sexta-feira, janeiro 23, 2026

ALEMANHA - METADE DO POVO JÁ ACHA QUE A IMIGRAÇÃO É O MAIOR PROBLEMA DO PAIS E A MAIORIA QUER DEPORTAÇÕES EM MASSA

Apesar de uma longa lista de guerras e ameaças globais, bem como de uma economia doméstica lidando com uma série de falências, dados de uma nova pesquisa do Insa mostram que metade dos Alemães acredita que a imigração é "o maior problema da Alemanha". De forma geral, a pesquisa do Insa mostra que 50% dos entrevistados concordam que a imigração é o maior problema da Alemanha, enquanto 38% rejeitam essa posição.
Analisando por partido, o Alternativa para a Alemanha (AfD) considera claramente a imigração o maior problema, com 83% dos entrevistados apontando-a como a questão mais importante. No entanto, outros partidos também a reconhecem como o maior problema do país, incluindo o partido de esquerda BSW, com 58% dos eleitores do partido apontando-a como a questão número um.
Para os democratas-cristãos (CDU), 50% dos eleitores apontaram isso como o maior problema, enquanto 38% disseram que não era o maior problema.
À esquerda, apenas 23% dos eleitores do Partido Verde e 24% dos eleitores do Partido da Esquerda apontaram isso como o maior problema, enquanto apenas 36% dos eleitores do SPD o classificaram como a principal prioridade. No entanto, esses resultados ainda são notáveis, com parcelas consideráveis ​​de eleitores de esquerda a considerar ainda a imigração como a questão mais importante. Pesquisas semelhantes mostraram que muitos eleitores de esquerda estão seriamente preocupados com a imigração, mesmo continuando a votar em partidos que apoiam fronteiras abertas.
Estas medidas também surgem após uma grande pesquisa da YouGov mostrar que a maioria dos Alemães apoia uma moratória na imigração e deportações em massa. A pesquisa também constatou que a maioria dos Alemães acredita que muitos imigrantes legais chegaram ao país.
Além da imigração, os Alemães estão cada vez mais preocupados com a saúde económica do país. Uma expressiva parcela de 65% dos entrevistados em nova pesquisa do Insa concorda com a afirmação de que a economia alemã está a passar por um declínio significativo. Apenas 21% discordam. Essa ansiedade económica transcende as linhas partidárias, com até mesmo metade dos eleitores do Partido Verde e do SPD a reconhecer a recessão.
A pesquisa do Insa também mostra que a maioria dos Alemães acredita que a liberdade de opinião está ameaçada. O levantamento constatou que 56% expressam grande preocupação com a liberdade de expressão na Alemanha, enquanto 33% discordam. Este sentimento é particularmente forte na região leste do país (63%) em comparação com a região oeste (54%). Embora os eleitores do AfD e do BSW estejam bastante preocupados com a sua capacidade de se expressarem livremente, os apoiantes dos Verdes e do FDP geralmente não partilham esses temores na mesma medida.
A pesquisa também mostrou que o AfD lidera com 26%, seguido de perto pela CDU/CSU com 25%. Os partidos a governar continuam com dificuldades. O SPD está com 14%, os Verdes com 12% e o Partido da Esquerda com 10,5%.
Embora a União (CDU/CSU) possua o maior “potencial” teórico, com 41%, a AfD mantém a base mais fiel. A Insa observa que a AfD tem a “maior proporção de votos considerados seguros”, com 20%, em comparação com os 18% da CDU/CSU.
*
Fonte: https://rmx.news/article/50-of-germans-say-migration-is-germanys-biggest-problem-large-majority-see-economic-decline-and-threat-to-freedom-of-opinion/

* * *


É assim a Democracia - quanto mais tempo passa, mais força dá ao Nacionalismo, porque o «povinho» quanto mais pensa nas coisas, mais pensa com a sua cabeça, que é predominantemente tribalista...