uma semelhança inequívoca com o topónimo Lucelos, além de que, ao que tudo indica, o corvo é consagrado a Lug.
Como eu disse, nada mais há, tanto quanto sei, do que pálidos e nebulosos indícios...
Caro anónimo das 6:03, agradeço o endereço, mas não está completo... pode completá-lo?
Obrigado.
Lug era também adorado na Gália, tendo dado o nome à cidade de Lugdunum, actualmente Lyon, e também na Irlanda.
Segunda à noite, no Levanta-te e Ri, fizeram comentários sobre as «manifestações de skinheads», dizendo que em vez de se manifestarem na Cova da Moura, foram para o Martim Moniz, que era mais sossegado e onde podiam chatear os indianos à vontade e levá-los à falência... e que fazem concertos clandestinos...
Se fossem para a Cova da Moura, toda a escumalha me(r)diática andaria por aí a dizer que se tratava de uma atitude provocadora visando desencadear um confronto.
Quanto ao argumento de que se prejudicou o comércio dos indianos, sempre meteu nojo. Primeiro, porque os Nacionalistas em Portugal não costumam referir-se aos imigrantes indianos; segundo, porque nem sequer se aproximaram dos centros comerciais dessa área, e o tão propagandeado encerramento das suas lojas todas não passou de uma maneira desonesta de dizer que ia haver sarilho e que os coitadinhos dos imigrantes tinham muitas razões para ter medo.
Lug também era adorado em Gales, onde Lhe chamam Llew Llaw Gyffes, ou «O Leão da Mão Certa».
Cá vai novamente:
http://www.cervantesvirtual.com/
servlet/SirveObras/antig/
45706284321269430632457/
p0000001.htm
Carla
Muitíssimo obrigado, Carla. Fica já na lista de sites culturais.
«Primeiro, porque os Nacionalistas em Portugal não costumam referir-se aos imigrantes indianos; »
A isto se chama Solidariedade Ariana!... :)
Enviar um comentário
<< Home