terça-feira, outubro 24, 2023

EGIPTO - JORNALISTA CONFIRMA QUE O HAMAS FAZ ABRIGOS PARA AS SUAS ARMAS E NÃO PARA OS CIVIS

O jornalista egípcio Ibrahim Eissa criticou o Hamas no seu monólogo de 18 de Outubro de 2023 na Al-Kahera wal Nas TV (Egito), dizendo que as vidas palestinianas são para eles baratas e que não se importam com a causa palestiniana. Ele disse que o Hamas não preparou abrigos anti-aéreos para proteger as suas mulheres e crianças, mas sim túneis subterrâneos para abrigar as suas armas e munições. Eissa disse que o resultado do ataque de 7 de Outubro é que o Hamas está a destruir completamente a causa palestiniana, “sob o pretexto de travar resistência”. Alertou que o resultado do ataque de 7 de Outubro poderá ser a emigração de mais de um milhão de palestinianos ou a morte de 10 mil palestinianos.
Ibrahim Eissa: "Durante 16 anos, o Hamas tem governado a Faixa de Gaza com mão de ferro, mas não cavou nem construiu nenhum abrigo anti-aéreo para os civis palestinianos. As 3000 pessoas mortas [em Gaza] – 64% das quais eram mulheres e crianças - poderiam agora estar seguras em abrigos anti-aéreos. O Hamas cavou túneis e construiu uma cidade subterrânea, para as suas armas, munições e seus meios de matar e destruir, mas não construiu abrigos anti-aéreos para os vivos. Porquê? Porque a vida é barata para eles.
[...]
"O grupo por trás do ataque [de 7 de Outubro] é irresponsável. Este é um grupo que não leva em qualquer consideração a vida das pessoas ou o futuro dos Palestinianos e a sua causa. Nem eu nem ninguém devemos defender este ataque, ou o seu sucesso verdadeiramente sensacional, desde que o seu resultado seja tão catastrófico.
"Este ataque revelou que este grupo com o qual estamos a lidar não só sequestrou a tomada de decisões palestinianas, como também está a perder completamente a Palestina, sob o pretexto de travar resistência. A simples questão é se não devem travar resistência. Digo, com toda a certeza. devido respeito: não.
"Se esta resistência levar à destruição da causa palestina... Se esta resistência levar à emigração de 1,1 ou 1,2 milhões de pessoas, ninguém sabe realmente os números ainda... Se como resultado desta resistência 5000 [palestinos] morrerem... Eles dizem: 'Mas nós matámos 2000 deles.' Sério? As nossas vidas são tão baratas? As vidas são tão baratas que não importa se 5000 ou 10000 do nosso Povo morrem, desde que saibamos que matamos 2000 pessoas do outro lado? É assim que [o Hamas] vê as vidas palestinas .Esta é a cultura da morte que eles têem.

*
Fontes:
https://www.memri.org/tv/egypt-journalist-ibrahim-eissa-hamas-considers-palestinian-lives-cheap
https://www.jihadwatch.org/2023/10/egyptian-journalist-hamas-built-shelters-for-its-weapons-not-to-protect-civilians